Publicidade:

Estou noiva! Como escolho o meu vestido?

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a escolher o vestido de noiva? Venha daí, vamos dar-lhe uma ajuda para que seja a noiva mais bonita do mundo.

Estou noiva! Como escolho o meu vestido?
Aprenda a selecionar o vestido de noiva certo para si

Se tendencialmente os homens são mais práticos na escolha do fato, para as mulheres esta tarefa pode parecer complicada. Depois do pedido, uma das preocupações é escolher o vestido de noiva: a peça que mostrará a sua identidade e que transmitirá as suas emoções num dia único e tão importante para os noivos e convidados que partilham este momento. E um acontecimento especial requer um vestido especial, à imagem da pessoa que o veste.

Há sempre pessoas que podem dar a sua opinião. Contudo, a escolha do vestido é uma decisão muito pessoal que deve ser tomada com consciência e conhecimento. Pode acontecer que não saiba que vestido melhor favorece o seu tipo de corpo, o vestido que idealiza não ser aquele que melhor a valoriza, não sentir-se à vontade com determinado modelo ou a escolha ser dificultada pela indecisão do modelo que mais gosta.

Saiba como escolher o vestido de noiva ideal para si


Aspetos a considerar

O vestido de casamento deve refletir quem é e o que sente. Sendo assim, existem fatores a ter em conta na sua escolha:

  • Personalidade: Pergunte-se quem é, qual é o seu estilo e o que quer transmitir. Pessoas românticas, práticas, modernas ou reservadas, à partida, gostarão de modelos de vestido diferentes.
  • Estilo e local do casamento: Aliado à personalidade, o vestido deve espelhar ou estar de acordo com o contexto e local onde se realiza a cerimónia. Assim, por exemplo, um casamento realizado na praia ou no campo, como é cada vez mais tendência, implicará um modelo de vestido diferente daquele usado num casamento tradicional, citadino e/ou religioso.
  • Época do ano: Naturalmente, e tal como nos vestimos para o dia-a-dia, o tecido ou material do vestido deverá ser adequado à altura do ano em que se realiza o evento.
  • Tipo de corpo: Conhecer as características do corpo que tem é essencial e fará a diferença na hora de escolher o vestido, permitindo adequar o corte, decote, tecidos e cor do vestido que melhor valorizem a silhueta. E, aqui, entramos em detalhes. Como saber que modelo melhor a favorece?

Tipos de corpo e estilos: o que usar?


1. Ancas largas

Para as noivas em que a largura da anca é maior do que a largura dos ombros, o ideal é optar por usar decote em barco ou aplicações que, de alguma forma, acrescentem volume à parte superior do corpo e, na parte inferior, escolher saias pouco estruturadas ou evasé, de forma a criar equilíbrio e harmonia entre a largura dos ombros e a largura da anca.

 

2. Ombros largos

 Para quem tem ombros mais largos do que a anca, é sugerido escolher decote em “V” e, na parte inferior, tecidos com detalhes ou modelos com maior volume, no sentido de criar proporção na silhueta.

 

3. Corpo oval

Por outro lado, para quem tem características físicas mais ovais, com algum volume abdominal, o truque passa por valorizar o colo, com decote em “V”, e definir a cintura logo a seguir ao peito. Pode ainda optar por saias e tecidos mais fluidos na parte inferior, para alongar e adelgaçar as formas corporais. Escolher o vestido de noiva nunca foi tão fácil, certo?

 

4. Modelos arrojados

De acordo com o tipo de casamento, personalidade e estilo de cada noiva, existem ainda opções de modelos mais arrojados, como os vestidos curtos e os jumpsuits (fatos-de-macaco) que poderão ser igualmente adequados às características de cada tipo de corpo.

 

Se, ainda assim, se sentirem inseguras ou indecisas, os serviços de consultoria de imagem proporcionarão um aconselhamento imparcial e profissional do vestido ideal, de acordo com todos os fatores referidos, permitindo um espaço de reflexão autónoma e definição daquilo que pretendem, sem que a escolha do vestido seja um momento de stress e insegurança.

Afinal, escolher o vestido de noiva não é uma missão impossível, certo?

Veja também:

Joana Ribeiro Joana Ribeiro

Joana Ribeiro é Consultora de Imagem, Coach e Formadora Certificada, com foco no aconselhamento individual e empresarial, especializada em Consultoria de Cores, Método Sazonal Expandido. Trabalha com uma abordagem holística e integrada.