Publicidade:

9 coisas que deve ter sempre na despensa lá de casa

Há coisas que deve ter sempre na dispensa, em qualquer altura do ano. Para evitar surpresas, confirme que estes produtos não estão em falta.

9 coisas que deve ter sempre na despensa lá de casa
Abasteça a sua dispensa com os produtos essenciais

A despensa lá de casa não deve ser apenas um repositório de alimentos que, invariavelmente, acabam esquecidos num qualquer recanto mais obscuro. Independentemente das suas preferências alimentares, há coisas que deve ter sempre na despensa. Faça chuva ou faça sol, alguns alimentos são essenciais e, por isso, deve tê-los sempre por casa.

Estes são os ingredientes que nunca podem faltar numa despensa


Já terá ouvido falar das peças básicas que salvam qualquer guarda-roupa. Por agora, foquemo-nos nos básicos que prometem ajudá-lo na cozinha ao longo de todo o ano e que deve ter sempre na sua despensa.

1. Azeite, óleo e vinagre

coisas que deve ter sempre na despensa

São alimentos indispensáveis para os seus temperos e cozinhados e que deve ter sempre à mão.

2. Especiarias

coisas que deve ter sempre na despensa

Falamos das ervas aromáticas que vão dar um novo sabor aos seus pratos favoritos: orégãos, coentros, pimenta, açafrão, entre tantas outras. Devem ser utilizadas frescas e, por isso, não devem ser armazenadas durante muito tempo.

3. Chá e café

coisas que deve ter sempre na despensa

Ideais para os serões com a família e amigos, deve ter estes produtos sempre por perto.

4. Mel

coisas que deve ter sempre na despensa

Já aqui explicamos os benefícios do mel. É 100% natural e, por isso, é considerado o melhor substituto do açúcar. Assim sendo, esta é mais uma das coisas que deve ter sempre na despensa.

5. Feijão

coisas que deve ter sempre na despensa

Baratos e fáceis de armazenar durante bastante tempo, os feijões chegam carregados de proteínas, vitaminas, cálcio, hidratos de carbono, ferro e fibras.

6. Frutos secos

coisas que deve ter sempre na despensa

São uma boa opção alimentar e devem ser consumidos sem sal ou açúcar. São fáceis de armazenar e vão deixá-lo saciado entre refeições.

7. Bebidas variadas

coisas que deve ter sempre na despensa

A despensa é o melhor lugar para armazenar vinho, água e outras bebidas, produtos que deve ter sempre por perto.

8. Sal marinho

coisas que deve ter sempre na despensa

Os especialistas dizem que esta é uma opção mais saudável do que o sal refinado (ajuda a repor os minerais perdidos pelo nosso organismo ao longo do dia) e, por isso, é das coisas que deve ter sempre na despensa.

9. Massas e arroz

coisas que deve ter sempre na despensa

Estas são presenças incontornáveis na sua despensa. Por ser um dos locais mais frescos de casa, é por lá que deve manter estes produtos.

Há mais coisas que deve ter sempre na despensa: cereais, bolachas, farinha, conservas, papel de cozinha e vegetal, alumínio e sacos do lixo.

Se tiver espaço na sua despensa pode, ainda, criar uma zona específica para colocar os produtos de limpeza: detergentes da roupa, sabonetes e papel higiénico. Certifique-se apenas de que estes produtos não entram em contacto com os restantes alimentos e que ficam sempre bem fechados.

Coisas que deve ter sempre na despensa: últimas dicas


Para garantir que não se perde no meio de tantos produtos, coloque os mais antigos na primeira fila (para não deixar passar o prazo de validade), de preferência no mesmo local (para saber o que faz falta e o que é prioritário na próxima ida às compras).

Para evitar maus odores, deve limpar as prateleiras da despensa uma vez por mês: não só estará a eliminar restos indesejados como conseguirá fazer o inventário do que necessita.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].