Publicidade:

Como investir pouco dinheiro e ter lucro

Saiba como investir pouco dinheiro e, mesmo assim, aumentar as poupanças da família e preparar o futuro aos poucos.

Como investir pouco dinheiro e ter lucro
O mercado de investimentos não é só para ricos

Se pensa que o mercado de investimentos só está ao alcance dos milionários, é altura de rever esse conceito. Também pode aprender como investir pouco dinheiro – e em que investir – de forma a gerar lucros e aumentar as poupanças.

As ofertas no mercado são muitas e incluem maior ou menor risco. Em contrapartida, claro está, também prometem maior ou menor lucro em prazos que variam. Se tem algum dinheiro de parte e não sabe como aplicá-lo, analise as opções abaixo.

Como investir pouco dinheiro


Em primeiro lugar, convém saber que aprender como investir pouco dinheiro também é aprender a lidar com lucros mais baixos ou mais lentos. Mil euros não rendem o mesmo que um milhão, por isso este é um trabalho de paciência.

Outra condição para quem tem pouco capital disponível é manter a consciência do que pode e não pode arriscar. Às vezes, o problema não está em saber como investir pouco dinheiro, mas em saber se deve investir o pouco dinheiro que tem. Antes de aplicá-lo, garanta que o valor que está a investir não vai mesmo fazer falta.

Onde fazer investimentos com pouco dinheiro


As opções para quem quer investir pouco dinheiro são variadas e englobam riscos diferentes. Vamos mostrar-lhe algumas alternativas e explicar-lhe tudo sobre os riscos e os lucros, para que possa tomar uma decisão mais informada.

1. Investir em depósitos a prazo

como investir pouco dinheiro

É a forma mais fácil e segura de fazer um investimento e em alguns bancos nem sequer precisa de sair de casa, porque há depósitos de subscrição online. Estes depósitos são pensados para quem está a começar e quer aprender como investir pouco dinheiro e, por isso, tendem a ter limites mínimos muito baixos. Pode começar com poucas centenas de euros e ir acrescentando ao longo do tempo.

A desvantagem desta solução é que, por serem de prazos curtos, estes depósitos têm uma rentabilidade baixa – tão baixa que muitas vezes nem alcança a inflação, o que quer dizer que, de um ano para o outro, está a perder dinheiro.

2. Investir em obrigações

De uma forma simples, ao comprar obrigações está a comprar dívidas de empresas, isto é, as empresas passam a ter de pagar-lhe a si em vez de pagarem a um banco ou instituição. Esta opção não só é boa para quem quer adotar técnicas mais cautelosas, como investir pouco dinheiro – porque é do seu lado que fica a decisão de quanto quer comprar -, como também pode trazer bons lucros se a empresa devedora entretanto melhorar o rating.

A desvantagem das obrigações é o prazo, que tende a ser muito longo. Se, por um lado, há obrigações que são um investimento seguro (as do Estado Português, por exemplo), por outro pode ter de esperar dez anos para receber o rendimento.

3. Investir em ações

investir pouco dinheiro em acoes

Este é um investimento de risco, mas pode dar bons rendimentos mais rápido do que a compra de obrigações, e é um bom exemplo de como investir pouco dinheiro não é obrigatoriamente sinal de receber baixos rendimentos.

Para avançar com o investimento na bolsa convém estar apoiado por um corretor – que vai cobrar-lhe uma percentagem do rendimento ganho – ou por uma plataforma de investimentos. Em qualquer dos casos, evite apostar as fichas todas na mesma empresa, para não perder tudo no caso de as ações descerem.

4. Participar em fundos mútuos

O seu dinheiro é pouco, mas, se o juntar ao de muitas pessoas que também têm pouco, facilmente chega a um valor significativo. É o que acontece quando entra em fundos mútuos: entrega o seu dinheiro a um gestor profissional que, somando-o ao de outras pessoas, vai investir em diferentes negócios lucrativos. No final, o rendimento divide por todos em proporção ao que investiram.

Já percebeu que esta modalidade é ótima para quem quer investir pouco dinheiro, mas repare que estamos a falar de entregar as suas poupanças a um desconhecido. Tenha cuidado e nunca entregue tudo o que tem, porque pode ter más surpresas.

5. Entrar em fundos de investimento específico

Estes fundos de investimento focam-se sobretudo em economias emergentes (como as africanas ou asiáticas) e investem o seu dinheiro em negócios que, mais tarde, podem crescer em larga escala.

Como escolhe o que quer entregar, pode perfeitamente começar devagar, como investir pouco dinheiro, e ficar a ver no que dá antes de fazer crescer a aposta. Por outro lado, estamos a falar de investimentos a muito longo prazo, porque as economias não crescem de um dia para o outro. Não verá rendimentos significativos antes dos dez anos.

6. Comprar imobiliário em sociedade

Se tem a verba apertada não pode entrar em loucuras, mas e se tentar juntar um grupo de amigos? Mesmo que cada um queira investir pouco dinheiro, juntos podem comprar prédios ou casas em co-propriedade e arrendar, dividindo o lucro por todos.

Este investimento é muito seguro, já que dificilmente uma casa desvaloriza, mas tem a desvantagem de estar sempre “preso” aos restantes proprietários e não poder tomar decisões sozinho.

7. Investir em empresas fora da bolsa

como investir pouco dinheiro

Se aquele seu vizinho teve uma ideia genial e quer criar uma empresa, pode juntar-se a ele em sociedade e participar financeiramente da empresa. Como o negócio ainda está no início, a sociedade sai-lhe barata e é um excelente exemplo de como investir pouco dinheiro só exige mais criatividade.

Esta solução vai exigir de si muito olho para o negócio e é um investimento de risco, porque a empresa pode não vingar. Por outro lado, pense que há alguns anos um punhado de pessoas investiu algumas centenas de dólares numa empresa chamada Apple e hoje estão todas milionárias…

Aprender como investir pouco dinheiro em soluções que dão bons rendimentos é uma lição essencial para quem quer fazer crescer as poupanças de forma estável. Por pouco que tenha, lembre-se que o dinheiro parado desvaloriza, por isso convém mantê-lo ativo. Muito provavelmente vai falhar alguns investimentos, e isso é normal, mas vale a pena a dor da aprendizagem em prol de um futuro financeiro muito confortável.

Veja também: