Publicidade:

Como depositar dinheiro no multibanco: passo a passo

Efetuar um depósito em numerário numa caixa multibanco é um processo prático e simples. Saiba, então, como depositar dinheiro no multibanco.

Como depositar dinheiro no multibanco: passo a passo
Conheça os procedimentos

Sabe como depositar dinheiro no multibanco? Este é um processo bastante simples e que lhe permite evitar custos em depósitos em numerário quando efetuados ao balcão. Com acesso a uma caixa multibanco, rapidamente pode depositar dinheiro na sua conta à ordem de forma gratuita.

Refira-se ainda que, desde a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 18/2007, o dinheiro depositado nas caixas multibanco tem de ficar disponível no mesmo dia do depósito, desde que o mesmo seja feito em numerário (em terminais automáticos que tenham possibilidade de conferir as notas) e seja efetuado num dia útil. Se o depósito do dinheiro no multibanco for efetuado num sábado, domingo ou feriado, o dinheiro fica apenas disponível no dia útil seguinte.

Ainda assim, existem algumas restrições, nomeadamente no número de notas que poderá depositar através das caixas de multibanco. Saiba como depositar dinheiro no multibanco passo a passo.

Como depositar dinheiro no multibanco em 7 passos


como depositar dinheiro no multibanco

Como referido, a caixa automática permite – além dos serviços mais comuns como levantar dinheiro de contas, consultar saldos e movimentos de conta ou efetuar transferências – depositar dinheiro. Assim sendo, depositar dinheiro no multibanco implica os seguintes passos:

1. Inserir o cartão de débito ou crédito (mas neste caso com as implicações adjacentes ao cash-advance, ou seja, não é um serviço gratuito e está sujeito ao pagamento das taxas de juro e comissões previamente estabelecidas) e introduzir o respetivo código pessoal;

2. Escolher a opção “Entregas e Depósitos”, que serve para depositar dinheiro no multibanco (até 10.000€) ou cheques;

3. Seguidamente, surge-lhe no ecrã duas possibilidades para depositar dinheiro e outras duas para depósitos de cheques. Escolha a opção “Depósito de Notas na Própria Conta”, se pretender depositar o dinheiro na conta correspondente ao cartão que está a utilizar, ou “Depósitos de Notas noutra Conta”, se pretender depositar dinheiro noutra conta;

4. Depois, escolha se pretende ou não receber o talão da operação;

5. De seguida, surge a informação de que “a concretização dos depósitos realizados após as 15h00 de cada dia útil será efetuada até ao final do dia útil seguinte” e se pretende “continuar”;

6. Se pretender continuar, basta introduzir todas as notas em simultâneo na ranhura com a indicação “Introduzir notas e cheques” (surgirá também uma indicação luminosa verde em redor da ranhura);

7. A caixa de multibanco fará automaticamente (praticamente todas as máquinas já fazem a validação imediata das notas) a contagem das notas, bem como do valor correspondente a depositar. Finalmente, basta escolher a opção “continuar” e receberá um talão com todos os dados da operação.

Veja também: