Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
08 Mar, 2024 - 11:09

Comida congelada: quais não deve mesmo comprar?

Catarina Milheiro

Comida congelada, sim ou não? Conheça algumas das comidas congeladas que deve evitar, pelo bem da sua saúde.

É um facto que toda a gente ingere comida congelada. Sabemos que alimentos como a carne ou o peixe fazem parte de algumas das coisas que estão quase sempre no nosso congelador.

Para além disto, também há quem opte por comprar outros tipo de alimentos congelados como os vegetais, comidas embaladas, refeições já cozinhadas, frutas, smoothies e até mesmo todo o tipo de doces. Mas será que sabe quais destes alimentos deve evitar a todo custo?

Comida congelada: sim ou não?

Comida congelada no frigorífico

Se é daquelas pessoas que não tem tempo para fazer grandes pratos e anda sempre numa correria, então provavelmente recorre por vezes a algum tipo de comida congelada.

Sabemos que as rotinas do trabalho e as tarefas de casa, tornam todo o processo de cozinhar as suas próprias refeições num autêntico desafio.

É importante realçar que a comida congelada, apesar de não ser a opção mais nutritiva, pode ajudar muitas pessoas a terem alguma qualidade nas suas refeições. Contudo, os alimentos frescos e as refeições feitas no momento são sempre a melhor opção. Isto porque a comida fresca contém mais nutrientes e é, também por isso, mais saborosa.

À pergunta “comida congelada sim ou não?”, a resposta é sim, mas… Pode de facto preparar e congelar alimentos em casa, como por exemplo alguns tipos de legumes para utilizar na sopa. Esta alternativa é sem dúvida mais saudável do que os que são vendidos congelados nas prateleiras dos supermercados.

Mas no que diz respeito a refeições prontas congeladas, assim como algumas misturas de frutas ou vegetais de compra, saiba que não são de todo o mais recomendável. Este tipo de comidas industrializadas contém várias substâncias que são prejudiciais para a sua saúde, como o sódio, os conservantes, corantes e algumas gorduras em grandes quantidades.

Por isso, se tem tempo para cozinhar e fazer uma alimentação com recurso a alimentos frescos, essa é mesmo a melhor opção. Se esse não for o caso, então deve saber que tipo de comida congelada não deve comprar.

Congelador com comida

Comida congelada: as 9 que deve evitar

Como já referimos, nem todos os alimentos congelados são prejudiciais para a sua saúde. No entanto, existem algumas comidas que deve evitar comprar.

1.

As pré-confecionadas

Falamos de pizzas, folhados salgados ou doces, ou ainda dos famosos rissóis pré-fritos. Este tipo de alimentos contém uma grande quantidade de sódio e de gorduras saturadas, e podem aumentar assim o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e, claro, a obesidade.

2.

Misturas para smoothies

Não sabia? Pois é, deve evitar comprar aquelas misturas para smoothies congeladas. Apesar de todos sabermos que se torna mais fácil de manhã para fazermos o nosso batido, essas misturas não são aconselhadas.

Sempre que comprar um desses pacotes no supermercado, leia atentamente os rótulos. Mesmo que sirvam apenas de base para os seus smoothies, saiba que as quantidades de açúcar presentes são enormes e a porção de fruta não irá ser quase nenhuma. Mais vale optar por cortar algumas frutas frescas e fazer o seu smoothie de uma forma mais saudável do que optar por comida congelada.

3.

Massas

A famosa lasanha à bolonhesa ou outras refeições de massa já prontas a serem consumidas, não devem ser uma opção no seu dia a dia. Isto porque este tipo de comidas congeladas estão normalmente carregados de altas quantidades de gorduras e sódio, o que não é de todo saudável para a sua alimentação. Para não falar também, nos molhos que este tipo de comidas têm presentes.

Ao cozinhar massas em casa, consegue sempre ter mais controlo sobre as quantidades de sal que está a ingerir. Para além disso, irá conseguir controlar também os molhos que acrescenta.

4.

Misturas chinesas

Tenha atenção aos molhos que estas misturas de vegetais chinesas têm na sua composição. Uma boa escolha será optar por comprar pacotes de verduras sem qualquer tipo de molhos e fazer o seu próprio molho chinês em casa. Desta forma consegue monitorizar as quantidades de sódio e gorduras que vai ingerir.

5.

Refeições prontas a comer

Apesar de serem uma opção muito fácil e rápida para o nosso dia a dia, as refeições prontas de comida congelada devem ser evitadas. Tenha ainda atenção às porções da embalagem bem como às quantidades de calorias e gorduras presentes. Ao comprar uma destas embalagens, pode estar a ingerir uma quantidade de alimentos maior do que o recomendado para uma refeição. Esteja sempre atento às porções e quantidades calóricas daquilo que come.

mulher a descongelar o congelador e a limpar
Não perca Como descongelar o congelador sem mistérios
6.

Hambúrgueres vegetarianos

Se pensa que só os hambúrgueres de carne congelados é que fazem mal à saúde, está enganado. Optar por hambúrgueres vegetais congelados pode ser uma escolha igualmente má. Tenha atenção aos rótulos e verifique sempre as quantidades de carboidratos e gorduras presentes, porque normalmente são enormes.

7.

Waffles

Mais um dos alimentos que deve evitar comprar já congelados. Os waffles podem ser facilmente feitos em casa de forma muito mais saudável e saborosa.

8.

Arroz

Refeições prontas congeladas que contenham arroz, não são uma boa ideia para a sua alimentação. Opte por cozinhar o seu próprio arroz de forma saudável e poderá guardá-lo no frigorífico de forma a que o possa consumir no dia seguinte sem que tenha que o congelar.

9.

Panquecas

Se é daquelas pessoas que gosta de comer umas boas panquecas ao pequeno almoço, saiba que há uma alternativa melhor do que as de compra congeladas. Opte por fazer a sua própria massa de panquecas com farinha integral, que contém mais fibras, e se quiser congele para ir cozinhando à medida das suas necessidades.

Veja também