Publicidade:

Como ganhar dinheiro com o Instagram: 5 ideias rentáveis

Para os adeptos das redes sociais, poder utilizá-las e ainda ganhar dinheiro com isso é um sonho tornado realidade. Saiba aqui como ganhar dinheiro com o Instagram.

Como ganhar dinheiro com o Instagram: 5 ideias rentáveis
Se gosta de redes sociais, fature sem sentir que está a trabalhar

Muitos se questionam sobre como ganhar dinheiro com o Instagram. Embora possa parecer divertido e para algumas pessoas não seja a coisa mais trabalhosa do mundo, a verdade é que, se não for uma celebridade ou alguém que já tenha alguma visibilidade, pode demorar algum tempo a colher os frutos do trabalho que vai permitir que lucre com esta rede social.

Como ganhar dinheiro com o Instagram: primeiros passos

Antes de saber como ganhar dinheiro com o Instagram, convém ter noção das condições que precisa de ter criadas para que mais tarde isso aconteça. Algumas ideias podem ser muito boas mas, se não tiver estes elementos, de pouco ou nada servirá. Tome nota.

Seguidores

como-ganhar-dinheiro-com-o-instagram

Se não tiver seguidores é certo que não conseguirá ganhar dinheiro com o Instagram. As marcas que pagam a influenciadores para fazer publicidade aos seus produtos e serviços só o fazem porque há muitas pessoas que os seguem e que levam em consideração o que esses influenciadores dizem sobre determinado produto.

Coerência

como-ganhar-dinheiro-com-o-instagram

Se não definir um estilo concreto e um tom de comunicação, não só será mais difícil atrair seguidores como as próprias marcas, que não se irão associar a alguém que não saibam se de hoje para amanhã irá apoiar uma causa que vá contra os seus princípios. Não queira agradar a todos. É preferível ter um público fiel que o leve a sério do que tentar chegar a todos.

Qualidade

como-ganhar-dinheiro-com-o-instagram

Não faça publicações só por fazer. Alguns influenciadores, como atores famosos ou cantores, têm tanto alcance e uma imagem tão sólida que podem dar-se ao luxo de fazer publicações insignificantes, que isso não os afetará de forma negativa.

Mas quem não tem assim tanta visibilidade deve preocupar-se com a qualidade daquilo que passa cá para fora. Desde o conteúdo da publicação à qualidade da imagem, os enquadramentos das fotos e a forma como escreve, por exemplo, são importantes e ditará o sucesso das suas publicações.

Presença

como-ganhar-dinheiro-com-o-instagram

Se a qualidade é importante, fazer publicações com uma certa periodicidade também é. Tenha cuidado com o que publica, sim, mas não fique muito tempo sem partilhar ideias, novidades e sugestões. Caso contrário, e tendo em conta que há tanta gente a lutar por um lugar ao sol no mundo do Instagram, facilmente pode ser esquecido pelos seus seguidores.

Formas de ganhar dinheiro com o Instagram

Publicações patrocinadas

Como ganhar dinheiro com o Instagram através de publicações patrocinadas? Para além das condições de que falámos acima, é preciso fazer-se notar. E para se fazer notar deve pôr em prática os valores das marcas que quer atrair.

É frequente que as próprias marcas procurem os influenciadores e lhes proponham negócio, por isso tente ter algo que se diferencie e destaque dos outros. E se as marcas não forem até si, arrisque entrar em contacto com elas e inverter a tendência.

Dois bons exemplos de géneros de instagramers patrocinados por marcas são os ligados à área de saúde e bem-estar, nomeadamente os que têm páginas de nutrição e fitness (por vezes os dois). Como há uma crescente preocupação em fazer uma alimentação e ter um estilo de vida saudáveis, com uma boa página de Instagram é fácil atrair seguidores.

E como as marcas sabem disso, têm interesse em patrocinar esses instagramers. Se fitness é o seu segundo nome ou se tem conhecimentos aprofundados de nutrição, esta pode ser uma boa aposta.

Também há o caso dos viajantes. E este é, talvez, do tipo de páginas de Instagram que mais cativa os seguidores. Viagens interessantes, bem relatadas e com fotografias que quase nos façam transportar para determinado destino são meio caminho andado para atrair seguidores e patrocinadores.

Venda de produtos e serviços

O Instagram pode ser uma boa forma de publicitar produtos ou serviços que eventualmente tenha para vender. Muitas marcas pagam para que as suas publicações tenham mais visibilidade. Se tem o que vender e quer chegar a mais pessoas, pode optar por fazer o mesmo, se achar que compensa.

E, mais uma vez, se tiver muitos seguidores, até sem pagar por essas publicações pode chegar a vários potenciais clientes.

Afiliação

Também lhe explicamos como ganhar dinheiro com o Instagram através da afiliação. Este é o tipo de programa em que se associa a certas marcas. Desta forma, ganhará uma comissão sempre que alguma compra seja realizada através de si. Ou seja, depois de fazer publicidade a uma marca, todos os compradores que tiverem sido direcionados por si, farão com que ganhe uma comissão.

Alguns sites onde se pode inscrever para começar a fazer promoção de produtos no Instagram e ganhar algum dinheiro com isso são:

Venda de fotografias

Já não precisa de ser um fotógrafo profissional para ganhar dinheiro com essa arte. Através da aplicação Scoopshot pode colocar à venda as suas fotografias.

Várias empresas, agências e até bloggers recorrem a esta fonte de fotografias, que também são publicadas no Instagram, para comprar fotografias que costumam ser vendidas a preços que variam entre os 3,50€ e os 44€.

Gestão de redes sociais

Se quer descobrir como ganhar dinheiro com o Instagram de forma profissional, dedicar-se à gestão de redes sociais, à definição de estratégias e à análise de resultados é o melhor caminho.

A formação é fundamental e a oferta é variada, por isso é só fazer uma breve pesquisa na internet que encontrará vários cursos à sua disposição. Para além disso, leia muitos artigos sobre as novidades tecnológicas e atualizações feitas às redes sociais de versão para versão.

Por fim, nada melhor que explorar as próprias redes sociais. Experimente as várias opções que as aplicações têm para perceber como cada uma funciona, de forma a dominar cada pormenor deste mundo cada vez mais vasto.

Veja também: