Publicidade:

Como decorar um T0 digno de revista: 14 dicas

Sabe como decorar um T0 e tirar o máximo partido de todos os metros quadrados? Saiba como tornar a sua casa linda e funcional, neste artigo.

Como decorar um T0 digno de revista: 14 dicas
Conheça todos os truques e dicas

Sim, sabemos bem que aparentemente não é difícil saber como decorar um T0. Com tão poucos metros quadrados não há assim tanto mistério, certo? Mas é precisamente aí que se engana. Por existir tão pouca área disponível, é preciso aproveitá-la praticamente ao centímetro.

Maximização de espaço e mobílias funcionais devem ser as palavras de ordem na hora de saber como decorar um T0 da forma mais eficiente possível. Com as dicas que temos para si e tendo sempre em mente que ‘menos é mais’, acredite que não precisar contratar um decorador super conceituado para conseguir um resultado muito interessante e esteticamente apelativo.

Todas as dicas para saber como decorar um T0 de forma eficiente


1. Simplifique

Na hora de saber como decorar um T0 é mesmo necessário simplificar. Bem sabemos que viu numa revista de decoração um ambiente super descontraído que gostava de replicar. Mas certamente que esse ambiente é de uma casa moradia ou de um apartamento com muitos metros quadrados… O que não é o seu caso. Tem mesmo de simplificar para não ficar com uma casa que parece ainda mais pequena.

2. Aposte na mobília modular

É uma das melhores invenções de sempre e é o futuro de muitas culturas, como o caso do Japão onde a gestão de espaço é um verdadeiro desafio. Se tem um T0 pode e deve usar e abusar deste tipo de mobiliário. Além de ser esteticamente apelativo, é muito prático, torna o dia a dia mais fácil e hoje em dia já consegue encontrar algumas opções mais em conta.

 

3. Queira tudo o mais aberto possível

Se é daquelas pessoas que adora portas e divisórias, talvez um T0 não seja o mais indicado para si. Uma das dicas de ouro de como decorar um T0 de forma bem eficiente passa mesmo por ter os espaços o mais amplos possíveis. E não se preocupe pois é possível manter na mesma a privacidade: a casa de banho mantém claro a porta e pode dividir com uma barreira amovível o espaço de dormir.

4. A casa é sua? Investigue sobre aproveitamento de sótão

Se o T0 foi comprado por si e pode, por isso, mexer um pouco mais e fazer obras de fundo, informe-se sobre a possibilidade de fazer aproveitamento de sótão. Esta é uma excelente forma de maximizar o espaço e conseguir um excelente resultado na hora de saber como decorar um T0. Escolha essa área de espécie de mezzanine para criar o seu quarto/área de relaxamento. Desta forma, ‘ganha’ uma nova divisória sem ter de comprar uma nova casa.

5. Atenção à palete de cores que utiliza

Como sabe, as tonalidades influenciam em muito os ambientes e a própria sensação de dimensão às casas. No sacos dos T0 esta questão impõe-se ainda mais e não pode arriscar tanto quanto se arrisca numa casa grande. Cores claras, pastel e beges devem ser as cores predominantes das paredes e mobiliário. Se gosta mesmo muito de cores vivas, prefira utilizá-las em pormenores e pequenos móveis.

 

6. O revestimento do chão também é muito importante

O mesmo se aplica à questão do chão. Um chão de wengué, por exemplo, pode ser extremamente bonito e apelativo. Mas num T0 de 60 metros quadrados vai torná-lo ainda mais pequeno… Opte por madeiras claras e com poucos veios.

 

7. Use e abuse de espelhos

Os espelhos são mais do que conhecidos por conseguirem tornar os espaços mais amplos. E é por isso que na hora de saber como decorar um T0 deve saber também como posicionar os espelhos. Aproveite a orientação solar para enfatizar a luz na casa, mas tenha cuidado para não colocar dois espelhos frente a frente – criam o efeito de túnel.

 

8. Tenha atenção à orientação da decoração de acordo com a iluminação

Tire o máximo partido da luz da sua casa de acordo com a sua orientação. Analise bem onde é que a sala tem mais luz durante o dia por exemplo, e distribua o sofá de acordo com essas indicações. Aproveite cada minuto de sol, no dia a dia vai agradecer!

9. Aproveite as paredes para arrumação

Um dos espaços mais desaproveitados das casas são as paredes. E num T0 não se pode dar ao luxo disso! Prateleiras, sistemas de arrumação, cabides e outros ‘gadgets’ podem e devem ser colocados numa casa que precisa de espaço.

10. Não misture mais do que dois estilos

É verdade que não tem mal absolutamente nenhum misturar mais do que um estilo de decoração. Mas num T0 não vá além dos dois estilos. E depois ponha o seu toque pessoal! Com uma área tão pequena e ‘corrida’, não vai funcionar bem uma grande misturada.

12. Deixe espaço para percorrer a casa de forma confortável

Ao comprar mobiliário verifique sempre se com a sua colocação há espaço confortável para percorrer toda a casa. Se há coisa desconfortável é viver num espaço claustrofóbico. É preferível ter menos coisas e mais espaço para caminhar confortavelmente do que ter tudo ‘apinhado’.

 

13. Livre-se do acessório e desnecessário

Na onda da dica anterior de como decorar um T0, vem também esta: less is more! Fique-se pelo essencial. Poucos objetos decorativos, mas que tenham significado para si, acessórios funcionais e poucas mobílias mas com muita arrumação. A limpeza no dia a dia até se torna mais fácil!

14. Aposte no máximo de sistemas de arrumação

Os sistemas de arrumação são os melhores amigos de qualquer T0. Sistemas verticais, de porta, de armário, ganchos, quadros magnéticos… Escolha os sistemas ao seu gosto e comece a organizar.

Veja também:

Limpeza e Arrumação