Publicidade:

Como encontrar o melhor seguro de saúde: 5 aspetos a considerar

Quer saber como encontrar o melhor seguro de saúde em Portugal? Mantenha-se atento e passe algum tempo a estudar o mercado. Damos-lhe uma ajuda.

Como encontrar o melhor seguro de saúde: 5 aspetos a considerar
Conheça os aspetos importantes a ter em conta ao fazer um seguro de saúde

Como encontrar o melhor seguro de saúde? Atualmente, a oferta referente a seguros de saúde é variada. Mas é importante informar-se, ter em conta as suas necessidades e, se possível, fazer algumas simulações.

Como encontrar o melhor seguro de saúde: 5 dicas


tenha em contas as necessidades

1. Tenha em conta as suas necessidades

O mercado de seguros de saúde é vasto, mas os seguros não são todos iguais. A cobertura é um dos seus aspetos mais importantes e que variam consoante as seguradoras. Avalie adequadamente o seu caso, analise o mercado e só depois faça a sua escolha.

Tenha em conta quais as coberturas indispensáveis para si e para a sua família e quais as que pode dispensar. Por exemplo, se não pensa em ter filhos, pode excluir a cobertura de parto, uma vez que esta iria agravar o prémio do seguro.

Por outro lado, caso use óculos e também necessite de cuidados frequentes em estomatologia, não se esqueça de avaliar seguros que comparticipem essas mesmas necessidades complementares.

2. Estude as coberturas

Nem sempre a companhia que oferece mais coberturas a um preço reduzido é a melhor ou a mais indicada. Deste modo, saber como encontrar o melhor seguro de saúde envolve vários passos importantes:

  1. Faça uma lista das suas necessidades;
  2. Procure essa oferta no mercado;
  3. Compare preços;
  4. Analise a reputação da seguradora.

Ao analisar o mercado, irá perceber que os valores de contratação de um seguro de saúde variam muito consoante a companhia e os serviços contratados. No entanto, há dicas que ajudam a baixar o preço.

Por exemplo, quanto mais membros da família estiverem associados ao seguro, menor será o prémio. Existem algumas seguradoras que também oferecem cartões de desconto em serviços de saúde na respetiva rede, que podem ser utilizados sem limites.

3. Faça uma simulação à sua medida

A Internet é um excelente meio que o pode ajudar a saber como encontrar o melhor seguro de saúde. Uma das facilidade prende-se com o facto de poder efetuar várias simulações de seguros de saúde online, que pode depois utilizar para negociar com as seguradoras.

Uma das tentações é a de escolher o seguro com base nas coberturas “secundárias” que este traz associada, especialmente nos chamados pacotes alargados. Por exemplo, a cobertura em estomatologia associada a um seguro de saúde, em determinados tratamentos mais avultados, pode não compensar relativamente a um complemento de seguro dentário agregado ao seu seguro de saúde.

Por outro lado, aquando da simulação, e caso tenha algum problema de saúde, não se esqueça de o incluir. Isto porque, para além de poder agravar o prémio do seguro, é ainda considerado como uma exclusão à comparticipação, onde estão incluídas as hospitalizações, despesas ambulatórias e medicamentos relacionados com essa doença.

simulaçõesFonte: Pexels/Pixabay

4. Não se fixe apenas no preço

A avaliação do custo total de um seguro de saúde deve estar diretamente relacionada com o valor (não mensurável) da apólice e suas coberturas associadas. O preço é importante, mas o seguro de saúde mais barato não significa, por si só, o melhor negócio. O melhor seguro é aquele que cobre todas (ou a maior parte) das suas necessidades ao preço que pode pagar.

A maioria dos seguros de saúde possibilita a utilização dos serviços de duas formas: na rede contratada ou fora dela. Quando opta pelos serviços de assistência da rede contratada, paga um montante fixo por serviço ou uma percentagem do montante do ato médico.

Se procurar os serviços fora da rede convencionada, o sistema já é de reembolso, ou seja, a seguradora assume uma percentagem do serviço e procede ao respetivo reembolso no prazo de 30 dias. Este reembolso pode ir até aos 90% do valor pago e é reembolsado mediante apresentação de fatura.

5. Considere os períodos de carência

Outro aspeto que não pode descurar no processo de encontrar o melhor seguro de saúde diz respeito aos períodos de carência. Ainda que já existam no mercado seguros de saúde sem período de carência, de forma geral, contratualizar um seguro de saúde não significa que o possa utilizar de imediato, nomeadamente no parto e situações de internamento.

Só pode utilizar os serviços, exceto (normalmente) nos acidentes, após determinado período de carência (espera) que é variável. Equacione esse facto, por exemplo, se pretender ter um filho e quiser usufruir do serviço no parto para que o período de espera não ultrapasse a data prevista do mesmo.

O mercado dos seguros de saúde em Portugal


Nos últimos anos, as famílias têm vindo a optar cada vez mais pelo acesso privado à saúde, aderindo cada vez mais a planos de saúde que ofereçam como garantia um cuidado com a saúde mais rápido e eficaz.

A falta de resposta do serviço nacional de saúde às crescentes necessidades da população, fez com que as seguradoras investissem progressivamente numa oferta que é cada vez mais variada e acessível a grande parte da população.

Veja também:

Ana Araújo Ana Araújo

Natural do Porto, Ana Araújo é apaixonada por viagens e pela cultura espanhola, razão pela qual já viveu em três cidades espanholas. Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Marketing, possui experiência profissional de mais de oito anos, tendo estado sempre ligada à área dos conteúdos.