Publicidade:

Como cancelar o cartão de crédito em caso de emergência

Alguns documentos são fáceis de utilizar, tanto por si como por outros. Se perder o seu, saiba como cancelar o cartão de crédito, para evitar dissabores.

Como cancelar o cartão de crédito em caso de emergência
Nunca deixe o seu cartão de crédito à mercê de estranhos

O cartão de crédito é um meio de pagamento que tem imensas vantagens! Podemos fazer pagamentos, mesmo que na realidade não tenhamos esse dinheiro disponível, e os dados necessários para efetuar pagamentos estão todos visíveis no próprio cartão. Mas qualquer uma destas vantagens se pode virar contra nós. Caso perca o seu cartão, ou se tiver partilhado os seus dados com alguém de quem agora desconfie, descubra como cancelar o cartão de crédito, para impedir que este seja utilizado indevidamente e que isso lhe traga problemas que podem ser graves.

Como cancelar o cartão de crédito: as formas mais e menos comuns

como-cancelar-o-cartao-de-credito

Os casos que mais frequentemente levam alguém a cancelar o cartão de crédito são o roubo, perda ou extravio. Nesses casos, deve informar o seu banco imediatamente, para que o cartão não possa continuar a ser utilizado. Isto porque, como já mencionámos, todos os dados que geralmente são solicitados para efetuar um pagamento estão inscritos no próprio cartão. Referimo-nos às seguintes informações:

  • Número do cartão
  • Data de validade
  • CVV ou CVC (Card Verification Value, em português, Valor de Verificação do Cartão, e Código de Verificação do Cartão)

Como vê, qualquer pessoa que tenha estes dados, mesmo que não tenha o cartão físico consigo, poderá efetuar pagamentos sem qualquer impedimento, pelo menos através da internet. Por isso, se em algum momento tiver partilhado os dados do seu cartão com outra pessoa, convém que mantenha um controlo dos gastos que têm sido feitos com este, para garantir que mais ninguém, para além de si, o usa.

Se perceber que está em risco de ver o seu cartão ser utilizado de forma indesejada, é importante que saiba como cancelar o cartão de crédito. A partir do momento em que o faça, o cartão não pode voltar a ser utilizado, quer por si quer por outras pessoas. Depois de cancelar o cartão de crédito, poderá fazer o pedido de um cartão novo, para poder continuar a ter acesso ao serviço.

Procedimentos

Passando concretamente à forma como deve cancelar o cartão de crédito, podemos dizer que há duas formas comuns de fazer cancelamentos, e que são transversais a quase todos os bancos ou serviços de cartões de crédito. São elas:

  • Por telefone – há sempre uma linha disponível 24 horas para onde poderá ligar e solicitar o cancelamento do cartão de crédito;
  • Pela internet – vários bancos permitem o cancelamento de cartões de crédito pela via online.

Estas são as formas que, provavelmente, serão mais rápidas e que quase todas as entidades bancárias disponibilizaram para cancelar o cartão de crédito, mas ainda há outra alternativa. É possível que os bancos que tenham balcões de atendimento também possam proceder ao cancelamento de cartões nesse espaço.

No caso de desistência do serviço, há bancos que apenas aceitam o cancelamento nas agências, não o podendo fazer através do telefone ou internet, como nos casos de roubo, extravio e perda.

Mas por vezes os bancos não têm balcões de atendimento, como é o caso do WiZink, por exemplo. Nestes casos, as únicas vias de cancelamento são a telefónica e a online.

Deve ter percebido como os seus dados podem ser facilmente utilizados por outras pessoas, indevidamente. Por isso, proteja-se e tenha sempre presente o número de telefone do seu banco, para onde possa ligar em caso de se encontrar numa situação em que precise de cancelar o seu cartão de crédito. E haja o mais depressa possível, caso isso lhe aconteça.

Veja também: