Luana Freire
Luana Freire
18 Jul, 2018 - 15:46

Como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro em 7 passos

Luana Freire

Há 7 passos para quem quer saber como criar um blog de sucesso e o único segredo que tem de desvendar é se quer, realmente, ter impacto digital.

Como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro em 7 passos

Quer saber como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro com o seu hobby? Bons exemplos não faltam, mas como será que estas pessoas empreendedoras se tornaram bloggers de referência no cenário virtual – e não só?

Talvez já tenha ensaiado uma tentativa numa plataforma gratuita, como o Blogspot ou o WordPress, começou a publicar e não viu bons resultados – ou, pelo menos, resultados significativos. Foram horas de dedicação às publicações, às fotografias, talvez até aos vídeos… E poucos ou nenhum comentário. “O que eu fiz de errado?” – se esta foi a questão que se colocou, chegou ao sítio certo: listamos 7 passos essenciais para acertar no objetivo (e perceber onde não pode haver enganos).

Porque somos adeptos do lema “trabalhar muito gera resultados”, mas acreditamos que todo o trabalho deve seguir uma linha e ter um propósito claro, vamos ajudá-lo com o passo a passo para saber como criar um blog de sucesso e não perder mais tempo. Fique atento, tome nota e pondere criar uma imagem de impacto na internet.

Como criar um blog de sucesso (e até ganhar dinheiro com isso)

como criar um blog de sucesso

1. O seu blog não deve ser apenas um hobby

Gosta de correr? Jogar à bola? Fotografar? Pintar? Fazer crochet? Se tem algum hobby que adora, sabe bem que o faz por puro prazer e que ganhar dinheiro não é uma vantagem obrigatoriamente associada ao seu lazer. E ainda bem que o faz. Mas, no entanto, se quer ter um blog de sucesso e fazer dele uma fonte de rendimento, não o encare como uma distração. O seu blog não pode, de todo, ser um hobby.

Trate-o desde o início como o seu próprio negócio, investigue sobre o assunto, aprenda a trabalhar para otimizar a sua presença online e não descuide do bom português e da boa imagem – já sabemos que as fotografias e vídeos originais e com pinta são componentes essenciais dos blogs de sucesso de todo o globo.

2. Escolha o mercado certo e defina o seu nicho

É precisamente nesse ponto que a maior parte dos aspirantes a bloggers erram. Não é porque é fã de uma determinada área ou um curioso nato por algum assunto que vai, necessariamente, encontrar espaço para ter um verdadeiro negócio na internet. A regra é encontrar o elo de convergência entre a sua paixão/habilidade e o interesse das pessoas e empresas em gastar dinheiro. Ignorar isso é escolher o caminho mais difícil.

Não ensaie tentativas e não encare o projeto como uma oportunidade de falhar. A estratégia “vamos ver como corre” não pode existir. Entre no mercado para ganhar.

3. Encontre o seu próprio propósito

Pense bem: o que quer ganhar, de verdade, com um blog? Diversão? Ocupar tempos livres? Ou sucesso e dinheiro? Isso é crucial para dar as respostas que precisa encontrar em si mesmo sobre o seu real objetivo e o que pode fazer para alcançá-lo.

8 perguntas para fazer a si mesmo se quer ser um empreendedor digital

  1. Qual é o meu objetivo/missão?
  2. Qual é o caminho para chegar ao meu objetivo?
  3. Como quero que seja, realmente, o meu negócio?
  4. Que tipos de clientes quero ter? Quem são, em que número existem e como chegar até eles?
  5. Quantos clientes quero alcançar?
  6. Como posso ajudar os meus clientes? Com mais informação, motivação ou conteúdo?
  7. Por que os meus clientes devem comprar a mim?
  8. Quantas horas quero trabalhar por semana?

Acredite: se conseguir responder a estas questões, já tem um bom caminho para o seu projeto e vai passar à frente de quase todos os aspirantes a bloggers. Publicar sem propósito é o erro mais comum entre todos eles.

4. Identifique os problemas e os “buracos” que existem no seu mercado

4 perguntas para ajudá-lo a encontrar o que falta no seu mercado e como pode contribuir com a sua audiência

  1. Existe algo saiba fazer realmente bem e que acredita que outras pessoas gostariam de aprender?
  2. Tem alguma solução para um problema comum no seu mercado?
  3. Se já tem um blog, quais são os problemas recorrentes da sua audiência?
  4. Há algo em si que o destaca? As pessoas costumam tirar dúvidas consigo sobre um determinado tema?

Lembre-se: é preciso unir a fome à vontade de comer – ou seja, oferecer aquilo que o seu público/mercado quer consumir e onde os seus clientes são capazes de investir dinheiro.

como criar um blog de sucesso

5. Defina um funil para as suas vendas

Se que saber como criar um blog de sucesso e fazer dele um negócio (e não apenas um passatempo), tem um próximo passo a seguir: depois de identificar o seu nicho no mercado e aquilo que pode oferecer ao seu público, vai ter de definir o seu próprio funil de vendas. Ficou confuso? Nós explicamos.

  • Agregue valor a tudo o que oferece aos leitores do blog e convide-os a integrar a lista de newsletter. Se o seu conteúdo for diferenciador, eles vão querer entrar para o “clube”.
  • O próximo passo é criar um formulário com o MailChimp ou a Aweber, para começar a fazer contacto direto com os leitores.
  • Se vai pedir algo em troca, que neste caso são as visitas e a fidelidade do leitor, ofereça inspiração, motivação e conteúdo. De vez em quando, ensine algo – eles vão gostar.
  • Depois de seguir os passos que já listamos, é altura de criar uma oferta relevante para o seu público. Para começar, pode criar um e-book seu (de inspiração, motivação ou a ensinar algo), garantindo que é realmente útil para o leitor. Não descuide na qualidade. Mais tarde pode criar parecerias com marcas, por exemplo, e continuar a criar ofertas – como os e-books. Com o tempo, poderá cobrar por isso, mas já vamos falar disso a seguir.

6. Comece a trazer as pessoas para o seu funil de vendas

Depois de definir o seu funil de vendas, é altura de trazer mais gente para a rede. Cada vez mais. Quem quer ganhar dinheiro sabe bem que o foco vai ser sempre o cliente.

Pense sempre em como pode ajudar mais o seu público. Será que consegue facilitar a vida da sua audiência? Como pode ajudar a resolver problemas comuns? Crie mais nichos dentro do seu nicho inicial e, quando já não produzir conteúdo apenas para iniciar o blog e angariar público, olhe para si como um profissional. E o que fazem os profissionais? Cobram.

Não tenha medo de dar um preço pelo seu trabalho, pelas suas ofertas, pelo seu tempo. Se quer ajudar leitores e marcas, vai precisar aumentar o alcance e nada melhor para isso do que passar a cobrar pelo que faz. Este é o factor X que o vai dar ainda mais motivação – e quem trabalha com motivação, trabalha melhor… Certo?

7. Repita os passos anteriores continuamente

A vantagem de estar sempre a pensar mais sobre o assunto e sobre como pode crescer é que vai evoluir continuamente com um objetivo, com um propósito. Por isso, sim, repita. Refaça o caminho. Reproduza os passos. Esteja sempre a conjugar e a agregar valor ao seu projeto. Agora, com uma base mais sólida e a saber mais do que a grande maioria dos que ensaiam ter um blog, vai conseguir analisar os erros e avaliar os resultados com um novo olhar.

Está a pensar em criar um empreendimento digital e não sabia bem como fazer dele um negócio lucrativo? Já encontrou o seu guia, passo a passo, para saber como criar um blog de sucesso. Agora, dedique tempo aos planos e siga a fórmula lembrando sempre que nenhum boom que acontece na internet torna-se duradouro num passe de mágica. Estar no caminho certo e trabalhar bem é o melhor plano.

Veja também

Artigos Relacionados