Publicidade:

Coisas que não deve lavar na máquina da roupa: 15 itens proibidos

Descubra aqui 15 coisas que não deve lavar na máquina e previna-se dos contratempos. Há itens que são proibidos e que vai gostar de saber quais são.

Coisas que não deve lavar na máquina da roupa: 15 itens proibidos
Dicas que preservam este eletrodoméstico essencial

Camisolas e camisas, calças e calções, soutiens e cuecas, meias e sapatilhas. Tem o hábito de lavar tudo o que usa na sua máquina? Pois saiba, com a nossa ajuda, que há itens que são proibidos se quer manter a boa saúde do seu eletrodoméstico. Descubra quais são as 15 coisas que não deve lavar na máquina da roupa e previna as avarias e a roupa estragada.

Damos ainda dicas sobre como lavar as suas peças da melhor forma e, assim, manter-se longe dos gastos com reparações. O pior cenário? Pode ter de fazer a substituição da máquina.

15 coisas que não deve lavar na máquina da roupa


Coisas que não deve lavar na máquina

A máquina de lavar a roupa é essencial em qualquer lar e é, por isso, um equipamento onde deve investir da melhor forma. E sendo o investimento numa máquina algo significativo, é importante que saiba tratar do seu eletrodoméstico da melhor maneira. Por isso, tome nota do que não deve lavar na máquina e, de seguida, confira alguns cuidados a ter para que não estrague o equipamento ou as suas peças favoritas.

1. Objetos de metal pedem atenção extra

Roupa com detalhes em metal, moedas, ganchos de cabelo e quaisquer outros objetos metálicos devem ficar longe da sua máquina, pois podem danificar a porta ou, até, obstruir o filtro. São itens proibidos que devem mesmo encabeçar a lista de coisas que não deve lavar na máquina. Por isso, verifique os bolsos antes de colocar as suas peças para lavar.

Deve também ter um cuidado especial com roupas com fechos (que deve fechar sempre). Mais ainda, peças com missangas podem ser lavas na máquina, desde que estejam dentro de um saco de pano.

2. Sapatilhas e sapatos: sempre ou nunca?

Sim, é verdade que alguns modelos estão autorizados a ser lavados na máquina, no entanto, há cuidados básicos a ter em conta. As razões são: sapatos e sapatilhas não ficam bem lavados na máquina e podem mesmo danificar o equipamento.

Para lavar os pares que podem ir à máquina e evitar avarias, siga a dica: coloque as peças num saco de pano e acrescente sempre uma peça têxtil a acompanhar, como um tapete.

Estão proibidos: sapatos em pele, sapatilhas desportivas ou ténis com pouca qualidade.

3. Peças delicadas: lavar à mão ou na máquina?

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt lavar roupa

Para lavar a sua roupa de seda ou com rendas escolha sempre o método tradicional e mais antigo: lave este tipo de peças à mão. Mesmo que, na máquina, escolha um ciclo de lavagem para roupas delicadas, pode perder as suas peças favoritas.

Precisa de uma ajuda extra na lavagem manual? Há truques caseiros que nunca falham.

4. Panos de limpeza em microfibra não devem ir à máquina

Será que esperava por esta? Os panos em microfibra são uma das coisas que não deve lavar na máquina, e por uma razão simples: perdem a sua capacidade de absorção, que é a sua principal e desejada característica. O alerta é dado pelos próprios fabricantes, que recomendam a lavagem manual com água e sabão após cada uso.

5. Soutiens na máquina da roupa?

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt lavar soutien

Os soutiens, já se sabe, devem ser lavados à mão (especialmente as peças com aro), mas a verdade é que muitas mulheres insistem na sua lavagem na máquina. O resultados são peças com menor elasticidade e pouco suporte do peito.

Aproveitando o mote para salientar a importância do ponto 1 deste artigo, lembre-se que os aros são peças de metal e que, portanto, devem ficar longe da máquina da roupa. Isso porque este objeto metálico pode soltar-se da peça e interferir no bom funcionamento do aparelho.

Se vai mesmo continuar a lavar os soutiens na máquina, lembre-se de os lavar dentro de um saco de pano e de fechar os colchetes.

6. Bolsas e mochilas: verifique sempre as instruções de limpeza

Grande parte das bolsas e mochilas não podem ir à máquina para uma limpeza regular. Verifique sempre as orientações do fabricante.

7. Roupa desportiva: lave-as de imediato

A roupa desportiva é daquelas coisas que não deve lavar na máquina, pois estraga-se com a centrifugação e as altas temperaturas. Além disso, devem ser lavadas a seguir ao treino, nunca ficando esquecidas no cesto da roupa suja. Evite usar amaciador da roupa, pois ele bloqueia os fios da roupa e impede a eliminação do suor.

8. Almofadas com enchimento de penas

Se quer lavar as suas almofadas e travesseiros na máquina, certifique-se que não têm enchimento de penas. Este tipo de peça não pode ser lavado na máquina, pois as penas de aves apodrecem e ganham mau cheiro.

9. Algumas cortinas nunca devem ir à máquina

Na lista de coisas que não deve lavar na máquina vai encontrar algumas cortinas, nomeadamente as mais pesadas ou com argolas metálicas, que devem ser preservadas através das lavagens manuais ou profissionais. Mantenha as suas longe da máquina de lavar a roupa.

10. Peluches: sempre ou nunca?

coisas que não deve lavar na máquina

Nem sempre, nem nunca. Os bonecos em pelúcia podem ir à máquina de lavar a roupa, mas correm o risco de estragarem (podem perder um olho, por exemplo). Se os mais novos têm peluches com valor sentimental e que não conseguem viver sem, previna os sustos e lave-os manualmente.

11. Gorros de lã perdem as suas características na máquina

Sim, os gorros de lã, por estarem em constante contacto com a transpiração, necessitam de cuidados de lavagem regulares. No entanto, o seu tecido delicado e a forma podem sair prejudicados de um ciclo na máquina. Por isso, opte por lavá-los à mão.

12. Peças com lantejoulas pedem cuidados especiais

E quem diz lantejoulas, diz quaisquer bordado delicado com peças. Esses itens não pertencem à máquina de lavar e, por terem costuras delicadas, não saem intactos de um ciclo de lavagem. Lave-os à mão ou leve à lavandaria.

13. Roupas manchadas não entram na lavagem à máquina

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que algumas nódoas não são compatíveis com as lavagens na máquina, especialmente aquelas feitas com produtos inflamáveis, como álcool, óleo de cozinhar e gasolina. A verdade é roupas com grandes quantidades de produtos deste tipo, quando vão à máquina, podem provocar um incêndio em casa.

Se, por acidente, manchou as roupas com uma substância inflamável, limpe a peça com um removedor de nódoas à base de solvente, que pode comprar no supermercado.

14. Gravatas na máquina de lavar a roupa? Não!

Por serem, na maior parte dos casos, confecionadas com tecidos delicados, como lã ou seda, as gravatas são coisas que não deve lavar na máquina. Isto porque correm o risco de encolher ou de perder a forma e a cor. O melhor será, sempre que necessário, levar as gravatas para uma limpeza a seco.

15. Roupa com pelos de cão e gato

Sim, as roupas cobertas com pelos de animais de estimação são coisas que não deve lavar na máquina. Podem ser lavadas, mas não é recomendado. A verdade é que, apesar de saírem mais ou menos limpas, os fios vão ficar no equipamento. O resultado? A obstrução do filtro.

6 cuidados a ter ao lavar a roupa na máquina


1. Não misture as roupas

coisas que não deve lavar na máquina

Esta dica não é novidade para ninguém, mas a verdade é que as pequenas teimosias ou os eventuais esquecimentos resultam muitas vezes em roupa desbotada ou manchada. A solução é tomar nota e nunca falhar na separação das suas peças. Lave separadamente roupas brancas, peças de cores claras e, claro, faça uma máquina especial para a lavagem das roupas escuras e pretas. Não misture, por exemplo, aquela camisa branca com as gangas escuras.

Na dúvida, verifique sempre se as suas peças de cor deixam escapar tinta. Se quer poupar nas lavagens a todo custo e misturar as peças, pode ter de gastar para comprar roupa nova.

2. Não utilize muito detergente

coisas que não deve lavar na máquina

Muito detergente pode causar bolor na máquina. Além disso, a roupa sai da lavagem com resíduos. Utilize a dose recomendada pelo fabricante que está descrita na embalagem.

3. Não coloque muita roupa de uma só vez

É tentador lavar toda a roupa que puder de uma só vez, mas o excesso de carga pode danificar a máquina. Além disso, as peças não saem limpas como deveriam. Por isso, opte sempre por não encher o tambor da máquina de lavar completamente.

4. Verifique sempre os bolsos

Canetas podem manchar toda a roupa durante a lavagem, moedas podem ir parar ao filtro da máquina e as chaves do carro podem ficar estragadas. Na dúvida, verifique sempre se há, entre a roupa, objetos que devem ficar de fora das lavagens.

5. Não use sempre ciclos com água fria

Bom, é certo que lavar com água fria poupa a máquina e a roupa mantendo a elasticidade e cores das peças. Contudo, isto pode não ser muito bom para o equipamento. A máquina funcionará muito melhor se, 1 vez por mês, fizer uma lavagem no programa máximo, juntando 100 ml de lixívia à lavagem.

6. Não deixe a roupa molhada lá dentro

Esquecer a roupa molhada dentro da máquina pode ser uma péssima ideia. Sabemos que, de facto, acontece, mas saiba que é de evitar. Quando a lavagem estiver finalizada, retire toda a roupa e evite bolor e cheiros menos agradáveis. Mesmo que não consiga estender a roupa de imediato, esta é a melhor solução: retirar toda a roupa e colocar num cesto de plástico.

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.

Limpeza e Arrumação