Publicidade:

Saiba como apagar mensagens no Messenger

Não passava de um desejo para muitos utilizadores, mas agora é realidade. Já pode saber como apagar mensagens no Messenger e o  processo é muito simples.

Saiba como apagar mensagens no Messenger
A funcionalidade pode ser-lhe muito útil

Antes, já era possível apagar mensagens na plataforma de conversas do Facebook, mas essa mensagem era apenas eliminada do chat da própria pessoa, continuando visível para a(s) pessoa(s) a tinha recebido. No entanto, foi introduzida uma nova funcionalidade no início de fevereiro de 2019 que lhe explica como apagar mensagens no Messenger.

Como apagar mensagens no Messenger


messengerFonte da Imagem: Messenger News/Divulgação

É rápido e fácil, acredite. O Facebook agilizou o processo e veio facilitar a forma como hoje em dia muitos cibernautas comunicam. Desde fevereiro de 2019, já pode eliminar uma mensagem que se tenha arrependido de enviar, fosse por que razão fosse. Ainda assim, é importante que saiba que esta funcionalidade só está disponível durante 10 minutos.

Explicando de outra forma: suponhamos que enviou uma mensagem para uma pessoa ou apenas para um grupo de conversa, que rapidamente quer retirar, eliminando-a de forma permanente. Tudo o que precisa de fazer é pressionar a mesma até que surja a opção para apagar (mas não se esqueça que apenas tem 10 minutos para o fazer).

Ultrapassado esse tempo, por muito que saiba como apagar mensagens no Messenger, acaba por ser inútil tentar apagar o rasto daquilo que escreveu. A novidade foi confirmada pelo Facebook, que prontamente explicou como é que esta nova função pode ser utilizada.

Contudo, a funcionalidade não é surpreendente, pois uma investigação levada a cabo pela Tech Crunch apurou que esta já estava disponível há muito tempo, mas apenas para Mark Zuckerberg e outros nomes importantes pertencentes à empresa.

Ora, o facto de este estudo se ter tornado público criou algum desconforto nos utilizadores da rede social, que queriam, também, ter acesso à função de apagar mensagens no Messenger. Em resposta, alguns representantes da empresa confirmaram que iriam, de imediato, eliminar aquela opção – até que estivesse devidamente confirmada e pronta para se tornar pública e, consequentemente, utilizada por todos os utilizadores.

Em sua defesa, a empresa americana afirmou que isto se tratava apenas de um teste a uma nova ferramenta que, logo que verificada, seria pública. Isso veio a verificar-se no início do mês de fevereiro de 2019, colocando o Messenger a par de outras plataformas como o WhatsApp e o Instagram, que já permitiam que eliminasse mensagens.

Como apagar mensagens: passo a passo

messengerFonte da Imagem: Messenger News/Divulgação

Antes de mais, é importante que saiba que existe uma pequena limitação associada a esta nova funcionalidade. Na verdade, ainda que ela esteja disponível, apenas pode ser utilizada se a outra pessoa (ou as outras pessoas) ainda não tiverem lido aquilo que enviou.

Por um lado, isto pode ser uma desvantagem desta nova opção, mas acaba por ser necessária, uma vez que, se a pessoa já leu a mensagem, apagá-la ou não acaba por ser indiferente. Ainda assim, o Facebook não teceu qualquer comentário sobre a limitação, pelo que não se sabe se a mesma será mais tarde corrigida ou não.

Ainda assim, se, de facto, ninguém leu a mensagem que enviou, pode apagá-la nos 10 minutos seguintes. Para isso, só precisa de pressionar, de forma mais longa, a mensagem enviada e seguir as etapas seguintes:

  1. Na parte inferior do ecrã, irão surgir três opções: “Copiar”, “Remover” e “Reenviar”;
  2. Selecione a opção “Remover” e aguarde que o próximo pop-up apareça;
  3. Duas novas opções irão surgir: “Remover para toda a gente” e “Remover para ti”;
  4. No caso de querer eliminar a mensagem de uma forma geral, deve selecionar a primeira opção e, depois, confirmar a sua ação;
  5. A mensagem será apagada e a(s) pessoa(s) inserida(s) na conversa vai/vão receber a informação de que uma “mensagem foi apagada”.

Relembramos que, após os 10 minutos que seguem o envio, já não pode apagar a mensagem de forma a que as pessoas deixem de a ver. Pode, no entanto, apagar a sua própria mensagem e, dessa forma, ela não aparecerá mais no seu chat.

Ao introduzir a nova funcionalidade, seria de esperar que talvez esta inicial fosse desativada, mas isso não acontece e, assim sendo, continua a ser possível apagar as suas próprias mensagens, mas sem que as pessoas com quem fala tenham conhecimento disso mesmo.

Após cumprir estes passos, a sua mensagem será prontamente apagada. Esta é uma função que vem tentar reforçar a importância da segurança dos dados pessoais, especialmente em plataformas como as redes sociais. Numa altura em que o Facebook não é muito bem visto na esfera da privacidade de informação, sobretudo depois de vender dados de utilizadores à Cambridge Analytica.

Como seria de esperar, esta função está disponível em qualquer tipo de dispositivo, seja ele Android ou iOS, smartphone ou tablet. Desde que tenha a versão mais recente do sistema operativo instalada, à partida não terá qualquer problema em encontrar e utilizar esta nova funcionalidade.

Relembramos também que não precisa de ter uma conta no Facebook para poder utilizar o Messenger, já que ambas as plataformas existem e podem ser utilizadas de forma independente.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.