Publicidade:

Comer bem no Porto: 13 sítios de paragem obrigatória

Conheça 13 dos melhores restaurantes da Invicta. Das tascas famosas aos restaurantes da moda, há para todos os bolsos e gostos, para comer bem no Porto.

Comer bem no Porto: 13 sítios de paragem obrigatória
13 sugestões imperdíveis a norte

Que o Porto está na moda já toda a gente sabe. Que é fácil engordar no Porto também. E tudo se deve ao facto da cidade se estar a transformar numa Meca para foodies. Se não consegue acompanhar o ritmo gastronómico da Invicta, estes são os restaurantes que tem de ter sempre em mente quando tiver de escolher onde comer bem no Porto.

Todos para a mesa!

Onde comer bem no Porto: 13 sugestões


1. Casa Guedes

Se nunca experimentou as sandes de pernil a 2,50€ da Casa Guedes, faça um favor a si mesmo e ponha-se a caminho da Praça dos Poveiros. O pão é de mistura, sempre estaladiço, e a carne vem regada com o molho do assado. Para aventureiros há uma alternativa com queijo da Serra. Preço médio por pessoa: 10€

 

2. Brick Clérigos

É, possivelmente, um dos espaços mais bonitos da cidade. E um dos mais saudáveis também. O restaurante ao lado dos Clérigos tem várias opções de saladas, wraps e tábuas na carta. Faça-os acompanhar por uma limonada ou por um dos sumos do dia.

3. Real Hamburgueria Portuguesa

A Real Hamburgueria Portuguesa é, no campeonato dos melhores restaurantes do Porto, a melhor na arte carnívora entre fatias de pão. Em hambúrgueres, portanto. Fica na Rua da Torrinha e a fila de clientes ao almoço e ao jantar atestam a qualidade. As batatas fritas estaladiças e com casca são um dos pontos fortes da casa. Sim, é mesmo possível comer bem no Porto!

 

4. Trigo de Cantos

Localizado na tradicional (e muito in) Praça dos Poveiros, o restaurante Trigo de Cantos é um espaço que convida ao petisco e ao convívio. A ementa é tentadora, recheada de produtos típicos de Amarante. Neste espaço, não deixe de se deliciar com as tábuas de queijos e enchidos, acompanhadas pelo famoso vinho verde. Vale ainda a pena experimentar a Francesinha à Trigo de Cantos.

5. Adega São Nicolau

Se anda à procura de comida tradicional portuguesa visite a Adega São Nicolau, na rua com o mesmo nome na Ribeira. Vá com tempo porque a adega está quase sempre cheia (e não é muito grande, diga-se) e não deixe de experimentar os filetes de polvo.

6. Brasão Cervejaria

É um dos restaurantes da moda onde se pode comer bem no Porto e de forma tradicional. Na carta não faltam petiscos – como a cebola frita ou os rissóis de cogumelos e choco – boa carne e, claro, francesinhas. O Brasão Cervejaria, dos mesmos donos de outro dos melhores restaurantes do Porto – O Paparico – fica na Rua Ramalho Ortigão, ao lado dos Aliados. Existe também o Brasão Coliseu, na Rua Passos Manuel.

 

7. Cantina 32

O restaurante é do chef Luís Américo e a decoração é um dos pontos fortes do atual restaurante da moda do Porto (fica na também famosa Rua das Flores). Não faltam opções na carta e todas elas são dignas de fotografias incríveis para o Instagram (para algumas pessoas é uma informação importante). Não deixe de experimentar a vitela assada à Lafões.

8. Casa Nanda

A Casa Nanda fica na porta 394 da Rua da Alegria e é por excelência um dos melhores restaurantes do Porto no que a comida caseira diz respeito. Comece pela canja, passe para as costeletas de sardinha e não se levante da mesa sem comer a aletria.

9. Cantinho do Avillez

Quando o chef José Avillez decidiu vir para o Porto os foodies locais não podiam ter ficado mais entusiasmados. O primeiro restaurante do chef de renome fica em Mouzinho da Silveira e tem à sua espera um dos melhores couverts da cidade. Para sobremesa não tente resistir à Avelã ³, com três variações do ingrediente.

 

10. Em Carne Viva

Não seria de esperar encontrar um bom restaurante vegetariano no Porto com este nome. Mas é verdade. Fica na Avenida da Boavista e tem versões vegetarianas de pratos bem portugueses, como o Sem Espinhas à Lagareiro, onde o bacalhau é substituído por tofu.

11. LSD Largo de São Domingos

No final da famosa Rua das Flores fica o Largo mais gastronómico da cidade. É mesmo aí que o LSD tem casa, no Largo São Domingos. Da cozinha saem pratos internacionais e um carrinho de queijos que rapidamente se transformou num dos cartões-de-visita da casa.

12. Panca – Cevicheria & Pisco Bar

As influências sul-americanas fazem-se sentir a dois passos da Praça dos Leões e da Reitoria da Universidade do Porto. No Panca servem-se bons ceviches (muito bons, na verdade) e uma panóplia de opções latinas que começam nas entradas, passam nas boas carnes na grelha e terminam nas sobremesas de dulce de leche. Comer bem no Porto baseia-se também em comida internacional.

 

13. Puro 4050

Irmão do Cantina 32, também nesta lista, o Puro 4050 é mais um bom exemplar do chef Luís Américo. Neste restaurante da Rua das Flores faz-se uma viagem ao sul de Itália, num mozzarella bar onde a matéria-prima chega diretamente de Caserta, uma pequena vila na Campânia. Vale a pena pela experiência de provar vários tipos de mozarela mas também pelos pratos, como os risotos de polvo e castanhas ou o de cogumelos e ricotta cremosa.

Veja também: