Publicidade:

Como limpar o bolor nas paredes e melhorar a respiração

O bolor que ataca as paredes de sua casa pode mesmo provocar problemas de saúde. Fique a saber como prevenir e como limpar o bolor nas paredes.

Como limpar o bolor nas paredes e melhorar a respiração
As manchas causadas pela humidade são uma dor de cabeça comum

Muitas são as casas que sofrem com este problema que arruina tantas divisões. O problema, contudo, é que este fenómeno pode também provocar alergias, sinusite e rinite. Por isso mesmo, é importante que saiba como limpar o bolor nas paredes para salvaguardar a sua habitação e saúde.

O bolor degrada o estado não só dos espaços mas também de roupa, sapatos, entre muitas outras coisas. Tome nota de todas as nossas dicas para se ver livre deste problema provocado pela humidade.

O que é o bolor e como prevenir o seu aparecimento


como limpar o bolor nas paredes

Bolor é o nome que se dá a fungos filamentosos que se desenvolvem especialmente em locais húmidos, pouco ventilados ou escuros. Manifestam-se sob a forma de manchas bem visíveis (geralmente acastanhadas ou escuras), que se espalham rapidamente pelas paredes.

Casas de banho, cozinhas e armários são as principais vítimas deste problema, mas o bolor pode surgir noutras divisões e compartimentos com muita humidade. Isto significa que as estações frias são a altura mais propícia para o aparecimento das incómodas manchas.

A exposição a estes fungos pode ser bastante prejudicial para a saúde, principalmente em pessoas com doenças respiratórias, alergias ou problemas no sistema imunitário. Também os animais podem sofrer reações adversas.

Isto significa que é crucial prevenir e resolver o problema, pelo que deve mesmo ficar a saber como limpar o bolor nas paredes.

Como prevenir o bolor nas paredes

Como em quase tudo na vida, também no que se refere ao bolor mais vale prevenir do que remediar. Neste sentido, existe um conjunto de práticas que pode empregar para garantir que evita ao máximo o aparecimento de manchas de bolor nas suas paredes:

  • Tente arejar todas as divisões da casa, com especial atenção aos ambientes mais húmidos (casa de banho e cozinha);
  • Aposte num desumidificador;
  • Procure manter a cortina da banheira seca;
  • Após o banho, estenda as toalhas para secarem;
  • Use um bom revestimento de paredes e tetos para evitar a condensação e, consequentemente, o bolor;
  • Escolha tintas com características antifúngicas.

Como limpar o bolor nas paredes


aprenda como limpar o bolor das paredes

Antes de saber como limpar o bolor nas paredes é importante que garanta que tem os cuidados necessários: certifique-se de que tem luvas, uma máscara e algum tipo de proteção para os olhos. Não se esqueça, ainda, de manter as janelas abertas durante o processo de limpeza.

A verdade é que existe mais do que uma tática que pode utilizar no que se refere ao combate contra este tipo de manchas:

  • Misturar água e bicarbonato de sódio e usar como produto de limpeza;
  • Recorrer ao vinagre branco;
  • Usar sumo de limão para os azulejos da cada de banho;
  • Usar lixívia (deve proteger o chão para evitar manchas).

Em qualquer dos casos, é muito importante que limpe bem o pano ou escova utilizados à medida que vai eliminando o bolor. No fim do processo, deve garantir que passa um pano molhado na parede, de modo a eliminar quais resíduos.

Agora que já sabe como limpar o bolor nas paredes, ponha mãos à obra e deixe a sua casa impecável a tempo do verão.

Veja também: