Publicidade:

Como escolher o cortinado ideal: tudo o que precisa de saber

As cortinas são peças fundamentais para a decoração da sua casa, e aliam uma série de funcionalidades importantes. Saiba como escolher o cortinado ideal para si.

Como escolher o cortinado ideal: tudo o que precisa de saber
Dicas infalíveis para cortinados belíssimos

Saber como escolher o cortinado ideal é fundamental para que a decoração da sua casa consiga ser harmoniosa – ou seja, que agregue o efeito decorativo às suas funções mais práticas e úteis. Os cortinados servem não só para decorar uma divisão, mas também como forma de controlar a luminosidade e temperatura do espaço, podendo ainda ser fundamental para garantir a privacidade. Mas, não é só: as cortinas contribuem, e muito, para o ar que a divisão tem. Se forem mal pensadas, o efeito negativo é tão forte que esta será uma das primeiras impressões de quem entra.

Existem muitas dúvidas na escolha e, muitas vezes, optamos pela oferta errada. Para dar adeus aos enganos e acertar na encomenda dos cortinados, fique atento às nossas dicas.

Como escolher o cortinado ideal: muito mais do que um elemento decorativo


cortinado ideal

Dicas a ter em conta na hora de escolher o cortinado ideal

  • Se a sua sala ou quarto tem um índice de luz solar intenso, evite os tecidos escuros, já que eles farão aumentar a temperatura da divisão.
  • Se o seu objetivo é um look elegante, clássico, mas também moderno, opte por tecidos leves e claros, pois combinam facilmente com outros elementos de decoração da divisão.

como escolher o cortinado ideal

  • Verifique com o vendedor o tipo de tecido dos cortinados: se tiver uma percentagem de encolhimento faça uma pré-lavagem para que as medidas fiquem bem.
  • Se acha mais prático lavar os cortinados em casa, opte por tecidos sintéticos, uma vez que os tecidos naturais são mais exigentes e devem ser lavados em locais especializados.
  • O varão é a opção mais agradável para pendurar o seu cortinado, já que contribui também para a decoração, além de ser mais fácil para retirar o cortinado e lavá-lo.
  • Os cortinados de cor escura tendem a perder a cor com o tempo, por isso escolha preferencialmente cores mais claras.
  • Os cortinados com estampados fortes devem ser usados apenas como segunda cortina tapa-luz, uma vez que estarão a maior parte do tempo abertos para as laterais – logo, não pesam tanto na atmosfera da divisão.

como escolher os cortinados ideais

  • Se a sua casa de banho tem janelas que precisam de cortinados, opte sempre por materiais em pvc, uma vez que a humidade poderia estragar rapidamente os tecidos.
  • Se a divisão da casa onde pretende colocar os cortinados é fria, escolha sempre cortinados com sobreposição, assim, será mais fácil manter a temperatura agradável.
  • Regra geral, os cortinados devem ir até ao fundo da parede, embora cortinados curtos possam ficar bem em quartos infantis. Contudo, pode ler o nosso artigo acerca das medidas corretas de cortinas.
  • Os cortinados são, geralmente, compostos por duas partes iguais, mas no caso de janelas ou portas que abrem apenas de um dos lados, pode também optar por um tecido inteiro que oferecerá uma fluidez maior à divisão.

Com estas dicas sobre como escolher o cortinado ideal será muito mais fácil tomar decisões informadas e que se adaptem bem à sua casa.

Veja também:

Limpeza e Arrumação