Publicidade:

Como lavar um fato em casa: passo a passo prático

Um fato bem cuidado causa sempre a melhor das impressões. Aprenda com o nosso guia como lavar um fato em casa e mantê-lo perfeito.

Como lavar um fato em casa: passo a passo prático
O guia prático que vai querer guardar consigo

Não importa se o fato é usado no dia a dia, para o trabalho, ou se apenas é levado a ocasiões especiais: importa, sim, que seja bem cuidado e que passe a melhor impressão de quem o usa.

Por ser um tipo de roupa que exige um maior investimento financeiro, ou por ser poucas vezes utilizado, a maior parte das pessoas recorre aos serviços de uma boa lavandaria para manter os fatos sempre impecáveis. É o seu caso? Pois, saiba que poderia poupar tempo e dinheiro se soubesse como lavar um fato em casa através de passos simples e fáceis.

Sim, leu bem: se tiver alguns cuidados básicos com a lavagem, é possível tratar da limpeza de fatos mesmo em casa. No entanto, se já está a questionar-se sobre se pode lavar este tipo de roupa à máquina, pode esquecer o assunto, pois a resposta é um não certeiro. A lavagem de fatos na máquina da roupa não é, de todo, recomendada, uma vez que qualquer ciclo escolhido pode danificar o tecido.

Para evitar problemas com o tecido ou até mesmo que uma das peças encolha, o mais seguro é optar pela lavagem à mão – mas, ainda assim, antes de começar, deve ter em conta as nossas dicas e o passo a passo, além das instruções que vai encontrar na etiqueta da roupa. Siga sempre as recomendações do fabricante para saber como lavar e secar as suas peças de roupa.

De seguida, fique com as dicas do nosso guia prático para a lavagem caseira de fatos.

Como lavar um fato em casa: o seu guia prático e simples


como lavar um fato em casa

Uma limpeza superficial pode ser suficiente

Já se sabe: não é apenas uma questão de poupar na fatura da lavandaria, mas a verdade é que os fatos não são peças de roupa que se devem lavar com muita frequência. Lavagens excessivas só vão desgastar o tecido da sua roupa. Antes de escolher lavar um fato, pondere se aquilo de que este precisa não será apenas uma limpeza superficial.

Siga uma rotina com 3 regras simples para garantir que a sua peça fica limpa e sem cheiros por mais tempo, evitando as lavagens:

  1. sempre que o fato for usado, evite guardá-lo logo de seguida. Opte antes por deixá-lo numa cruzeta e em local bem ventilado por algumas horas;
  2. pendure, sempre que achar necessário, o fato na casa de banho – o vapor dos banhos ajuda a deixar o tecido menos “amarrotado”;
  3. tente remover pequenas sujidades com a ajuda de um pano húmido ou uma toalhita humedecida.

Passo a passo para uma lavagem completa

Se uma limpeza superficial não é suficiente e a lavagem completa parece realmente necessária, o primeiro passo é verificar qual é a composição do tecido. Isso porque fatos confecionados em lã fria são mais adequados às lavagens caseiras. Consulte a etiqueta da sua roupa para tirar a dúvida e verifique as instruções de lavagem.

Atenção: nunca, nunca mesmo, tente lavar fatos na máquina da roupa – o mais certo é mesmo que acabe por estragar a roupa.

Descubra como lavar camisas como um profissional >>

Veja agora como lavar um fato à mão em casa:

  1. Para começar, encha um balde ou uma bacia grande com água fria e um pouco de detergente especial para roupas delicadas;
  2. Mergulhe a peça – casaco ou calças – na água com detergente;
  3. Inicie a lavagem removendo sujidades, fios soltos ou pelos com a ajuda de uma escova macia;
  4. Deixe a(s) peça(s) na solução por alguns minutos, para facilitar a retirada das nódoas ou sujidades mais resistentes;
  5. Utilize a escova nas zonas que têm tendência a acumular mais sujidade (colarinho do casado, cotovelos, embaixo das axilas, cintura e bainha das calças);
  6. enxágue bem o fato lavado com água fria, removendo completamente o detergente;
  7. deixe o fato no balde ou bacia com água e uma medida de amaciador por, aproximadamente, 30 minutos;
  8. retire todo o excesso da água, espremendo delicadamente a peça (sem torcer).

Saiba como decifrar as etiquetas das roupas >>

 4 cuidados que deve ter ao ao secar e passar o seu fato em casa

  1. Depois de lavar o fato em casa, deve deixá-lo secar pendurado num cabide de plástico resistente, sempre à sombra;
  2. Não se esqueça de arranjar bem o colarinho, os punhos e toda a estrutura interna do fato;
  3. Deixe os bolsos virados para fora, para que sequem mais rápido. Todos esses cuidados vão ajudar quando for a altura de passar o fato a ferro;
  4. Quando o fato já estiver bem seco, use o ferro de passar na temperatura indicada na etiqueta da peça, passando sempre pelo avesso.

3 dicas para guardar o fato da melhor maneira

Se tiver em conta alguns cuidados essenciais ao guardar o fato, vai conseguir mantê-lo como novo por muito mais tempo. Siga as dicas!

  1. Guarde o fato em local limpo e seco, evitando pó e humidade;
  2. Duas vezes por ano, deixe os seus fatos por alguns minutos ao sol para remover os indesejados ácaros;
  3. Use cabides de madeira, mais robustos, para evitar que a forma do fato fique comprometida.

Agora que já sabe como lavar um fato em casa, preservando as suas qualidades por mais tempo, vai conseguir ter as suas roupas impecáveis sem gastar a mais com a lavandaria.

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.

Limpeza e Arrumação