Publicidade:

Como medir o nível do óleo do motor: guia passo a passo

Se sempre quis saber como medir o nível do óleo do motor de forma eficaz, fácil e segura, este artigo é para si. Descubra como agora mesmo.

Como medir o nível do óleo do motor: guia passo a passo
Saiba como fazê-lo de forma simples e rápida

O carro é uma máquina extraordinária: composto por diversos componentes, todos interligados, que nas melhores condições permitem uma experiência de condução extraordinária e segura. O motor é, sem dúvida, o coração do seu veículo. Assim sendo, é essencial manter o bom estado deste componente. Para tal, deverá prestar atenção aos sinais e saber como medir o nível do óleo do motor.

O óleo do motor lubrifica todo o sistema, permitindo que esta peça trabalhe corretamente, evitando o desgaste excessivo. Se reparar em consumos acima da média, poderá estar perante algum tipo de fuga ou desgaste interno do próprio motor. Assim sendo, é fundamental saber como medir o nível de óleo do motor para evitar visitas ao mecânico que (quase) sempre terminam em contas pesadas para a sua carteira.

Como medir o nível do óleo de motor?

como-medir-o-nivel-de-oleo-do-carro

1. Materiais necessários

É essencial que faça uma revisão periódica ao nível de óleo. Dessa forma perceberá se o consumo corresponde aos valores normais ou se está perante casos que necessitam de uma intervenção técnica especializada e urgente.

Para efetuar a respetiva verificação deverá ter consigo o seguinte material:

  • Luvas (opcional)
  • Panos (de preferência velhos)
  • Pequeno funil

2. Como medir o nível do óleo do motor: passo a passo

Reuniu os materiais necessários e, por isso, é hora de avançar para a verificação:

Estacione o carro numa superfície plana

Deve estacionar o carro numa superfície plana para medir corretamente o consumo exato do óleo do motor. Se o veículo estiver num local desnivelado, os níveis verificados sairão adulterados porque o óleo do motor ficará, na sua maioria, concentrado num único lado do carro.

Ligue o motor

Com o carro estacionado num local plano, deverá ligar o motor e deixá-lo a funcionar durante cinco minutos. Dessa forma vai permitir que o motor atinja a temperatura ideal para que o óleo seja medido de forma correta. Se preferir, pode ainda fazer uma pequena viagem e só depois efetuar a respetiva verificação.

Desligue o motor do carro

Assim que o motor atinge a temperatura ideal para a medição deverá desligá-lo. Aguarde durante cerca de 10 minutos: vai permitir que o óleo assente na respetiva panela (o que vai ajudá-lo a perceber a quantidade exata que se encontra nesse local).

Encontre a vareta do óleo

Tempo de abrir o capô e localizar a vareta para a medição do óleo. Normalmente, encontra esta peça junto ao motor. Retire a vareta, limpe a quantidade de óleo acumulada com os panos velhos. Volte a inserir a vareta dentro do tubo. Retire-a novamente passado alguns segundos e confira a marca deixada pelo óleo.

Interprete as marcas da vareta do óleo

Dependendo da marca e do modelo do respetivo veículo, algumas varetas apresentam duas etiquetas com a designação “Total” e “Adicionar”. Consoante a proximidade do nível do óleo de uma das etiquetas, o condutor deve (ou não) adicionar óleo ao motor. Mais uma dica: se tiver de acrescentar mais óleo não se esqueça de utilizar sempre a marca recomendada pelo fabricante da sua viatura (use o funil para evitar derrames desnecessários).

Agora que já sabe como medir o nível do óleo do motor está na altura de fazer a verificação ao seu veículo. Evite surpresas desagradáveis.

Veja também: