Publicidade:

Como fazer a manutenção do ar condicionado do carro

Já ninguém vive ou conduz sem ar condicionado, seja em que estação do ano for. Sabe como fazer a manutenção do ar condicionado do carro?

Como fazer a manutenção do ar condicionado do carro
Preparação para os dias mais quentes

Já ninguém passa sem usar as funções do ar condicionado enquanto conduz e é muito importante verificar se está tudo pronto para enfrentar os meses mais quentes do ano, que estão à porta. Descubra então como fazer a manutenção do ar condicionado do carro.

O conforto e bem-estar que esta funcionalidade dá à condução ou às longas horas presas no trânsito não podem ser negligenciados. Pode fazer esta manutenção em casa, com a ajuda de alguns produtos e prestando atenção aos “sinais” que o carro transmite, mas caso ache necessário, não deixe de visitar um mecânico especializado.

Como fazer a manutenção do ar condicionado do carro

ar condicionado

Os dois aspetos aos quais precisa de prestar atenção neste tipo de manutenção são o filtro do habitáculo e as condutas do ar condicionado. Para o ar funcionar bem, as condutas têm de estar limpas e o filtro pode precisar de ser mudado. Pode encontrar líquidos próprios para a limpeza das condutas em lojas de produtos automóveis e/ou oficinas.

Tenha muita atenção a fugas de gás do ar condicionado. Fugas podem indicar rompimento de tubos no sistema e isso implica uma visita ao mecânico. A saúde do ar condicionado pode ter implicações na sua saúde também, desde o ar que respira que vai sair dos habitáculos, até à ajuda que o ar dá no inverno, por exemplo, para desembaciar os vidros. Como fazer a manutenção do ar condicionado é assim importante para a segurança e para o conforto.

Dicas para a manutenção

1. Usar o ar condicionado com regularidade garante o bom funcionamento, deve ser ligado pelo menos uma vez por semana;

2. É aconselhável desligar o ar condicionado antes de desligar o carro, para evitar paragens bruscas do sistema;

3. Se o carro estiver exposto ao sol durante muito tempo, não ligue o ar condicionado virado para o pára-brisas. As diferenças de temperatura podem rachar o vidro;

4. Em dias muito quentes, e sobretudo se o carro está parado ao sol, é importante deixar o ar condicionado circular durante alguns minutos com os vidros do carro abertos para estabilizar a temperatura.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: