Publicidade:

Como limpar estofos do carro em 6 passos

Saber como limpar estofos do carro é o primeiro passo para evitar mau cheiro e manchas indesejadas. Saiba como mantê-los limpos.

Como limpar estofos do carro em 6 passos
Podem ser em pele ou tecido, mas lembre-se sempre de os limpar

Ao contrário do que muitos pensam, é possível manter o carro limpo sem ser um profissional e um dos passos importantes deste processo é saber como limpar estofos do carro.

Manchas de gordura, tintas, tabaco, pelos de animais domésticos, cabelos, restos de comida: tudo isso pode deixar marcas no veículo. Preparámos um passo-a-passo para saber como limpar estofos do carro sem precisar de recorrer a um profissional.

Como limpar estofos do carro: 6 passos

1º passo: aspirar

Utilize um aspirador comum, mas com uma boa potência, para tirar todo o pó, resíduos de tecidos e possíveis pelos e cabelos. Preste atenção às dobras do tecido e tenha o cuidado de não deixar passar nenhuma falha. Dê uma atenção especial às zonas com manchas: retirar o pó que está na superfície faz com a que o líquido de limpeza penetre mais facilmente no tecido.

2º passo: usar uma solução de limpeza

carro

Use um produto específico para limpeza de estofos do carro ou algum que seja para retirar sujidade de tecidos, como tapetes e cortinados. Outros tipos de detergentes e lava-tudo podem manchar ou, ao não serem retirados da maneira adequada, provocar mofo ou piora da mancha.

Evite usar uma quantidade muito grande do produto, opte antes por camadas finas antes do processo de escovar e massajar. Usar muito líquido pode humedecer o estofo e levar a proliferação de mofo e mau cheiro.

3º passo: esfregar

Utilize uma escova de dentes velha ou alguma outra escovinha de cerdas macias para esfregar o produto no estofo. É importante que este passo seja realizado imediatamente após a aplicação do produto.

4º passo: limpar

Com uma toalha ou com um pano de microfibra limpe a zona afetada. O ato de massajar fará com que o produto penetre mais facilmente e irá ajudar a retirar a sujidade no tecido.

5º passo: repetir

Tem mais manchas? A mancha alvo não saiu completamente? Então o próximo passo é repetir os últimos três passos citados até atingir o resultado desejado.

É importante dizer que estas técnicas não precisam de ser aplicadas apenas em zonas com manchas, mas sim em todo a área desejada. Por exemplo: se o desejo for de limpar todo o estofo dos bancos dianteiros, é possível repetir o processo em grandes zonas até ter todo o banco limpo.

6º passo: aspirar

aspirar estofo
Uma vez que todo o processo de limpeza esteja concluído, aspire mais uma vez. Isto ajudará a secar qualquer zona que por ventura tenha ficado húmida. Não esqueça de deixar o estofo respirar antes de voltar a utilizar o veículo.

Veja também: