Publicidade:

8 maneiras de começar um ano novo inspirado

Já há muito que se vem dizendo “Ano novo, vida nova”. Mas, como começar um ano novo inspirado e continuar assim todo o ano? Leia para ficar a saber mais.

8 maneiras de começar um ano novo inspirado
3, 2, 1... Feliz Ano Novo!

O aproximar do fim de dezembro marca o ritual dos 12 desejos e das 12 uvas passas. Convém que o sacrifício de engolir as passas não seja em vão, pelo que ajuda ter uma lista mental preparada e memorizada do que quer para o ano de 2019. Portanto, fique aqui com umas ideias de como começar um ano novo inspirado, em que provavelmente nunca tinha pensado antes. Veja quais!

Começar um ano novo inspirado: 8 maneiras de o fazer


1. Melhore as suas capacidades mentais e a sua concentração

meditar

Não estava à espera que isto figurasse num artigo sobre começar um ano novo inspirado, pois não? Pois, mas está e ainda bem que sim. Procurar ter uma mente ativa e estimulada, que é capaz de se focar sem se dispersar ao mínimo estímulo externo, é um ótimo expediente para viver mais o aqui e o agora, ser mais feliz, resolver problemas com mais clareza, controlar humores, reduzir níveis de stress e aprender de forma mais rápida.

E como pode melhorar as suas capacidades mentais? Pode ser através de meditação, mindfulness, aromaterapia… Há mesmo algumas apps que podem ajudar com a parte da meditação e do relaxamento, como o Headspace, Insight Timer ou o Calm! Não há desculpas para não experimentar.

2. Me-time

Crie uma rotina de me-time, tempo dedicado a si próprio, a fazer o que gosta. Pode ser a fazer cross-fit, pintar mandalas, aprender línguas, tratamentos faciais, bio-cosméticos caseiros, o que quiser..! O importante é que, no meio de uma semana complexa, com mais trabalho que aquele que consegue suportar no seu horário normal, familiares a acudir, mais a tarefa habitual de ir às compras, cozinhar e etc., consiga dizer “Agora não posso. Já tenho um compromisso inadiável comigo próprio”.

Não é por capricho que deve ter esta pausa do quotidiano. O seu bem-estar e a sua auto-estima beneficiam destas práticas. Por isso, não se deixe emaranhar pela vida e assuma o controlo do seu tempo.

3. Invente tradições

refeições em família

Estar com os amigos e a família é das melhores coisas do mundo, tirando o aborrecimento de ter de combinar e descombinar encontros e negociar e acomodar uma hora que não seja (muito) danosa para a maioria.

Para evitar isso, por que não inventar uma tradição com as pessoas que lhe são realmente próximas? Pode, por exemplo, definir um jantar na primeira sexta de casa mês, um fim de semana no Algarve no último fim de semana de abril, uma ida mensal ao cinema, etc. Assim, podem estar mais vezes juntos, durante mais tempo e reunir a malta toda (idealmente)!

4. Esculpa uma melhor versão de si mesmo

Identifique claramente as caraterísticas que menos aprecia em si e faça um esforço consciente e gradual para alterar o seu comportamento. Por exemplo, já reparou que interrompe os outros quando eles estão a exprimir-se e quer minimizar este impulso; gostava de ser menos introvertido; quer deixar de fumar; odeia o seu pneuzinho abdominal; entre muitos outros defeitos que quer modificar.

Todos temos defeitos e falhas de caráter, mas nem todos temos a força para mudar velhos hábitos. Pronto para começar um ano novo inspirado?

5. Recorde

Relembre o ano de 2018 – não numa ótica saudosista-, mas para retirar ensinamentos dos bons e dos maus momentos; destrinçar quais as relações tóxicas que mantém; repensar o seu rumo profissional; perceber se houve coisas que gostaria ter feito e começar a pensar em preparativos para que estas se concretizem em 2019…

Essencialmente, recorde o ano que passou para traçar metas e objetivos para 2019. Entre neste ano novo inspirado, entusiasmado e com vivacidade!

6. Faça limpezas

limpar

Livre-se de tudo que é inútil na sua vida: roupa, sapatos, peças de decoração, faqueiros, atoalhados, aparelhos eletrónicos, etc. A sua casa é o seu templo, não deve ser o repositório de toda a tralha que veio a possuir durante a sua vida. Assim como a sua secretária do escritório e, muito menos, a mala do carro devem funcionar como armazém.

Um espaço funcional, organizado e limpo – o contrário do caótico e atulhado – transmite calma e tranquilidade, incutindo também uma certa ordem na vida das pessoas.

Vá por nós, faça lá uma limpeza e vai ver que lhe sai um peso de cima e que começa este ano novo inspirado.

7. Diga adeus ao seu eu-derrotista

Se é uma pessoa um tanto quanto derrotista ou amarga, com tendências depressivas, por que não, em vez de se focar no aspeto negativo, procurar aspetos positivos naquilo que lhe acontece. Com o passar do tempo, é possível mesmo conseguir alterar a sua mundivisão para uma otimista e melhorar a sua auto-estima.

8. Tenha o CV sempre atualizado

atualizar CV

Por acaso, até que está satisfeito com o cargo que ocupa, mas mal não faz em estar atento a novas oportunidades, não é verdade? Por isso, vá atualizando o seu CV e o seu perfil no Linkedin (ou noutras redes sociais em que lhe pareça relevante) e a probabilidade de o contatarem para um novo desafio aumenta.

Não há receitas mágicas ou truques infalíveis para começar um ano novo inspirado a 100%. É preciso muita disciplina e força de vontade para o conseguir, mas acreditamos ser possível. Portanto, pense bem nestas sugestões e dê uma volta à sua vida.

Veja também: