Publicidade:

Como lavar a Bimby em três tempos e sem complicações

Há pessoas que acabam por não querer comprar o aparelho só de pensar em como lavar a Bimby. Mas, acredite: é mais simples do que imagina.

Como lavar a Bimby em três tempos e sem complicações
É rápido e simples

Que é um sonho e um poço de receitas e facilidades na cozinha ninguém discute. O problema que, por vezes, se coloca é mesmo a questão de como lavar a Bimby… Peças e mais peças que se desmontam? E posso lavar na máquina? Como esfregar? Acredite, é bem mais simples do que imagina. Descubra todos os truques e passo a passo.

Como lavar a Bimby sem dramas e complicações


Sobremesas, acompanhamentos, sopas ou até a refeição completa. É possível fazer isto tudo e mais ainda neste robot. Mas, depois de tantos cozinhados, como lavar a Bimby? Existem dicas que vão garantir a sua correta e rápida limpeza sem danificar os seus mecanismos e acessórios.

 

Como lavar a Bimby: dicas iniciais

  1. Não utilize objetos pontiagudos na limpeza da Bimby para não riscar e danificar.
  2. Não utilize esfregões de aço, caso contrário vai fazer riscos que não volta a sair.
  3. Desligue sempre a máquina da ficha antes de começar a limpá-la e afaste a água de tudo que é componente eletrónica.

Como lavar a Bimby: passo a passo

1. Varoma

Misture um pouco de água com meio copo de vinagre, coloque na varoma e ligue na velocidade 5, temperatura a 100 graus, durante cerca de 10 minutos.

2. Copo misturador

Lave o copo com água quente e um pouco de detergente. Pode fazê-lo manualmente ou na máquina de lavar loiça. Depois de lavado, deixe-o secar totalmente antes de voltar a utilizar.

3. Acessórios

Comece por separar a tampa do anel de vedação e coloque-os num nível superior da máquina de lavar loiça.
A lavagem na máquina pode ser aplicada também à espátula e à borboleta, que devem ser lavadas imediatamente após a sua utilização.

4. Lâmina

Segure a lâmina misturadora sob água corrente, com a lâmina virada para cima e com a ajuda de uma escova suave que esfregue os resíduos. Atenção! A lâmina misturadora nunca deve ficar mergulhada dentro de água porque pode ficar facilmente danificada e apenas as lâminas produzidas posteriormente a julho de 2006 é que podem ser lavadas numa máquina de lavar loiça.

Dicas extra para saber como lavar a Bimby e deixá-la como nova


Eliminar manchas de alimentos

Coloque no copo misturador ¼ de colher de chá de detergente de loiça, 750 ml de água e 250 ml de vinagre. Programe a máquina para 10 minutos, na velocidade 1, a 50º C e terminada a lavagem, deixe o líquido repousar durante uma hora. Seguidamente lave várias vezes com água fria.

Remover queimado

Coloque no copo misturador 300 g de água, uma quantidade generosa de vinagre e 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio. Programe a máquina para 10 minutos, na velocidade 1 e temperatura Varoma. Depois, lave como habitualmente.

Veja também:

Limpeza e Arrumação