Publicidade:

Como evitar o bicho da madeira: todos os truques

Sabe como evitar o bicho da madeira? Aprenda mais sobre este flagelo e consiga, assim, preservar a vida dos seus móveis por mais tempo.

Como evitar o bicho da madeira: todos os truques
Procure sempre a causa

É uma verdadeira praga e pode destruir mobílias com muito valor e de centenas de anos. Seja mobiliário mais ou menos recente, qualquer um pode sofrer deste problema. É por isso que é muito importante saber como evitar o bicho da madeira, como eliminá-lo no caso de já estar instalado e, claro está, como prevenir que volte a aparecer.

Começando pelo início: o termo “bicho da madeira” não surge por acaso. Este termo refere-se às várias espécies de insectos que são prejudiciais à madeira e que dela se alimentam.

Essas pragas alojam-se no interior das madeiras e na fase ainda de larvas começam a perfurar e a comer a madeira. Em termos de tipos de madeira, o bicho da madeira não é esquisito! Apesar de geralmente ter uma predileção por antiguidades, ele facilmente ataca estruturas mais robustas de edifícios, como lambris de portas, vigas estruturais, entre outras.

E a verdade é que, se não for parado a tempo, pode acabar por se deparar com uma verdadeira praga em sua casa! É por tudo isto que é muito importante não só saber como eliminar, mas também como evitar o bicho da madeira. Neste artigo partilhamos as principais dicas!

Como evitar o bicho da madeira: guia passo a passo


1. Identificar o problema

Também popularizado com o nome caruncho, estes bichinhos destruidores de mobílias colocam os seus ovos nas fendas das madeiras. E aí é que reside a grande dificuldade: como eles atacam de fora para dentro, nem sempre é fácil detetar antecipadamente este problema. Ou então, quando se deteta, já a peça ou estrutura está completamente oca, o que pode ser uma grande complicação para coisas como escadas, vigas de madeira e itens mais estruturais.

Mas, então, como evitar o bicho da madeira? Como conseguir isso? O mais importante é que esteja atento aos sinais: se a madeira de sua casa estiver, por exemplo, a libertar pequenas quantidades de serradura, assim tão finas que quase parece pó, poderá ser um grande indício do bicho. Procure também verificar se as peças de madeira têm pequenos furinhos à vista, outro grande sinal.

Para o ajudar a determinar a gravidade do problema, verifique a cor dos furinhos: se tiverem uma cor escura, a praga deverá estar bem alojada nessa peça, sendo muito difícil de eliminar; se a cor for branca, ainda será possível salvar a peça.

como evitar o bicho da madeira

2. Perceber a causa

São várias as causas possíveis do aparecimento do bicho da madeira, o que mais uma vez torna a tarefa de identificar o problema mais desafiante. Mas alguns factos são incontestáveis: os bichos da madeira adoram humidade! Evite, por isso, manchas de humidade nas paredes e teto de sua casa e garanta que tudo está bem arejado.

Além disso, é importante estar sempre atento a sinais de evidência da sua existência como referimos anteriormente.

3. Como eliminar o bicho da madeira?

Uma vez instalado, não há mesmo volta a dar e há que pôr mãos à obra e tratar de eliminar a praga! E são várias as alternativas que poderá experimentar.

Cuprinol

A aplicação de um imunizador como o cuprinol dificilmente vai resolver o problema, caso já esteja bastante impregnado. No entanto, se conseguir detetar o problema a tempo e se encontrou, por exemplo, apenas um furinho, aplique por cima desse furo um algodão embebido em cuprinol.

Inseticida

Outra alternativa para tentar resolver a questão de como evitar o bicho da madeira será recorrendo a um insecticida próprio para esta praga. Vai encontrar este produto em qualquer drogaria ou loja da especialidade e na embalagem vão indicar-lhe como aplicar.

Tenha muita atenção às instruções de uso e de segurança e não se esqueça que está a lidar com produtos químicos, pelo que a sua aplicação deve ser realizada sempre com luvas de protecção e idealmente com máscara.

Aplique o produto em toda a zona afetada, buraquinho a buraquinho e cubra a zona onde aplicou o produto com um plástico ou papel transparente durante pelo menos 24h! Este passo é indispensável para garantir que o inseticida atua totalmente.

Depois deste processo é normal se verificar que o seu móvel tenha ficado com algumas mazelas deixadas pelos bichos da madeira. Para tentar remediar a situação, pode optar por colocar massa ou cera na zona afetada.

Solução caseira para eliminar o bicho da madeira

Como em tudo, existem também soluções mais caseiras para exterminar a praga do bicho da madeira. Uma delas é conhecida por ser a mais eficaz entre as hipótese mais caseiras: a utilização de ácido bórico.

Este ácido é conhecido por conseguir exterminar completamente o bicho da madeira, desde que cumpra as indicações de utilização: dilua o ácido bórico em água, de acordo com as instruções que estiverem na embalagem que comprou, e aplique de forma generosa sobre um pedaço de madeira, que vai servir de “armadilha”. Coloque este pedaço junto da zona infestada e, passado algum tempo, vai ver os bichinhos a começarem a surgir, atraídos por esta solução.

Se possível, desmonte o móvel afetado para que seja mais fácil manuseá-lo e chegar às zonas mais difíceis e faça-o numa zona bem ventilada e arejada. Deixe atuar até secar, avalie o resultado e repita, se necessário.

 Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação