Publicidade:

Como limpar persianas e conseguir umas janelas sempre imaculadas

Siga estas nossas dicas de como limpar persianas de forma rápida e fácil e, garantidamente, a tarefa vai tornar-se bem menos morosa!

Como limpar persianas e conseguir umas janelas sempre imaculadas
Casa sempre limpa, por dentro e por fora!

Sim, é verdade que há coisas bem mais interessantes do que andar nas lides da casa… Mas não há como evitar e saber como limpar persianas é também importante para garantir a higienização de todo o ambiente.

Afinal de contas, as janelas são ‘o rosto’ de uma casa e é por aí que entra e sai grande parte do ar que circula numa habitação. Se pensar na quantidade de bactérias e pó que se acumula numa persiana, vai ficar com vontade de as ir limpar ainda hoje!

Na hora de arregaçar as mangas começa a pensar nas centenas de lâminas fininhas de uma persiana, nos seus infinitos buraquinhos, encaixes e mais encaixes e perde toda a vontade…não desespere. Fique a saber como limpar persianas sem grandes dramas e garanta uma casa impecável, por dentro e por fora.

Como limpar persianas: diferentes materiais, diferentes dicas!


como limpar persianas

Tipos de persianas

Antes de sabermos propriamente como limpar persianas de forma eficiente, é importante perceber os principais tipos existente. As persianas consistem essencialmente num conjunto de lâminas, unidas por fios e com um sistema de recolha, que são depois colocadas nas janelas (pelo interior ou pelo exterior) para escurecer o espaço interior e conseguir melhores condições de privacidade. Os materiais em que são feitas podem variar entre o alumínio, PVC, madeira ou até mesmo tecido.

A sua limpeza está, obviamente, diretamente relacionada com o tipo de material em questão.

Persianas interiores em tecido

Em primeiro lugar, para saber exatamente como limpar persianas interiores feitas à base de tecido, é preciso saber exatamente as características do tecido em questão. Hoje em dia já existem versões que são laváveis – basta desmontar, retirar dos encaixes, lavar na máquina e voltar a montar.

Para os tecidos que não podem ir à máquina, mas podem ser lavados deve retirar o tecido e colocá-los no chão (de preferência de azulejo, como o WC, por exemplo). Limpe-os com água e detergente e com a ajuda de uma escova macia, mas sem encharcar muito. Passe depois um pano seco para retirar o excesso de humidade e volte a pendurar, para secar ao natural.

Existem ainda tecidos de persianas que não podem ser lavados. São geralmente dotados de um tratamento que repele pó e nódoas, pelo que deve apenas retirar a poeira com um espanador e no caso de detetar nódoas tentar tirá-las com uma toalhita de bebé ou com um pano macio embebido em álcool.

É muito importante que se informe sobre as características da persiana de tecido que tem em casa para adaptar o melhor método.

Como limpar cortinas e persianas de forma simples e rápida >>

Persianas interiores de madeira

No caso de ter em casa persianas de madeira, deve lavar as lâminas, uma a uma, com a ajuda de uma esponja humedecida com água e um produto específico para madeiras. Não use demasiada água para não inchar a madeira. Seque de imediato com um pano macio e termine, se quiser, com um pouco de cera.

Persianas de lâminas de alumínio ou PVC

Para estes casos o ideal será utilizar uma esponja com água e detergente. Aqui não há restrições da quantidade de água! Molhe uma esponja comprida, faça-lhe uns lanhos com o diâmetro aproximado das réguas das persianas, esprema-a bem e encaixe as lâminas nos cortes feitos anteriormente.

Persianas interiores de ripas de encaixe

Estas são as persianas mais comuns. E são também das mais difíceis de limpar em profundidade… No entanto, a verdade é que a acumulação de sujidade não é imensa – apenas pó. Para limpar o pó use um espanador – para este efeito prefira os que têm fios para entrar nos buracos entre as ripas. Outra dica de ouro é a de usar o aspirador com o cano estreito e uma escova na ponta.

Se precisar de lavar mesmo, recorra a uma esponja com água e esfregue delicadamente.

Aprenda a limpar carpetes >>

Persianas exteriores de ripas de encaixe

Finalmente, para os casos de persianas exteriores que não têm acesso direto, tem mesmo de deixar a limpeza para a equipa de manutenção do próprio edifício. No entanto, este tipo de persianas é cada vez mais raro. Se ainda é o seu caso, limpe apenas a face interior e reforce junto do condomínio para fazerem a parte exterior.

É verdade que o processo de como limpar persianas não é propriamente rápido. Falamos de processos minuciosos, que requerem algum tempo, disposição, dedicação e paciência.

Mas a boa notícia é que, se seguir estas dicas, só terá de o fazer uma a duas vezes por ano. Aproveite e inclua mais membros da família para o fazer; se cada um fizer duas janelas, por exemplo, a tarefa torna-se bem menos pesada para todos. Ligue a música bem alto, aproveite um dia com bastante sol para deixar entrar a luz e a tarefa se tornar mais agradável e pense: é só uma vez em cada 365 dias!

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação