Publicidade:

Como limpar prata e mantê-la sempre brilhante

É um dos materiais mais apreciados pelo público feminino. A questão que se impõe é saber como limpar prata e evitar que se deteriore.

Como limpar prata e mantê-la sempre brilhante
Materiais sensíveis necessitam cuidados especiais

Este material é muito bonito, resulta em peças lindíssimas (seja de decoração ou de bijuteria) e é bem mais barato do que o ouro. Mas, como evitar que comece a ganhar a chamada ‘ferrugem’, que oxide e que perca o brilho? A verdade é que não é assim tão difícil como pensa – consulte o nosso guia de como limpar prata.

13 truques para saber como limpar prata como um profissional


como limpar prata

1. Pasta de dentes

A pasta de dente é quase que o ‘melhor amigo’ da prata. É das práticas mais antigas mas também mais eficazes de como limpar prata a 100%. Graças aos seus componentes abrasivos, a pasta de dentes é excelente para a limpeza da prata, dando-lhe até um brilho extra! Importante: utilize as pastas brancas comuns.

Modo de utilização: com a ajuda de uma escova de dentes suave e uma pequena quantidade de pasta, esfregue suavemente as peças de prata. Lave-as com água e sabão para retirar a pasta e deixe secar. Se desejar um acabamento extra, passe um pano macio de flanela no final.

2. Sal

Como limpar prata com sal? É possível? A resposta é sim! Afinal, o sal também é abrasivo e por isso muito eficaz em vários tipos de limpeza.

Modo de utilização: Coloque as peças desejadas de molho num recipiente com água quente e bastante sal. Com o passar do tempo vai perceber que as partes escuras estão a clarear. Retire então as peças e seque-as bem com um pano macio.

3. Papel de alumínio

Se pretende saber como limpar prata de peças mais detalhadas, vai querer usar o truque do papel de alumínio. Isto acontece porque o papel alumínio reage com a água e devolve o brilho das peças feitas de prata.

Modo de utilização: num recipiente com água a ferver, coloque as peças a limpar. Adicione um bocado de papel de alumínio partido em pedaços e deixe ferver cerca de 20 minutos ou até ver a prata ficar mais clara. Retire-as da água quente, passe por água corrente e seque com um pano suave.

4. Casca de banana

Sim, é verdade! A casca de banana não serve só para fazer as figuras dos desenhos animados tropeçar. Quando devidamente utilizada, ela pode ajudá-lo a saber como limpar prata.

Modo de utilização: esfregue as peças de prata com a parte interior da casca de banana durante uns bons minutos. De seguida, passe um pano de flanela por toda a peça, exercendo alguma força (para polir).

5. Detergente da roupa

Sim, este pode ser um grande aliado de quem quer saber como limpar prata.

Modo de utilização: basta forrar um recipiente com folha de alumínio, encher com água a ferver, colocar uma colher de sopa de detergente da roupa em pó e colocar a prata durante um minuto. Passe por água e deixe secar.

6. Ketchup

Modo de utilização: coloque um pouco de ketchup numa folha de papel e esfregue, com cuidado, as zonas manchadas. Se a prata não começar a ficar mais brilhante, deixe o ketchup repousar durante 15 minutos. Depois, esfregue com um pano microfibras, passe por água e seque. Se as peças tiverem relevo, use uma escova dos dentes para chegar a todas as ranhuras.

limpar prata

7. Amido de milho

Modo de utilização: vá juntando água e amido de milho até obter uma pasta. Com um pano húmido, aplique a pasta nas peças, deixe secar, depois, esfregue com algo ligeiramente abrasivo, como uma toalha e as suas pratas ficam como novas.

8. Limpa-vidros

Modo de utilização: coloque limpa-vidros num pano ou numa escova de dentes e limpe as suas peças de prata. Deve fazê-lo com alguma delicadeza. Este simples truque deve deixar as suas pratas como novas.

9. Condicionador de cabelo

Modo de utilização: o melhor mesmo seria que as pratas nunca mais ficassem manchadas, verdade? Experimente, colocar condicionador do cabelo num pano para depois aplicar nas peças de prata já limpas.

10. Giz

Modo de utilização: os seus serviços vão manter-se brilhantes se, no mesmo armário, guardar pedaços de giz. O giz absorve a humidade e impede que as peças de prata fiquem manchadas.

11. Amoníaco

Modo de utilização: num recipiente coloque uma chávena de água quente e meia chávena de amoníaco. Deixe repousar durante 10 minutos, lave e seque.

12. Vinagre

Modo de utilização: num recipiente, coloque meia chávena de vinagre branco e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe as peças de prata a repousar nesta mistura durante duas ou três horas. Lave com água fria e seque bem.

13. Sumo de limão e sal

Modo de utilização: deixe as peças de prata, durante a noite, numa mistura com uma colher de sopa de sumo de limão, meia chávena de leite em pó e uma chávena e meia de água.

Como limpar prata: dicas de conservação

Quando falamos de peças de prata que não serão utilizadas com frequência, deve limpá-las e secá-las bem e depois envolvê-las em papel de cozinha ou em pedaços de flanela. De vez em quando retire-as de lá para verificar o seu estado e volte a embrulhar.

Veja também:

Limpeza e Arrumação