Publicidade:

Tudo o que precisa de saber para comer massa como um italiano

Como comer massa da forma mais correta? Neste artigo desvendamos todos os segredos para que se sinta um verdadeiro italiano.

Tudo o que precisa de saber para comer massa como um italiano
Mitos e verdades

Sabia que as as massas verdadeiramente italianas devem ser o mais simples possíveis, com ingredientes de alta qualidade, têm de ficar al dente e não podem ter fruta? Conheça todas as boas práticas e dicas de como comer massa como um verdadeiro italiano.

À La Italiana: o que precisa de saber para comer massa como um italiano


como comer massaFonte: Unsplash / Heather Schwartz

Massa sempre al dente!

Se há regra de ouro na questão de como comer massa corretamente é a sua preparação. A massa tem de estar um pouco dura! E para isso, o truque passa por passar a massa em água fria corrente para interromper a cozedura e sirva de imediato.

Não se mexe em equipa vencedora

Claro que a cozinha é sempre um local excelente para se experimentar e inovação. Mas, de acordo com os especialistas italianos, há combinações em que não se mexe. Carbonara é com esparguete e não com fusilli, assim como a bolonhesa. O penne é para molhos com pesto.

Toque final com queijo? Sempre!

O parmesão é uma das grandes contribuições da culinária italiana para todos os pratos. Além de entrar durante a confeção de alguns pratos, um dos segredos de como comer massa como um verdadeiro italiano é mesmo ralar um pouco deste queijo mesmo mesmo antes de servir.

Garfo e colher para esparguete e tagliatelli: verdade ou mito?

Vai ficar surpreendido, mas o hábito de comer esparguete com garfo e colher não vem, seguramente, de Itália. Apesar de aparentar ser um hábito refinado, os italianos enrolam mesmo a sua massa apenas com o garfo.

O que beber a comer massa?

Para acompanhar a refeição de massa só tem mesmo duas opções: vinho ou água. Esqueça refrigerantes ou cervejas!

Cortar a massa com faca? Nunca

Este é mesmo o pecado capital do que não deve fazer no capítulo de como comer massa corretamente. Nunca passe a lâmina da faca para cortar massa – afinal, ela é feita com toda a técnica para que não se parta nas embalagens e no tacho. Não vai ser o consumidor depois a estragar o ciclo…

Cuidado com o esparguete fora da boca

Não é mesmo nada recomendado comer esparguete, deixar um pouco fora da boca e sugar esse bocado para dentro. Não faça isto! Tente sempre enrolar o máximo possível com o garfo e depois colocar tudo de uma vez na boca.

Esqueça o ananás que tanto gosta na massa

Ananás na pizza? A polémica tem razão de existir. Sim, os italianos não usam fruta nem na massa, nem na pizza. No limite, poderá utilizar um pouco de figo em alguns pratos, mas maçã, ananás e outras frutas são ingredientes quase proibidos na cozinha da botinha da Europa.

Veja também: