Publicidade:

Os truques e técnicas mais eficazes para limpar a sanita sem falhas

Conheça todos os truques e mais alguns para saber como limpar a sanita de sua casa e deixá-la verdadeiramente imaculada.

Os truques e técnicas mais eficazes para limpar a sanita sem falhas
Este local precisa de uma limpeza profunda e eficaz

O tema pode não ser o mais agradável do mundo… Mas não há qualquer dúvida da extrema importância de saber como limpar a sanita de forma verdadeiramente eficaz e higiénica. Afinal, este é o local onde, diariamente, uma ou mais pessoas, depositam resíduos orgânicos e é necessário manter uma excelente higiene da mesma.

Neste artigo vamos dar-lhe conta de soluções mais “químicas” e outras com produtos caseiros, que tem certamente lá por casa e que vão igualmente fazer um excelente trabalho. Assim conseguirá uma sanita limpa, livre de bactérias, manchas e odores menos agradáveis.

Como limpar a sanita: por onde começar?


limpar a sanita

Vamos iniciar a missão ultra importante limpeza da sanita? Confira as nossas dicas e consiga um resultado brilhante em menos de nada!

1. Use material descartável

É verdade que muitas pessoas utilizam um pano de tecido para limpar a parte exterior da sanita, mas se quer garantir o máximo de higiene e evitar qualquer risco de contaminação de bactérias, prefira utilizar papel que depois deita fora.

Pode ser papel higiénico, papel de cozinha ou até mesmo os famosos “kleenex”. Mas para conseguir de facto saber como limpar a sanita e manter tudo imaculado, não use panos reutilizáveis. Idealmente, deve também utilizar luvas descartáveis enquanto realiza esta tarefa, até porque os produtos de limpeza para este fim são sempre mais agressivos.

2. Como limpar a sanita passo a passo

Preparadas todas as condições, avançamos então para a limpeza efetivamente dita:

  1. Comece por descarregar o autoclismo para que o nível de água baixe;
  2. Levante a tampa da sanita, esguiche um pouco de produto desinfetante tanto dos lados como ao redor da borda, e deixe-o escorrer;
  3. Comece então a esfregar toda a área da sanita com uma escova de cerda, de forma a espalhar bem o produto de limpeza;
  4. Deixe o produto atuar durante alguns minutos;
  5. Enquanto aguarda, baixe a tampa da sanita e prepare o spray de limpeza e o papel para limpar a parte externa: passe bem no autoclismo, nas dobradiças, em todas as partes do assento e na própria base;
  6. Durante o processo não se esqueça de levantar a tampa e de borrifar produto para essa parte também, dado que é a zona mais provável de deixar odores menos agradáveis;
  7. Volte novamente à área interior e escove mais um pouco;
  8. Para terminar, pressione o autoclismo e utilize água fresca para limpar a escova.

Todo este processo deve ser realizado pelo menos uma vez por semana e, no caso de uma utilização mais intensiva, duas vezes por semana. E tudo isto não elimina a necessidade de ir mantendo a higiene diária da sua sanita!

Como limpar a sanita como um profissional: especial produtos caseiros


Agora que já conhece todo o passo a passo de como limpar a sanita, vamos partilhar consigo algumas receitas e soluções caseiras de produtos que pode utilizar na limpeza. Verá como é mais simples do que imagina.

1. Vinagre

O vinagre é um agente quase “milagroso” na hora de saber como limpar a sanita. De absorção rápida, ele funciona como um excelente removedor de manchas e odores.

Como utilizar?

  • Comece por colocar cerca de três copos de vinagre diretamente na sanita, garantindo que passou a mistura em todos os lados;
  • Esfregue o local com uma escova de cerda, com algum cuidado para não riscar a loiça;
  • Descarregue o autoclismo e passe um pouco de papel da parte de fora para eliminar restos de produto.

Utilize esta técnica pelo menos uma vez por mês e vai ver que não aparecem mais vestígios de calcário e outros resíduos.

Dica extra: deixe a escova do piaçaba sempre mergulhada numa solução com lixívia ou vinagre misturada com um produto próprio de limpeza de casa de banho.

2. Vinagre branco e limão

A combinação do vinagre branco com limão é verdadeiramente explosiva no que toca ao combate de resíduos e nódoas na sanita. Além de que ambos são desinfetantes naturais por excelência!

Se utilizar esta mistura de forma recorrente vai verificar uma diminuição franca das manchas na sanita. E garante uma sanita sem germes e maus cheiros!

Como utilizar?

  • Vai precisa de 125ml de vinagre branco e do sumo de 1 limão;
  • Faça a mistura e esfregue-a energicamente sobre as áreas que deseja limpar e, de acordo com o tipo de mancha que pretende limpar, faça-o com uma esponja mais ou menos suave;
  • Deixe a mistura atuar durante cerca de cinco minutos e remova depois com água renovada do autoclismo.

3. Coca-Cola e bicarbonato de sódio

Certamente que já viu vídeos a circular na internet que abordem a questão de como limpar a sanita e que envolvam Coca-Cola, certo?
E não, não é mito! Esta bebida, quando combinada com outros ingredientes, pode ser a verdadeira bomba explosiva na limpeza profunda da sanita!

Como utilizar?

  • Atente à lista de ingredientes: 1 lata de Coca-Cola, 250ml de vinagre branco e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Despeje a Coca-Cola sobre a sanita, incidindo nas áreas em que se concentram as manchas;
  • Deixe atuar meia hora e utilize uma escova para retirar a sujidade;
  • Junte o vinagre branco ao bicarbonato de sódio para conseguir um efeito efervescente e coloque esta mistura na sanita;
  • Aguarde mais 15 minutos e esfregue com uma escova;
  • Despeje a água renovada do autoclismo para terminar a limpeza.

4. Pedra-pomes

Não, não estamos enganados. E sim, estamos a falar daquela pedra muito utilizada para retirar calosidades dos pés! A pedra-pomes pode ser uma grande aliada para remover manchas mais teimosas da sanita graças ao seu poder abrasivo!

Como utilizar?

  • Humedeça a pedra-pomes com um pouco de água morna e esfregue-a sobre as áreas em que notar a presença de manchas;
  • Não utilize a pedra seca ou arrisca-se a riscar a cerâmica;
  • Sempre que necessário, volte a molhar a pedra e termine o trabalho com um pouco de água e lixívia.

Boas limpezas!

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação