Publicidade:

Como encontrar o melhor crédito pessoal: 5 regras de ouro

O que não faltam são ofertas, mas sabe mesmo como encontrar o melhor crédito pessoal para si e para o que precisa? Conheça 5 regras essenciais.

Como encontrar o melhor crédito pessoal: 5 regras de ouro
Nem sempre a melhor oferta aparece à primeira, pelo que é importante analisar

Ninguém está livre de passar por uma situação de aperto financeiro. Nestes momentos, é bom saber que pode contar com os bancos para lhe darem uma ajuda – mas também é importante saber como encontrar o melhor crédito pessoal para si e como defender-se das propostas enganadoras.

Como encontrar o melhor crédito pessoal


Antes de mais, analise bem a sua situação. Anote de quanto dinheiro precisa, em quanto tempo quer / pode pagá-lo de volta ao banco e que outras despesas já tem para pagar mensalmente.

Sobretudo, não se esqueça do mais importante: para que quer o dinheiro? Pedir um empréstimo para ir de férias ou pedir um empréstimo para pagar um computador com o qual vai trabalhar (e ganhar dinheiro) não é a mesma coisa e vai influenciar a forma como vai encontrar o melhor crédito pessoal para o seu caso.

1. Compare (mesmo) todos os bancos

Compare todos os bancos

Sim, dá trabalho. Sim, vai perder tempo. Sim, vai fazer muitas contas… Mas não se deixe intimidar. Se quer aprender como encontrar o melhor crédito pessoal do mercado, não há outra estratégia que não a de comparar todas as propostas de todos os bancos.

Pode visitar as agências bancárias, pedir para ser contactado por um comercial ou até pedir propostas online. O que importa mesmo é que não deixe banco nenhum de fora e tenha na mão o máximo de propostas possível para se sentar a ler. Do banco mais famoso ao mais novato, qualquer um pode ter a opção que lhe interessa.

2. Leia muito bem a FINE

Analise muito bem a FINE

A Ficha de Informação Normalizada é um documento longo e cheio de números, mas é lá que estão os detalhes que mais lhe interessam. Olhe para a taxa de juro e para o spread, mas não se esqueça dos produtos associados, das condições gerais e, claro, do valor total que vai devolver ao banco.

Saber como encontrar o melhor crédito pessoal também passa por ser esperto e olhar para os números pequeninos. Nem sempre o spread mais baixo resulta num valor total a devolver mais pequeno. Disponha os números lado a lado e compare com muita atenção.

3. Pense sempre no pior cenário

Pense sempre no pior cenário

E se perder o emprego? E se ficar de baixa? E se tiver uma gravidez não planeada? São cenários hipotéticos, mas não são impossíveis. O risco de sobreendividamento é real e não pode ser subestimado.

Quer saber como encontrar o melhor crédito pessoal para si? Então, compare todas as ofertas à luz do pior cenário e contabilize a taxa de esforço. Se a taxa de esforço for maior do que 40% ou se perceber que, ocorrendo um destes cenários, deixa de poder pagar, então é melhor procurar outras opções.

4. Pondere o crédito consolidado

encontrar melhor credito pessoal

O crédito consolidado não serve só às famílias que estão em risco iminente de sobreendividamento ou a colecionar obrigações difíceis de pagar. Pergunte ao banco se lhe oferece vantagens por consolidar os créditos que já tem com o novo que está a pedir. Pode ter surpresas agradáveis.

Em todo o caso, mantenha-se atento. O banco pode estar mais interessado em consolidar todas as suas dívidas a um spread vantajoso do que em dizer-lhe como encontrar o melhor crédito pessoal. Pense sempre que o interesse é seu e por isso é a si que cabe defendê-lo.

5. Não fique com dúvidas

credito pessoal

Não é ignorância nem há vergonha em fazer perguntas. Ninguém nasce ensinado ou a saber de cor e salteado como encontrar o melhor crédito pessoal para cada situação. Sempre que não entender alguma coisa, pergunte ao banco. É obrigação do banco informá-lo e explicar todas as contas e cálculos.

Acima de tudo, mantenha a cabeça fria e não se deixe dominar pela urgência ou pela ansiedade. Pedir dinheiro ao banco é um assunto sério e que pode ter um impacto enorme no seu orçamento familiar. É importante saber como encontrar o melhor crédito pessoal, mas isso só é possível se souber onde procurar a informação e o que ela significa.

Estude, leia, peça ajuda a amigos e familiares que estejam por dentro deste assunto. Uma decisão informada vai, com certeza, fazer toda a diferença no futuro.

Veja também: