Publicidade:

Como lavar camisolas de malha: diga adeus aos estragos

Para saber como lavar camisolas de malha, mantendo todas as suas propriedades, é preciso atentar às dicas. Siga as nossas sem medos.

Como lavar camisolas de malha: diga adeus aos estragos
Malhas sempre bonitas

É a peça rainha dos dias frios e de inverno. Quentinhas, fofinhas, confortáveis e suaves como nenhuma outra, são a grande escolha para usar nos dias em que precisamos de um aconchego extra. Mas, afinal, como lavar camisolas de malha sem encontrar, depois, malhas puxadas, cores tingidas, fibras duras ou até alguns buracos?

Neste artigo vai conseguir saber tudo isto (e mais ainda!).

Como lavar camisolas de malha: 8 segredos bem guardados


Como lavar malhas: todos os segredos desvendados

1. Pré tratamento

Comecemos pelo princípio. Antes de saber como lavar camisolas de malha é necessário fazer uma análise prévia a cada peça. Existem manchas específicas a remover? O que diz a sua etiqueta? Pode ir à máquina? Que tipo de cuidados exige?

Verifique cuidadosamente a peça em questão. Caso necessite de um tratamento prévio, aplique um pouco de detergente de pré lavagem especial para malhas, deixe de molho durante uns 15 minutos e depois então estará pronta para começar a sua lavagem normal.

2. Lavagem: à mão ou à máquina?

Feito o pré tratamento às peças que quer lavar, está na hora de decidir se vai lavá-las à mão ou na máquina. Quer um conselho de amigo? Na dúvida, lave à mão – é sempre mais seguro, mesmo que a etiqueta permita lavagem na máquina.

Opte por esfregar à mão e de forma bem suave e com água tépida – nem fria, nem quente. Enxagúe com muito cuidado – e sem torcer em exagero – e deixe secar ao natural, preferencialmente sem ser pendurada (coloque, por exemplo, por cima de uma toalha deitada).

3. Atenção aos ciclos de lavagem

Caso opte mesmo pela lavagem na máquina, tenha bastantes cuidados. Um deles é o ciclo de lavagem, que deve ser o mais suave possível! Procure um programa específico de malhas ou tecidos sensíveis; no caso de não existir, procure pelo ciclo para roupa de bebé.

Pode também optar por colocar as peças dentro daqueles saquinhos de rede que protegem habitualmente roupa mais delicada.

4. Prefira temperaturas mais baixas

Em termos de temperatura, nunca teste uma lavagem a mais de 40º/45º. Este é o limiar da segurança para lavar camisolas de malha sem imprevistos e malhas encolhidas. No caso de lavar de forma manual, o mesmo se aplica – não lave com água muito fria – que também endurece as fibras, mas não exagere na temperatura.

5. Detergentes de qualidade, precisam-se!

Acredite, este é daqueles setores em que não compensa procurar o mais barato de tudo – o resultado pode sair defraudado. Se quer saber como lavar camisolas de malha como um profissional, utilize produtos reconhecidos no mercado e com provas dadas.

Se gosta tanto das peças de roupa quando lava na lavandaria, não pode querer um resultado igual com produtos que não oferecem segurança.

6. Opte por não centrifugar

Se puder optar por não centrifugar as camisolas de malha na máquina, tanto melhor. As fibras de malha são muito sensíveis e podem ficar danificadas ao serem expostas a uma torção violenta. Prefira sempre que as peças sequem ao natural.

7. Máquina de secar roupa? Em último caso!

Se não deve centrifugar as peças, imagine colocá-las na máquina de secar roupa – isso é uma verdadeira violência! Esta opção deve ser considerada apenas em último caso e numa emergência em que precise mesmo da peça com muita urgência.

Neste caso, coloque na máquina apenas peças de malha e programe a opção mais inofensiva e para tecidos especiais.

8. Como lavar camisolas de malha: cuidados extra para cores brancas

Saber como lavar camisolas de malha já é um desafio; se juntar a isso a cor branca, estão reunidos os ingredientes para um cenário mais complicado.

Essencialmente, o que tem de fazer nestes casos é seguir todas as indicações atrás mencionadas, mais a exigência de não misturar cores – mesmo que saiba que esses tecidos não tingem por norma.

E se houver alguma mancha mais teimosa a não querer sair, pode experimentar fazer uma pasta com doses iguais de bicarbonato de sódio e detergente especial para malhas brancas. Aplique diretamente e deixe atuar cinco minutos e lave depois normalmente.

Na hora de secar, prefira dias bem solarengos para que os raios solares promovam e evidenciem a brancura dos tecidos.

Lavar malhas: desvende connosco todos os segredos >>

4 dicas no cuidado da roupa para camisolas de malha sempre perfeitas


Como lavar malhas

É tão importante saber como lavar camisolas de malha quanto saber como cuidar delas em todos os restantes momentos. “Mais vale prevenir do que remediar”, certo? Siga estas boas práticas e prolongue ao máximo a vida das suas peças feitas à base de malhas.

  1. Não lave as camisolas de malha sempre que as usar. Isto só vai fazer com que a fibra se danifique e com que as camisolas fiquem desgastadas. Se depois de uma utilização vir que a camisola está limpa, deixe-a apenas a arejar ao ar livre durante umas horas e volte a guardar.
  2. Muita atenção às etiquetas! Se as mesmas referirem que a peça não deve ir à máquina de lavar, cumpra mesmo. Tentar a sua sorte pode ter resultados que lhe vão dar um desgosto.
  3. As camisolas de malha são peças muito sensíveis e delicadas. Mesmo que a etiqueta permita lavagens na máquina, prefira fazê-lo com temperaturas baixas e com um programa bem suave.
  4. Cuide de todas as peças com carinho. Arrume-as com cuidado, não pendure e não as amasse!

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação