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Como aliviar o stress: temos 6 dicas

Saiba como aliviar o stress de forma rápida e eficaz. Através de pequenas dicas que temos para lhe dar, vai conseguir manter-se mais relaxado.

Como aliviar o stress: temos 6 dicas
Fique a par das 6 dicas de como aliviar o stress acumulado no dia a dia

Se é daquelas pessoas que se questiona várias vezes sobre como aliviar o stress, deve saber que existem 6 dicas que o podem ajudar.

A expressão stress foi inventada inicialmente, para caracterizar uma situação em que existe um aumento da produção de hormonas através das glândulas suprarrenais, como resposta a um conjunto de estímulos como a fadiga, o frio e as infeções.

Para além desses estímulos existem outros como a pressão resultante do excesso de trabalho ou de responsabilidade, a irritabilidade, a impaciência, a ansiedade e ainda a instabilidade emocional.

De que forma pode se manifestar o stress acumulado?


12 sintomas de stress: conheça-os e previna-se

O stress é prejudicial para a saúde a todos os níveis e por esse mesmo motivo, é essencial que saiba como aliviar o stress acumulado no seu corpo, da melhor forma possível.

Pode manifestar-se de várias formas, seja através da irritabilidade constante ou do mau humor (fatores mais comuns), o stress pode refletir-se de maneiras muito diferentes em cada um de nós.

Falamos então de consequências emocionais e físicas.

Alterações no peso: é muito frequente a perda ou ganho de peso repentino, em pessoas com um nível alto de stress diário. Seja por causa do trabalho, de questões familiares ou até por preocupações financeiras, o stress pode manifestar-se através de alterações no peso graduais ou até mesmo repentinas. Se sofre deste problema, certamente que sabe que o stress influência no seu apetite, e consequentemente no peso. Por isso já sabe, emagrecer ou engordar pode ser uma maneira do stress se manifestar.

Transpiração (excessiva): a transpiração também pode ser um sinal de stress. Normalmente quando estamos perante um momento de grande ansiedade ou de pressão, podemos ficar com as mãos e as axilas excessivamente transpiradas. Este fenómeno intitula-se por “hiperidrose”, e não é de todo confortável.

Enxaquecas: as dores de cabeça bem fortes, podem traduzir um momento de stress. Estas dores estão fortemente associadas à intensidade do stress, por isso é importante que tente manter a calma sempre que as sentir.

Idas constantes à casa de banho: pois é, se sofre deste problema saiba que pode estar perante uma forma de manifesto do stress que tem acumulado no seu corpo. É normal sentirmos vontade de urinar ou termos dores de estômago quando nos encontramos ansiosos.

Dores musculares: quando se sente pressionado, ansioso e até mesmo irritado é normal que o seu corpo fique mais tenso. O que acontece muitas vezes é associar uma pequena dor no pescoço a uma noite mal dormida, no entanto se tal facto se manter durante algumas noites seguidas, é importante que pare para refletir sobre o seu ritmo e tire uns minutos para relaxar.

Perda de memória: a perda de memória também está associada ao stress. Se é daquelas pessoas que lida com o stress diário e nunca sabe onde colocou a carteira ou a chave do carro, saiba que pode ser uma chamada de atenção para que cuide da sua saúde e bem-estar.

Queda de cabelo: a queda de cabelo é muito frequente em pessoas que tenham uma dose de stress considerável no seu dia a dia. Se sentir que este pode ser o seu caso, deve conversar com o seu médico sobre o assunto para tentar perceber do que realmente se trata.

6 dicas para saber como aliviar o stress


Não sabe como aliviar o stress acumulado? Já parou para refletir sobre o assunto?

Temos algumas dicas que o podem ajudar nesta luta do combate ao stress.

sintomas de stress

1. Respirar fundo

A respiração tem um papel fundamental no combate ao stress. Por vezes o estilo de vida que levamos não nos permite fazer uma respiração calma e tranquilizante. Devemos sempre arranjar pequenos momentos ao longo do dia, para respirarmos fundo. Nos momentos mais tensos, nunca sabe como aliviar o stress. Deve tentar fazer uma pequena pausa e respirar fundo pelo menos 3 vezes seguidas. Vai ver que conseguirá enfrentar o stress de uma forma menos tensa.

2. Beber um copo de água

Parece algo muito básico e com pouca importância, contudo trata-se de uma ação muito importante para aliviar o stress acumulado. Se é daquelas pessoas que quando está numa reunião, se sente num momento de maior tensão, saiba que ao beber um copo de água pode estar a ajudar o seu corpo a acalmar-se.

3. Fazer uma pausa para conversar com alguém

Ao conversar com alguém sobre aquilo que está a sentir no momento, está automaticamente a exprimir aquilo que o preocupa ou que o deixa tenso. Trata-se de mais uma maneira de como aliviar o stress, bastante simples e eficaz. Sabemos que nem sempre é fácil exprimirmos o que sentimos, no entanto é algo que pode trabalhar e obter resultados bastantes positivos.

4. Ouvir música

Se não sabe como aliviar o stress face a situações complicadas de ansiedade e irritabilidade, pode optar por ouvir algumas músicas de que goste e que o acalmem. Todos nós temos alguma música que nos transmite uma sensação de bem-estar, e devemos ouvi-la sempre que possível para combatermos aquele sentimento menos bom que estamos a sentir e ao mesmo tempo aliviarmos a tensão do nosso corpo.

5. Desligar o telemóvel

Esta é uma dica de como aliviar o stress que já é seguida por várias pessoas. Basta que faça um esforço para desligar o telemóvel quando chega a casa. Para o ajudar, deve estabelecer horários para que o consiga fazer e em curtos períodos de tempo.

6. Fazer uma lista de tarefas

Esta é uma tarefa muito importante para que se sinta organizado e diminua o stress. Ao anotar tudo aquilo que tem de fazer logo ao início do dia, vai conseguir ficar menos tenso e mais tranquilo. Para além disto, esta lista irá ajudá-lo para que não se esqueça de fazer nada ao longo do dia.

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