Publicidade:

Como aliviar as cólicas do bebé: 11 dicas úteis

Aprenda a que se devem as cólicas e conheça algumas dicas muito úteis para aliviar as cólicas do bebé.

Como aliviar as cólicas do bebé: 11 dicas úteis
O meu bebé tem cólicas. E agora?

A cólica do bebé é um dos problemas mais frequentes e angustiantes do primeiro ano de vida, perturbando quer as crianças quer os pais, que se sentem impotentes sem saber como aliviar as cólicas do bebé.

Compreender as cólicas do bebé


As cólicas são, geralmente, acompanhadas por longos períodos de choro intenso que persistem apesar de todos os esforços levados a cabo pelos pais.

São mais frequentes durante a tarde/noite e podem durar mais de 2 horas. As cólicas podem ser identificadas não só através do choro mais agudo e variável, mas também devido à face mais vermelha, à barriga distendida e tensa, às pernas erguidas, às mãos cerradas e ao dorso arqueado.

Cólicas são dores abdominais intensas, que habitualmente são sinal de gases, e surgem entre a primeira semana de vida e as 3 semanas, e findam, espontaneamente, por volta dos 4 meses de idade.

As causas das cólicas podem ser várias, nomeadamente: sistema digestivo ainda imaturo; ansiedade dos pais sentida pelo bebé; alimentação excessiva; deglutição excessiva de ar; intolerância ao leite infantil; mudanças demasiado frequentes de tipo de leite infantil.

mudanças na alimentação ajudam a aliviar as cólicas do bebé

11 dicas úteis para aliviar as cólicas do bebé


Apesar de não existir nenhum tratamento específico e completamente eficaz, alguns cuidados podem certamente ajudar a aliviar as cólicas do bebé.

1) Tente manter uma postura calma e confortar o seu bebé;

2) Se está a amamentar, tente colocar o bebé numa posição verticalizada, permitindo uma boa adaptação à mama, de forma a reduzir a ingestão de ar;

3) Se está a amamentar e o seu bebé tem cólicas, tenha em atenção que pode ser sensível a algo que ingere: chocolate; cafeína; pepino; pimento; couves; cebola e alho; alimentos condimentados, entre outros;

4) Faça sempre com que o bebé arrote no final de cada refeição;

5) Quando utiliza o biberão garanta que a tetina está sempre coberta com leite;

6) Para ajudar a acalmar o seu bebé, coloque-o sobre os seus joelhos ou contra o seu peito;

7) Embale-o e embrulhe-o numa manta para que se sinta bem aconchegado;

8) Pode também experimentar dar um banho morno e relaxante no caso de o bebé gostar;

9) Proporcione um ambiente calmo ao bebé e mantenha-o perto de si;

10) A massagem infantil pode ajudar: faça movimentos circulares com as pontas dos dedos. Comece próximo ao umbigo e vá crescendo até ao início do peito. Com a mão esquerda segure as pernas do seu bebé. Faça pressão com as pernas do bebé no abdómen, de forma a aliviar os gases. Para que as mãos escorreguem suavemente utilize um óleo vegetal, como por exemplo óleo de amêndoas doces;

11) Há produtos e outras técnicas que podem ajudar. Não se deixe chegar a um ponto de exaustão física e mental. Peça ajuda a amigos, familiares e aos profissionais de saúde.

Em conclusão

Por vezes, os pais desesperam ao tentar aliviar as cólicas do bebé. Ouvir o bebé a chorar durante horas consegue deixar desconsolados até os pais mais resistentes. É importante que minimize a sua fadiga e esgotamento. Respire fundo, tente relaxar, faça pelo menos uma sesta diária após uma má noite e peça ajuda.

Não desespere. Acredite que, à medida que o tempo passa, vai conhecer cada vez melhor o seu bebé, e melhor do que ninguém vai conseguir identificar a melhor solução para as cólicas.

Veja também:

Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!