Apesar do ato de empreender ser uma atividade considerada de alto risco, ter uma ideia de como criar o seu próprio emprego pode ser a solução para evitar o desemprego.
A revista Forbes constatou, em 2015, que Portugal despontava no horizonte como uma nação com destaque para o empreendedorismo. Atividades relacionadas ao mercado do turismo, como os tuk-tuks, e os serviços de pet sitting são uma amostra disto.
Para saber como criar o seu próprio emprego é preciso ter em conta algumas dicas importantes. Fique atento e tome nota.
7 dicas sobre como criar o seu próprio emprego
1. Comece com o que sabe
Se vai criar o próprio emprego, é fundamental entender que, apesar de ser importante arriscar, esta é a hora de fazer o que sabe. Coloque em prática algo que já conheça e comece a venda do serviço ou produto para uma rede de contactos conhecida.
2. Busque talentos
É normal que uma pessoa, estando só no negócio, não saiba ou não consiga dar conta de todo o trabalho. Procure aprender com os seus erros, perceba em quais detalhes tem mais dificuldade e, se o investimento permitir, busque agregar talentos ao empreendimento. Invista em profissionais que possuam qualidades complementares às suas.
3. Aprenda todos os dias
Parar de aprender é uma das coisas que pode acabar com a sua chance de levar adiante o próprio emprego. Nunca deixe de aprender e de aperfeiçoar-se. Tenha um bloco de anotações por perto – pode ser o do telemóvel – e registe os erros e acertos.
4. Determine metas
Uma vez que a ideia esteja decidida, defina metas trimestrais para serem alcançadas. No início pode ser um pouco complicado ter absoluta certeza do que se está fazendo e se a maneira escolhida é a melhor, por isso, defina algumas metas simples para os primeiros três meses. Isto o ajudará a manter-se proativo e com um senso de organização. No trimestre seguinte, outras metas poderão ser definidas.
5. Procure por mentores
A ideia por trás desta dica não é necessariamente depender de um mentor, mas como a função de criar o seu próprio emprego pode ser solitária, ter pessoas mais experimentes com quem conversar pode ajudar a aliviar as dúvidas. Mantenha a conversa em dia, busque inspiração, tire dúvidas. Se eles estão a fazer isto a mais tempo, provavelmente, possuem algumas dicas para compartilhar.
6. Não esqueça da família e amigos
Geralmente, quem busca empreender deseja ser o próprio chefe e não trabalhar para outra pessoa, todos os dias das 9h às 18h – em situações, muitas vezes, de stress. Se este é o seu caso, não deixe que a sua nova condição tome todo o seu tempo. Priorize os momentos de qualidade com quem ama e faça valer a pena todo o esforço da mudança.
7. Ao invés de vender, seja comprado
Esta é a meta final de qualquer um que deseja saber como criar o seu próprio emprego: ofereça um serviço ou produto tão bom que, ao invés de precisar vendê-lo, ele seja comprado sem grande esforço, sem precisar de convencer o cliente a comprar.
Por onde começar?
Existem algumas opções de programas de apoio financeiro para a criação de micro e pequenas empresas. Como o SI2E, o PAECPE e os apoios do IEFP. É possível, também, solicitar um crédito específico para este fim junto das instituições financeiras.
Veja também:
- Gestão de projetos: tudo o que deve saber
- Negócios online de sucesso: 3 projetos para se inspirar
- Negócios a começar com pouco dinheiro? Sim, é possível
- 6 ideias para ganhar dinheiro com alimentos
- Apoios à criação do próprio emprego: quais são
- Negócios inovadores em expansão
- Como fazer um plano de negócios
- Negócios de sucesso em tempos de crise