Publicidade:

Como encontrar emprego sem ter experiência? 10 dicas

É preciso ter experiência para conseguir emprego, certo? No entanto, temos 10 ideias sobre como encontrar emprego sem ter experiência.

Como encontrar emprego sem ter experiência? 10 dicas
Como encontrar emprego sem ter experiência: 10 sugestões

Se praticamente todos os anúncios de trabalho requerem que a pessoa já tenha experiência na área, como é que alguém que se pretende lançar pela primeira vez no mercado de trabalho pode competir com os restantes candidatos? Como encontrar emprego sem ter experiência? Temos 10 dicas para o ajudar nesta tarefa.

Como encontrar emprego sem ter experiência: 10 sugestões


Aqui ficam as nossas sugestões para ultrapassar a barreira da experiência na procura da sua próxima oportunidade profissional.

encontrar emprego

1. Equilíbrio perfeito entre auto-confiança e o facto de ser ainda um principiante

Para quem quer começar a entender mais sobre as competências essenciais para encontrar emprego sem ter experiência, uma dica não pode falhar: a confiança é importante, mas tem que ser acompanhada da dose certa de características de quem ainda está a começar, como a humildade e a modéstia. Mostre que é bom no que faz, mas que também está disposto a aprender.

2. Proponha-se a trabalhar por um preço mais baixo ou mesmo de graça, no início

Poderá até nem vir a acontecer, mas se se disponibilizar escrevendo na sua carta de apresentação, ou durante a entrevista, que está disponível para aprender e que está disponível para trabalhar de graça, isso poderá chamar a atenção, no sentido em que mostra estar disposto a ajudar, mesmo sacrificando o ordenado.

Esta situação não é a ideal, e deve ser encarada como temporária e como oportunidade de colocar no seu CV uma primeira experiência que lhe abra outras portas. Se se sair bem no trabalho, terá com certeza margem de manobra para pedir um salário justo.

3. Seja sempre autêntico, nomeadamente em situações de networking

Fazer um bom trabalho de networking continua a ser a forma mais eficaz de ir parar à empresa de que mais gosta, mais do que responder a anúncios de emprego. Muitos eventos de networking são revestidos de alguma “falsidade”, onde as pessoas são muitas vezes levadas a adotar posturas estritamente comerciais. Mas ser genuíno, não agir de forma forçada, e sobretudo ser uma mais valia para os outros, irá jogar a seu favor, e, quem sabe, fazer esquecer a sua suposta falta de experiência.

4. Aponte para objetivos realistas

Não há qualquer mal em sonhar alto, mas se não se tem experiência prévia, é inútil começar a procurar emprego atirando-se de cabeça para funções que apenas pessoas que trabalharam durante muitos anos na sua área conseguem atingir. Seja realista e, em vez disso, tenha como objetivo cargos mais acessíveis, de modo a começar por baixo e depois progredir.

Descubra 16 competências para uma carreira de sucesso >>

5. Construa a sua própria experiência

Antes de conseguir o trabalho que pretende, poderá haver algumas coisas que poderá fazer para ir construindo uma base sólida de experiência, sem ter necessariamente que ter um emprego primeiro. Por exemplo, se pretende trabalhar na indústria musical, integrando os quadros de uma grande editora, porque não começar como freelancer, trabalhando com alguns artistas de forma independente? Ou se pretende ser biólogo, porque não desenvolver as suas próprias pesquisas de forma a ter trabalho para mostrar?

6. Faça o trabalho de follow-up e mantenha-se organizado

Fazer follow-up consiste em nunca perder de vista os contactos que desenvolveu, e voltar a insistir na altura certa. Faça um documento em Excel com todos os anúncios de emprego a que respondeu, com as datas de envio, e guarde todos os dados (se responderam ou não, quem é a sua pessoa de referência, etc). Com esta forma organizada de trabalhar vai ser mais fácil dar-se conta das reais possibilidades que ainda estão em aberto, e as que ainda podem ser trabalhadas para ser bem sucedido.

7. Esteja preparado para bastantes rejeições

Não se deixar abalar por algumas respostas negativas é fundamental, pois elas fazem parte do processo, e não significam que é mau no que faz. Lembre-se que por cada porta fechada, pode haver dezenas de outras em aberto.

8. Não dê demasiada importância ao fator experiência sempre que aparecer num anúncio

O facto de estar escrito no anúncio que a experiência é um fator fundamental pode não corresponder à verdade, em muitos casos. Se convencer o empregador a conceder-lhe uma entrevista, terá certamente a oportunidade de se fazer valer de outras caraterísticas e competências válidas para a função.

9. Envie propostas para empresas mesmo que não estejam a publicar anúncios de emprego

Nunca se sabe se uma determinada empresa vai precisar contratar pessoal em breve, por isso nunca descure enviar propostas para qualquer empresa em que gostasse de vir a trabalhar.

10. Seja paciente

Saber esperar pelas grandes oportunidades pode ser uma grande virtude. Por outro lado, ser impaciente levará a que tome passos precipitados e que deite tudo a perder.

Agora que já sabe como fazer para encontrar emprego sem ter experiência profissional, mãos à obra!

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.