Publicidade:

Como organizar um copo d’água: conselhos e sugestões a não esquecer

Um casamento não é fácil de organizar, mas seguindo uma determinada lista de sugestões e pontos a não esquecer. Saiba como organizar um copo d’água.

Como organizar um copo d’água: conselhos e sugestões a não esquecer
Como tornar o dia mágico

Depois de pensar na cerimónia matrimonial, civil ou religiosa, chega a hora de tratar da festa. Sabe como organizar um copo d’água? Primeiro que tudo, um copo d’água deve refletir a própria personalidade do casal, quer seja mais formal ou informal.

Antes de passarmos a uma lista mais específica, é importante referir que a antecipação de possíveis problemas. Aplique a Lei de Murphy: tudo o que pode correr mal, correrá. Nesse sentido existirá um plano B a pôr em marcha, caso haja necessidade de resolver algum problema. Antes de começar esta lista, vamos partir do princípio que o local já está escolhido: seja uma hotel, quinta, restaurante, etc. Tenha o cuidado de adaptar a lista de convidados ao espaço, ou vice-versa. Ir controlando a lista de convidados é sempre uma obrigatoriedade ao longo da organização de um casamento.

Como organizar um copo d’água: 6 pontos fundamentais e pontos a não esquecer


1. A prioridade é a comida

Quando começa a preparar um copo d’água, a primeira coisa a escolher e a reservar é o serviço de catering, as bebidas e o bolo da noiva, do noivo ou de ambos. Decida o menu, verifique se está incluído nos serviços do local onde é o evento, se também incluem bolo de noiva, ou se prefere fazer fora, se existe bar aberto… É importante definir também se as refeições principais são servidas à mesa ou em buffet, como são servidas as entradas e se tem opções vegetarianas e vegan. Ao ter este ponto concluído, já resolveu a principal preocupação.

copo dagua

2. A decoração da sala

Quando já tem um espaço disponível, um número de convidados mais ou menos definido e também quantas mesas vão ser necessárias, é preciso escolher a decoração. As cores e centros de mesa são os primeiros pontos. Onde se localiza a pista de dança e a mesa dos noivos é outro. De acordo com o número de convidados, perceba se é mais útil ter o mapa das mesas e depois uma etiqueta com o nome de cada um em cada lugar, ou se apenas basta indicar o número da mesa. Provavelmente vai ter algum apoio dos profissionais que coordenam o espaço, mas faça questão de que há espaço para todas a gente, incluindo os empregados de mesa, se moverem à vontade.

3. Organização das mesas

Este é a parte mais complexa, o ponto fundamental em como organizar um copo d’água. Comece a organizar o mais cedo possível e agrupe as pessoas por núcleos: os amigos da faculdade, as amigas da infância, a família da noiva, os colegas do trabalho e por aí fora. Se tem convidados que não se enquadram em nenhum núcleo, não faça uma mesa só com estas pessoas, mas tente organizá-los por certos pontos em comum. É também boa ideia ter uma mesa só para as crianças, já mais crescidas, claro.

4. Escolha do entretenimento

Além da banda e/ou DJ, de um mestre de cerimónias e de outros aspetos que compõem este item, não se esqueça das crianças. Existem imensos serviços de animação infantil para casamentos. Prepare, escolha e organize as listas e/ou momentos musicais, a seleção de vídeos que quiser passar e outros detalhes deste âmbito.

copo dagua

5. Estrutura e horários

Hoje em dia é muito comum haver um mestre de cerimónias, ou que o planeador/a ou responsável da localização ajude a tomar as rédeas do que vai acontecer e em que momentos. Prefere ter mais ou menos controlo? A sua preferência deve ser a sua prioridade, mas não deixe de confiar nos organizadores, para poder usufruir da sua própria festa. Este ajuda também é preciosa para evitar aqueles momentos mais mortos e aborrecidos. Enquanto uns tiram fotografias, outros podem ir para os aperitivos, por exemplo.

6. Fotografia e vídeo

É certo que terá um serviço de fotografia e/ou vídeo durante a cerimónia e isso deverá continuar durante o copo d’água. Mas peça para que os momentos fotográficos sejam os apropriados e preocupe-se com as equipas de trabalho, garantindo que têm as melhores condições de trabalho. Tenha reuniões antes do dia, para explicar o que pretende, como vai ser o estilo da cerimónia, tal como o faria com o cabeleireiro/maquilhadora.

Como organizar um copo d’água: notas importantes

  • Ao escolher o catering, pasteleiros, floristas, bandas, quintas, organizadores, fotógrafos (e todos os outros profissionais que compõem este dia), prefira sempre quem tenha provas dadas e de quem tenha boas referências;
  • Se quiser poupar, aposte numa decoração minimalista;
  • Se o copo d’água for ao ar livre, tire o maior partido dos elementos naturais, também ajuda a poupar;
  • Certifique-se que a reserva do espaço e dos serviços inclui coisas tão triviais como toalhas de mesa e cadeiras;
  • Ouça as opiniões de especialistas da área;
  • Mantenha um contacto constante e honeste com todos os fornecedores e não tenha medo de fazer perguntas.

Veja também:

Saiba tudo sobre casamento