Publicidade:

Como lavar pincéis de maquilhagem

Usamos todos os dias e, nem sempre, pensamos em como lavar pincéis de maquilhagem. Descubra as formas mais simples de o fazer.

Como lavar pincéis de maquilhagem
Cuidados a ter com os acessórios de beleza

Saber como lavar pincéis de maquilhagem é imprescindível para mantê-los bonitos, saudáveis e limpos de bactérias, impurezas da pele e resquícios de produtos. Se não o fizer, poderá sentir alterações no tom e textura da maquilhagem, arruinando o resultado final – para além de não ser um hábito nada higiénico.

Quer saber como lavar pincéis de maquilhagem? Sugerimos, então, 4 formas bem simples e que deixará os seus artigos limpos e bem conservados.

Como lavar pincéis de maquilhagem: 4 opções


Não é suficiente limpar a pele. Saber como lavar os pincéis de maquilhagem ajudam a garantir a sua durabilidade e ainda evitar contaminações de bactérias. No processo de secagem, deve sempre colocar o pincel para baixo, para evitar que os restos de água se depositem nas cerdas e estrague a cola que as liga ao cabo.

1. Com champô neutro

O ideal é usar champôs infantis, pois possuem um PH balanceado e não contêm álcool. Basta colocar um pouco de champô no pincel e esfregá-lo debaixo de água corrente, de forma gentil e cuidada, até retirar todo o produto – ou até que a água saia limpa.

2. Com desmaquilhante

Pode, também, lavar os pincéis com um desmaquilhante: basta depositar o produto nas cerdas e deixar atuar durante alguns segundos. Em seguida, é só lavar com a água corrente até que fique totalmente limpo.

3. Com um tapete ou luva de borracha

A ideia é colocar o tapete ou uma luva de borracha numa superfície lisa – o lavatório ou o chuveiro, por exemplo, e ir alternando entre molhar o pincel em champô neutro e esfrega-lo na borracha, em movimento circulares.

4. Com um líquido próprio

Atualmente já existem líquidos próprios e adequados especificamente para a limpeza de pincéis. Só precisa de aplica-lo no pincel e limpar as cerdas com uma toalha limpa até sair todo o produto. Depois, é só colocar a secar.

Principais tipos de pincel de maquilhagem


pinceis kikoFonte: Kiko

É provável que lá por casa tenha estes artigos, ou alguns, mas será que sabe exatamente para que funcionam? Agora que já sabe como lavar os pincéis de maquilhagem, descubra para que servem os principais. Todos podem ser lavados da mesma maneira.

1. Pincel para base

Existem três diferentes tipos de pincéis destinados à aplicação da base, cada um com o seu formato, tamanho e textura. Apresentam resultados diferentes e nenhum é melhor que o outro. Terá de ser o utilizador a decidir qual o que melhor resulta.

2. Pincel de correção

Este pincel serve para aplicar o corretor de imperfeições e tem uma forma achatada e pequena.

3. Pincel para pó

Este é o maior pincel que terá, independentemente do tipo de pó que use: é grande, volumoso e de formato arredondado.

4. Pincel para blush, bronzer e iluminador

Se utilizar apenas um único pincel para a aplicação destes produtos, ele deverá ser igual ao pincel de aplicação do pó, mas num formato ligeiramente mais pequeno, com cerdas mais longas.

5. Pincel para sombra

Para aplicar a sombra nos olhos deverá usar um pincel pequeno, de formato achatado e com cerdas firmes para uma maior precisão.

6. Pincel para esfumar

Também é um pincel de formato pequeno, composto por cerdas naturais, bem macias, com formato arredondado e mais largo, de modo a facilitar a marcação do côncavo e permitir esfumar as cores como desejado.

7. Pincel para delinear

O pincel para delinear deve ser pequeno, fino, e corte diagonal. Tem múltiplas funções: dado que serve para delinear os olhos nas pálpebras superior e inferior, preencher as sobrancelhas e aplicar o eyeliner.

8. Pincel para lábios

Não pense que é um utensílio do século passado, pois a sua utilização ajuda a delimitar melhor os lábios, permite dar mais volume, se tiver esse objetivo, bem como permitir que o batom permaneça durante mais tempo.

Veja também: