Publicidade:

Como cuidar de orquídeas: 5 coisas que precisa saber

Saber como cuidar de orquídeas não é tão fácil e básico como tratar de outras plantas. Estas flores adoradas requerem carinho, atenção e um tratamento específico.

Como cuidar de orquídeas: 5 coisas que precisa saber
Tenha atenção a estas plantas sensíveis

Têm tanto de bonitas como de complexas. São um presente frequente e ficam maravilhosas em qualquer jardim, terraço, varanda ou mesmo parapeito. Mas, então, como cuidar de orquídeas? Não se assuste: se cumprir algumas indicações básicas, estas flores podem durar até anos e de forma bem saudável.

Como cuidar de orquídeas corretamente


como cuidar de orquideasFonte: Unsplash/dominik_photography

1. Prefira vasos de barro

Um dos truques para saber como cuidar de orquídeas está na utilização de vasos de barro. E porquê? Porque o barro é mais permeável à água e garante que a raíz da planta não fique encharcada. Se não tem um vaso de barro, garanta pelo menos que ele tem bastantes ‘furinhos’ de forma a deixar passar a água em excesso.

2. A raiz da orquídea parece estar a ganhar bolor

Se verificar que a raiz está a ficar com sinais de bolor, não desespere! Basta lavar esta zona com água de forma delicada, esfregar com uma escova de dentes, por exemplo, e cortar as zonas que vir que já não têm salvação possível.

3. É preciso delicadeza para cortar e aparar a planta

Se há planta delicada é a orquídea. E para plantas delicadas, há que usar métodos e instrumentos delicados também! É por isso que na hora de aparar as folhas e flores, deve esterilizar as tesouras. Além disso, um truque importante na hora de saber como cuidar de orquídeas é a utilização da canela em pé na zona onde cortou a folha: vai “selar” a ferida e aumentar a velocidade de cicatrização.

4. Folhas murchas?

Se verificar que as folhas das orquídeas estão a ficar amareladas e murchas, os motivos podem ser alguns: água a mais (esta planta pode viver alguns dias só da humidade do ar), vaso demasiado pequeno (as folhas devem estar no mínimo a dois dedos de altura do final do vaso) ou então falta de substrato (pode comprar um bom substrato nas lojas de especialidade).

5. As flores desapareceram todas. E agora?

Foi a ver a sua planta e deparou-se com a realidade de estar totalmente despida de flores. Primeiro pensamento: o plano de como cuidar de orquídeas falhou redondamente. Engana-se! Não deite fora esta planta, pois a queda das flores é absolutamente normal. Espere uns meses e vá seguindo todas as indicações. Não tarda nada, vai voltar a ver pequeninas flores a desabrochar novamente.

Ver também: