Publicidade:

Como lavar malhas: todos os segredos desvendados

Nem sempre é fácil saber como lavar malhas mantendo as suas fibras e propriedades originais - mas, com este guia, nunca mais terá dúvidas.

Como lavar malhas: todos os segredos desvendados
Malhas sempre bonitas

Se existem peças de roupa mais sensíveis e delicadas são estas. Sejam de pura lã, mistura ou totalmente sintéticas, é muito importante saber como lavar malhas para que o resultado final não seja um desgosto por perder uma peça que tanto gosta.

Quantas vezes chegou à máquina e deu de caras com uma camisola 3 vezes mais pequena, manchada, com as fibras puxadas ou tão duras que dava para servir de tabuleiro?

Em primeiro lugar é importante que não se martirize – acontece aos melhores! Mas, a partir de agora, vai ver que nunca mais terá estes problemas – siga o nosso guia de como lavar malhas e consiga um resultado digno de lavandaria.

Como lavar malhas sem as danificar: as regras de ouro


Para saber como lavar malhas corretamente é importante fazer uma distinção: a lavagem à mão é necessariamente diferente da lavagem à máquina e cada uma delas requer cuidados específicos e diferentes!

Existem, aliás, algumas peças que nem sequer devem ir à máquina. O segredo está sempre nas etiquetas, nunca se esqueça delas! É lá que está o bilhete de identidade de cada peça. E se refere que não deve ir à máquina, é porque não deve mesmo… Não arrisque!

Como lavar malhas

Como lavar malhas na máquina

Malha de lã

Vamos então começar pelo capítulo de como lavar malhas na máquina. Antes de as colocar na máquina, não se esqueça de verificar o seguinte:

A etiqueta permite que vá à máquina?
Quais as instruções ao nível de cuidados na máquina?

Passada esta etapa, e caso esteja ‘liberada’ a lavagem à máquina, escolha um programa de lavagem bem suave e com temperaturas não muito quentes – não vai querer roupas encolhidas, pois não?

Caso a sua máquina não tenha um ciclo específico para roupas de lã, escolha um de roupa delicada ou então de lavagem à mão.

No final, se puder optar, não centrifugue as peças. É preferível que retire as peças assim e que as torça à mão mas bem delicadamente – as fibras da lã são muito sensíveis e podem acabar danificadas se forem torcidas na máquina.

Importante também é a utilização de um detergente de qualidade e de preferência especificamente para este efeito. Em termos de quantidade, é importante que siga as instruções da embalagem.

Estenda depois a peça na horizontal sobre uma toalha seca e enrole-a delicadamente para absorver o excesso de humidade.

Evite pendurar roupas de lã para não danificar a sua fibra – deixe que termine de secar sobre uma toalha, na horizontal.

Há 6 coisas que nunca deve lavar na máquina >>

Malha sintética

Não pense que por se tratarem de malhas sintéticas os cuidados podem ser abandonados…Existem malhas não naturais que até precisam de mais atenção do que malhas! Novamente, não se esqueça de verificar as etiquetas. Se não seguir estas instruções, pode acabar com um casaco ou camisola que tanto gosta…

Depois de verificada a etiqueta, escolha um programa suave para a lavagem. Neste caso pode centrifugar (exceto no caso da etiqueta não permitir) e estender no estendal mas sem molas.

Como lavar malhas à mão

Na dúvida, é sempre melhor optar pela lavagem das malhas à mão. Mas mesmo este processo exige cuidados! Conheça-os.

Malha de lã

Siga estas indicações e evite erros desnecessários:

  1. comece por encher um balde com água morna e adicione o detergente especial malhas na dosagem indicada na embalagem.
  2. coloque a peça no balde e dê especial atenção a quaisquer manchas ou maus odores – pode tratá-las diretamente com mais um pouco de detergente, esfregando suavemente.
  3. Deixe atuar uma a duas horas neste molho e enxágue em água morna e seque com a ajuda de uma toalha.

Saiba com que frequência deve lavar as toalhas >>

Malha sintética

No caso das malhas sintéticas, deve também ter alguns cuidados com a sua lavagem. E a lavagem à mão não é exceção! Comece por juntar a roupa num balde ou alguidar com água e, no caso de ter muitas nódoas, deixe-a de molho.

Verta a quantidade indicada de detergente e depois de lavar esfregando suavemente, torça-a com muito cuidado. Se a sua pele for muito sensível, poderá ser aconselhado utilizar luvas de borracha.

As melhores dicas para lavar os soutiens >>

Máquina de secar: sim ou não?

A máquina secar, no caso das malhas, deve ser uma solução apenas de recurso. Deve optar pela secagem com a toalha!

Na impossibilidade de o fazer, escolha o programa mais delicado e coloque as peças viradas do avesso. Para remover o líquido em excesso de outros tipos de lãs, pode utilizar um ciclo de secagem muito baixo. Deixe depois o resto secar naturalmente e certifique-se que as malhas não estão a apanhar luz solar direta durante muito tempo para não descolorarem ou estragarem as fibras.

E nunca seque as malhas perto de uma lareira ou radiador, o resultado vai ser bastante desolador.

Agora que já sabe todos os segredos de como lavar malhas sem erros e percalços, torne-se um verdadeiro guru da lide das peças de roupa!

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação