Publicidade:

Como fazer amigos se trabalhar de casa? Temos 6 dicas

Há meia dúzia de ideias para quem não sabe como fazer amigos se trabalha de casa. Já não há desculpas para ficar em casa na próxima sexta-feira à noite.

Como fazer amigos se trabalhar de casa? Temos 6 dicas
Interagir com os outros é um exercício diário. Aproveite as oportunidades!

Qualquer pessoa que diga que está a trabalhar de casa vai receber um coro de aplausos, afinal, deve haver tanta flexibilidade de horários que toda a vida fica facilitada. Nada de lidar diretamente com chefes, nada de horas para entrar ou sair do emprego. Certo? Mas, se é verdade que ter um escritório em casa tem as suas vantagens, também é certo que trabalhar sozinho, dia após dia, tem os seus dissabores. Na sexta-feira, enquanto responde aos e-mails diretamente do sofá, deve imaginar que mais logo imensos colegas vão à happy hour… Então, a pergunta que não quer calar é: como fazer amigos se trabalhar de casa?

É natural (e comum de acontecer) que já tenha perdido a conexão natural com colegas de um trabalho anterior, ainda que alguns se tenham tornado grandes amigos – afinal, a rotina dos dias não perdoa. Agora em casa, já deve ter percebido que fazer amigos quando já somos adultos pode não ser tão simples quanto gostaríamos e que, à vezes, somos mesmo dependentes do convívio num grande escritório para conhecermos novas pessoas. Mas, a boa notícia é que não está sozinho: com cada vez mais pessoas a trabalhar de forma independente, há mais pessoas à espera de fazer novas amizades fora do local de trabalho. Como? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Como fazer amigos se trabalhar de casa? 6 dicas


Como fazer novos amigos depois dos 30? 6 dicas para ter mais gente à volta

1. Fale com as pessoas quando sai de casa

Para quem não sabe como fazer amigos se trabalhar de casa um, dos primeiros passos a dar é aproveitar as oportunidades para interagir com novas pessoas. Todos sabemos que uma das melhores maneiras de conhecer novas pessoas é mudar a paisagem. Se não gosta da ideia de trabalhar no café, experimente conversar com as pessoas durante a próxima visita e vai ver como, aos poucos, já consegue criar novas conexões. Interagir com os outros é um exercício que devemos praticar diariamente se não nos queremos isolar. Na loja onde faz compras, fale com o gerente ou o vendedor – quem sabe não serão esses os seus aliados na busca por novos amigos?

2. Experimente um espaço de co-working

Sabia que existe uma previsão global que até finais de 2018 cerca de 1,7 milhões de pessoas vão estar a trabalhar a partir de espaços partilhados? Esta tendência pode ser a oportunidade que procura para voltar a interagir com colegas e retomar a conversa com pessoas de carne e osso nas pausas para o café. Sim, um espaço de co-working pode mesmo ser o seu novo “clube social”.

Descubra espaços de co-working no Porto >>

Descubra espaços de co-working em Lisboa >>

3. Participe em eventos

Saia da sua zona de conforto. Participe em eventos relacionados com a sua área de trabalho, mas não se fique por aí. Que tal participar em workshops? Arrisque ir a uma prova de vinhos, a uma aula de dança, a cursos de culinária e onde mais a imaginação mandar. Esta é uma excelente forma de conhecer pessoas novas. Se trabalhar como freelancer numa empresa, que tal criar um grupo com os colegas que exercem funções da mesma forma? Troquem e-mails e marquem encontros periódicos.

amigos

4. Não esqueça as redes sociais

Ironicamente, as redes sociais podem mesmo parecer um pouco isoladoras, mas a verdade é que esta continua a ser uma forma poderosa de reunir as pessoas. Participe em grupos do seu interesse, sugira um livro ou um filme, partilhe artigos que sejam relevantes e vai ver que, naturalmente, novos amigos vão aparecer. Depois, é fazer o esforço que fazer a amizade saltar da sala virtual para a vida real. Com cuidado, claro. Pode, também, experimentar as aplicações específicas para conhecer pessoas.

5. Aproveite os seus hobbies

Aquilo que lhe desperta mais interesse quando fecha o computador pode ser o mote para conhecer novas pessoas e a porta perfeita para uma nova e boa amizade. Basta que descubra como curtir o seu hobbie em um grupo. Pode, por exemplo, criar uma horta perto de casa e reunir um grupo para o ajudar, ou pode criar um grupo de corrida ao fim do dia no parque. Seja um clube do livro, seja um clube de pessoas que adoram experimentar novos restaurantes, o que interessa é que consiga transformar o seu hobbie numa forma de encontrar pessoas.

6. Aceite encontros “às cegas”

Calma, não estamos a aconselhar que aceite qualquer convite. Mas, que tal incluir os seus amigos na tarefa? Peça que se intrometam no assunto. A maior parte de nós tem grupos diferentes (colegas de trabalho, amigos dos tempos da escola, etc) e esta pode ser uma excelente oportunidade para “cruzar” conhecimentos.

Diga a um amigo ou dois, que sejam de confiança, que está a querer expandir o seu círculo social e pergunte se há algum conhecido com quem deveria ir tomar um café e conversar. Pode ser que, ao plantar essa semente, o seu amigo lembre da conversa e marque alguns bons encontros por si.

Seja como for, fechar-se em casa não é solução. Há vida para além do computador e do sofá. Faça um esforço e vai ver que sair com amigos a uma sexta-feira compensa.

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.