Publicidade:

Saiba como branquear roupas sem deixar rasto de manchas

Vai deixar de ser segredo: neste guia está tudo o que precisa saber sobre como branquear roupas e deixá-las impecáveis. Experimente!

Saiba como branquear roupas sem deixar rasto de manchas
Branco mais branco não há!

Se por um lado há pouca coisa mais bonita do que um outfit branquinho imaculado, por outro também há pouca coisa mais desagradável do que esse mesmo conjunto com manchas e encardido. Afinal, como branquear roupas depois de algum tempo passado?

A verdade é que tratar de roupa branca não é nada fácil. Seja pelo uso, pela aplicação de desodorizantes e cremes, ela tende a ganhar manchas e manchinhas que parecem não querer desaparecer. Roupa branca tem tendência a ficar encardida e manchada com o uso, sendo comuns as manchas de desodorizante e suor. O tom branco vai-se perdendo, especialmente se a roupa for lavada em conjunto com peças coloridas.

Branquear roupa é então a solução e a boa notícias é que existem várias formas de o fazer! Soluções mais ou menos industriais, mais ou menos caseiras – há mil e uma estratégias para saber como branquear roupas.

Tudo sobre como branquear roupas


Roupa branca mais branca? O guia essencial para lavar e clarear

Produtos adequados

Para saber como branquear roupas é essencial que utilize os produtos adequados. Se forem de compra, convém que sejam mesmo produtos específicos para esse efeito. Tenha em atenção se se trata de um produto de pré lavagem ou se é para aplicar diretamente durante a lavagem.

Em ambos os casos, deve considerar sempre as indicações – tal e qual constam nas embalagens – e, para otimizar os seus resultados, experimente combinar os dois.

Saiba como ter sempre roupa branca mais branca >>

Como branquear roupas de forma natural

Nem sempre é necessário recorrer a produtos químicos para conseguir branquear uma peça de roupa como um verdadeiro profissional. Até porque há muitas pessoas que têm as peles mais sensíveis e reagem a produtos mais agressivos. Isto já para não falar dos danos que os produtos químicos causam ao ambiente e os perigos associados a quem tem pequeninos curiosos por casa.

Mantenha-se sintonizado porque vamos partilhar alguns truques de limpeza com produtos naturais que cumprem na perfeição o objetivo de branquear roupas a 100%.

Vinagre branco

O vinagre é aquele produto que deve ter sempre em casa. Sempre! Super versátil e prático, o vinagre branco além de não ser agressivo com os tecidos, remove as manchas na perfeição e ajuda a suavizar as fibras sem a necessidade de recorrer a amaciadores.

Como usar? Apenas precisa acrescentar meio copo de vinagre branco ao pó de detergente que normalmente utiliza para lavar a roupa. Coloque os produtos na gaveta da máquina e lave normalmente.

Caso veja que as roupas têm manchas no pescoço, axilas ou outras áreas localizada, aplique o vinagre sobre a região afetada. Deixe atuar durante uma hora e depois enxagúe.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto que, além de económico, é extremamente eficaz a cumprir a sua função de limpeza profunda. Isto acontece porque o bicarbonato de sódio atua em profundidade sobre as fibras do tecido, eliminando as manchas e ajudando à suavização das mesmas.

Eis o modo de utilização: acrescente meio copo de bicarbonato de sódio ao seu sabão em pó habitual e lave normalmente. Nota prévia: não misture na mesma máquina roupas coloridas com roupas brancas.

Para manchas mais fortes ou teimosas, aplique um pouco do produto diretamente, misturado com um pouco de sumo de limão e deixe atuar uns minutos antes de lavar.

Água oxigenada

Sabia que pode usar água oxigenada para branquear e cuidar de algumas roupas?

Saiba como utilizá-la: no caso de uma lavagem normal, adicione meio copo de água oxigenada com o seu detergente habitual ou, no caso da mancha ser muito forte, aplique diretamente como pré lavagem.

Sumo de limão

O sumo de limão é um adstringente natural que limpa em profundidade, além de que elimina todo tipo de sujidade. Já para não falar no cheirinho que deixa nos tecidos!

Modo de utilização: encha uma panela ou tacho com água e rodelas de limão. Leve ao lume até ferver e coloque de seguida as roupas de molho durante uma hora. Lave normalmente e coloque a secar.

Se preferir não ferver a água, outra alternativa para saber como branquear roupas com limão será preparando uma solução de detergente, uma colher de sal e o sumo de dois limões. Deixe a roupa de molho nesta mistura e sem lavar deixe que seque ao sol.

Leite

O leite integra a lista dos ingredientes naturais que ajudam a cuidar das roupas e a branqueá-las, sabia? Sobretudo se estivermos perante roupas mais delicadas e com tecidos mais sensíveis, esta opção é muito boa.

Para branquear roupas com leite: coloque a roupa de molho num recipiente coberto com leite. Deixe atuar na mistura cerca de duas horas e enxagúe normalmente de seguida. Roupa branquinha!

Conselhos práticos para manter as roupas brancas


A roupa branca exige cuidados especiais e adicionais. Não só é importante saber como branquear roupas – mantê-las branquinhas também deve ser uma preocupação! Deixamos-lhe alguns conselhos que o podem ajudar:

  1. evite usar branqueadores químicos em roupas de poliéster ou de mistura de poliéster e algodão – a reação química pode tornar o tecido amarelado;
  2. tenha atenção à água usada para lavar a roupa – se estiver turva, ainda que ligeiramente, pode acabar por manchar as peças que lavou;
  3. pode usar um pouco de borato como norma no processo de lavagem da roupa – isto ajuda a suavizar a roupa e a evitar manchas indesejáveis;
  4. evite aplicar perfume, desodorizante e outros produtos de higiene diretamente nas peças brancas;
  5. tente secar as roupas ao sol e evitar a máquina de secar (os raios ultravioleta contribuem para manter o branco dos tecidos mais bonitos e brilhantes);
  6. faça sempre a separação da roupa – branca numa máquina e colorida outra – assim não tem como falhar!

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação