Publicidade:

Como limpar sofá de tecido: métodos e dicas essenciais

Fique a saber como limpar sofá de tecido e tenha os seus exemplares domésticos sempre impecáveis e livres de nódoas e sujidade.

Como limpar sofá de tecido: métodos e dicas essenciais
Sofá sem nódoas

Para quem ainda tem dúvidas sobre como limpar sofá de tecido, temos todas as indicações necessárias. Quer opte por uma limpeza a seco, quer opte por um método mais convencional, certo é que vai sempre alcançar os melhores resultados, sem despender muito tempo, nem dinheiro. Não precisa de requisitar os serviços de uma empresa especializada no assunto, nem de comprar um máquina de limpeza industrial. Com soluções bem simples e caseiras, o seu sofá ficará como novo.

Como limpar sofá de tecido de forma rápida e eficaz


como limpar sofa de tecido

Limpeza convencional: passo a passo

  1. Retire todas as almofadas e encostos soltos do seu sofá.
  2. Com o aspirador, limpe todos os resíduos existentes, sobretudo nos recantos e frestas.
  3. Limpe as partes de madeira ou metal com um pano humedecido em água e sabão neutro e seque bem. Se preferir, pode usar um produto específico para madeira ou metal, para um resultado ainda melhor.
  4. Se as almofadas e encostos possuirem capas removíveis, coloque-as na máquina, para uma limpeza mais eficaz.
  5. Agora, faça uma mistura de água morna e vinagre branco e, com uma esponja ou escova macia, aplique essa solução no tecido, esfregando em movimentos suaves e circulares. Comece sempre pela parte superior e vá seguindo para baixo. Com um pano seco, remova o excesso de humidade do tecido.
  6. Deixe secar completamente até voltar a colocar as peças no sofá. Para uma secagem mais rápida, ligue ventiladores ou deixe as janelas e portas de casa abertas.
  7. Quando o tecido estiver bem seco, volte a “montar” o sofá e sente-se.

Limpeza a seco: passo a passo

  1. Pegue num borrifador e encha-o com uma mistura de água fria e álcool.
  2. Pulverize o tecido por partes e use uma esponja ou escova macia para esfregar as áreas humedecidas, sempre com movimentos suaves e circulares.
  3. Como o álcool evapora rapidamente, o sofá ficará seco num instante. Volte a montar e está pronto a usar.

Dicas

  • Para tirar odores fortes do seu sofá, polvilhe-o com bicarbonato de sódio e deixe atuar durante a noite. Na manhã seguinte, retire com a ajuda de um aspirador.
  • Evite comer ou beber no sofá, pois os restos de comida e migalhas podem facilmente cair e acumular-se nele.
  • Limpe o sofá, pelo menos, uma vez por mês, para o manter limpo e cheiroso.
  • A maior parte das manchas nos sofás podem ser facilmente retiradas com uma mistura de água com detergente neutro/bicarbonato de sódio/ vinagre branco.
  • As manchas mais antigas e resistentes podem ser retiradas com espuma de detergente. Para tal, dilua o detergente neutro na água morna e agite a mistura até formar uma espuma consistente. Aplique essa espuma sobre a mancha e esfregue suavemente com uma escova ou esponja.
  • Para uma melhor conservação do seu sofá, pondere impermeabilizá-lo.
  • Nunca utilize produtos com cloro, detergente em pó ou lixívia na limpeza do seu sofá de tecido.
  • Se não é fã de soluções caseiras, saiba que há muitos produtos específicos para a limpeza de sofás de tecido disponíveis no mercado.

Não faça das nódoas no seu sofá um quebra-cabeças ou um mal irremediável. É perfeitamente possível conseguir eliminá-las e depois de ler este artigo já ficou a saber como limpar sofá de tecido, mesmo manchado e sujo.

Portanto, evite a acumulação de pó e resíduos na sua peça de assento favorita e vá limpando a mesma com bastante regularidade. Assim, a lavagem mais a fundo será ainda mais rápida e bem sucedida. Pronto para experimentar?

Veja também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação