Publicidade:

Quando e como pagar o IUC

Saiba quando e como pagar o IUC (Imposto Único de Circulação), obrigatório para quem é proprietário de um automóvel e cujo preço aumentou em 2018.

Quando e como pagar o IUC
É necessário aceder ao Portal das Finanças para pagar o IUC

Acabou de adquirir um automóvel e ainda não sabe como pagar o IUC (Imposto Único de Circulação)? Aprenda passo a passo como fazê-lo, pois quem é proprietário de um automóvel é obrigado a pagar anualmente este imposto, que incide sobre todos os tipos de veículos motorizados terrestres (categorias A a G).

Saiba como pagar o IUC em 3 passos


como pagar o IUC

O processo de pagamento do IUC é efetuado em três fases, sendo elas:

  1. Emissão do Documento Único de Cobrança (espécie de guia de pagamento), um documento que só pode ser obtido através do Portal das Finanças;
  2. Pagamento do imposto, que pode ser feito por Multibanco, banco/ homebanking ou CTT/Correios;
  3. Confirmação do pagamento no Portal das Finanças.

Aprenda a obter o Documento Único de Cobrança no Portal das Finanças

Em vez de perder tempo numa fila de espera na Repartição de Finanças, pode obter através do Portal das Finanças os dados que necessita para saber como pagar o IUC de forma simples e rápida.

Para tal, terá de possuir uma senha de acesso ao referido portal – pois só assim conseguirá aceder à sua página pessoal – e de seguir determinados passos.

  1. Aceda ao Portal das Finanças;
  2. Faça login com a sua senha e o seu Número de Identificação Fiscal;
  3. Selecione a área “Cidadãos”;
  4. Na área “Serviços”, clique na opção “Pagar”;
  5. Carregue em “Imposto Único de Circulação”;
  6. Escolha o tipo de veículo em causa (de A a G) e clique em “Pesquisar”;
  7. Verifique a lista de carros em seu nome, escolha o veículo correspondente ao IUC que quer pagar;
  8. Selecione a opção “Emitir pagamento”;
  9. Verá a guia de pagamento em formato PDF, tendo de confirmar os dados inseridos nesse documento e imprimir o documento, que terá as respetivas referências usadas para o pagamento.

Como pagar o IUC: meios disponíveis

Depois de concluídas as etapas enumeradas acima, use as referências disponíveis no documento impresso (ponto 8) para liquidar o IUC, podendo o pagamento ser realizado através:

  • Do Multibanco;
  • Do Homebanking;
  • Nos CTT.

Confirmação do pagamento no Portal das Finanças

Para saber se efetuou corretamente o pagamento deste imposto, deve:

  1. Aceder ao Portal das Finanças;
  2. Fazer login com a sua senha e o seu Número de Identificação Fiscal;
  3. Escolher a categoria “Serviços”;
  4. Clicar na opção “Consultar”;
  5. Selecionar “Veículos”;
  6. Clicar em “Imposto Único de Circulação”
  7. Por último, deve escolher o ano cujo pagamento quer consultar. Se o imposto estiver pago, imprima esse comprovativo.

Prazo de pagamento

O pagamento deve ser liquidado entre o início do mês anterior ao da matrícula portuguesa e o final do mês da matrícula desses veículos. No entanto, o prazo é diferente para os condutores que pagam pela primeira vez o IUC, sendo-lhes dado 90 dias, a partir da data da matrícula, para o fazerem.

Quando se deixa de pagar o IUC

Tem de pagar o IUC enquanto o veículo for propriedade sua, ou seja, enquanto este se encontrar registado em seu nome como proprietário. Deixará de pagá-lo apenas quando ocorrer transferência registada – no IRN – da propriedade ou quando suceder, nos termos previstos por lei, o cancelamento da matrícula por abate da viatura.

Aumento do valor do IUC em 2018

O valor do IUC é atualizado todos os anos, um processo que ocorre durante o mês de janeiro, e varia consoante a expectativa de inflação. Em 2018, o aumento do preço deste imposto subiu 1,4% comparativamente ao ano passado, tanto para veículos de categoria A matriculados até 1 de julho de 2007 como para veículos matriculados após julho de 2007, o que irá render mais de 39 milhões de euros ao Estado.

Veja também:

Cátia Tocha Cátia Tocha

Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde concluiu Licenciatura e Mestrado, começou o seu percurso como jornalista na Rádio. Hoje, escreve sobre diferentes áreas e tem já alguns anos de experiência na escrita para meios online.