Publicidade:

Como limpar o telemóvel em 5 passos

Se não quer danificar o seu dispositivo por excesso de acumulação de pó ou outros resíduos, deve limpar o telemóvel com alguma frequência. Saiba como.

Como limpar o telemóvel em 5 passos
Siga estes passos

À primeira vista, limpar o telemóvel pode parecer fácil. Basta um pouco de água e um pano para resolver qualquer situação. Desengane-se.

Não se esqueça que em causa está um dispositivo eletrónico repleto de pequenas ligações que podem ficar seriamente comprometidas quando o método de limpeza aplicado não é o melhor. Não basta, por isso, “passar um pano” sobre o telemóvel, mas sim limpá-lo de acordo com alguns passos importantes.

Como limpar o telemóvel: passo a passo


limpar o telemóvel

1. Retire e limpe a capa de proteção

Se a utilizar, obviamente. Não deve fazer qualquer tipo de limpeza (superficial ou profunda) com uma capa a proteger o telemóvel, já que aumenta a probabilidade de causar algum estrago.

Essa capa também terá de ser limpa, idealmente em primeiro lugar. Se existirem instruções de limpeza, e se ainda as tiver guardadas, siga-as. Se não for esse o caso, limpe a capa com um pano humedecido com água morna e pouco sabão. Esfregue a totalidade da capa com movimentos controlados.

2. Limpe o vidro do ecrã

Esqueça qualquer tipo de químico. Para limpar o telemóvel, mais propriamente o vidro do seu ecrã, evite o uso de substâncias como o álcool ou até o líquido de limpeza de óculos.

Esta é a parte mais sensível no dispositivo, pelo que deve ter um cuidado extra aquando da sua limpeza, que deve ser feita com um pano de microfibra – idealmente novo ou o mais recente possível. Humedeça-o com pouca água (morna) e limpe o ecrã sempre no mesmo sentido, com movimentos delicados.

3. Limpe a entrada do carregador

Esta é uma componente por vezes esquecida quando se decide limpar o telemóvel. A “porta” de entrada do carregador deve ser limpa com frequência, já que é uma área que acumula pó com muita facilidade, para além de todo o tipo de resíduos – principalmente se costuma andar com o telemóvel nos bolsos, onde a acumulação de detritos é maior.

Para isso, utiliza a “chave” que vem de origem e que permite a abertura do cartão SIM. Se não a tiver, pegue num clipe, abra-o, e insira uma das pontas na entrada.

4. Limpe os contactos do cabo de carregamento

A falta de limpeza dos contactos do cabo de carregamento por ser a causa para o mau contacto que o seu telemóvel tem quando o tenta carregar.

Todos os pequenos componentes que, no fundo, possibilitam a circulação de energia entre uma tomada e o seu telemóvel, devem também ser limpos com recurso a um pano de microfibra seco – novamente, com movimento controlados que não danifiquem o cabo.

5. Limpe a entrada de fones e de voz

Com a ajuda de um palito e de uma escova de dentes, pode facilmente limpar o telemóvel, nomeadamente os dispositivos onde entram os auscultadores e, também, aqueles que permitem a saída e entrada de som. São espaço que, pelas razões anteriormente explicadas, deixam entrar resíduos e acabam esquecidos pelo utilizador.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.