Publicidade:

Como polir o carro em casa: materiais e dicas

Se o seu automóvel está a precisar de um pouco de brilho e de uma nova cara, saiba como polir o carro em casa com produtos de fácil acesso.

Como polir o carro em casa: materiais e dicas
O que fazer para deixar o carro como novo

Melhorar a aparência do seu automóvel é algo que pode fazer em casa, com a ajuda de alguns materiais e produtos, que encontra com facilidade. Nada melhor do que um carro a brilhar, como se tivesse sido acabado de comprar. Polir vai um pouco além da limpeza e da lavagem, é um passo extra que, apesar de fácil, implica alguns cuidados para não danificar a pintura. Fique a par dos nossos conselhos e saiba como polir o carro em casa, eliminando os efeitos negativos de poluentes, sujidade, marcas de água, insetos e leves riscos do automóvel.

Como polir o carro em casa: materiais

Para polir o seu veículo vai precisar de alguns materiais. A maior parte destes artigos pode ser encontrada em drogarias ou grandes superfícies. Para outros, convém comprar em lojas ou sites da especialidade.

  • Panos em microfibras ou de flanela (reaproveite lençóis ou camisas antigas);
  • Esponjas para polir (não muito duras);
  • Clay bar e produto habitual para lavar o carro;
  • Massa de polir;
  • Cera para automóveis;
  • Ferramenta de polir (se tiver).

Seja responsável na utilização dos materiais e ferramentas.

Como polir o carro em casa: passos e sugestões

Antes de começar o trabalho de polir, lave o carro. Uma lavagem cuidadosa e meticulosa evita riscar o carro com resíduos de sujidade. Observe também o carro em todas as suas partes, para identificar o que é de metal e o que é de plástico. Alguns produtos para polir podem não ser próprios.

Mantenha o carro à sombra, para que a chapa não esteja quente, volte a molhá-lo (depois da lavagem e secagem) e descontamine com uma clay bar. Este material é uma barra de argila e remove contaminantes na superfície da pintura. Depois de secar novamente, começa o trabalho de polir:

1. Aplique a massa de polir com a esponja de polimento e deixe atuar alguns minutos para retirar o excesso com um pano de flanela ou microfibras;

2. Pode usar a ferramenta de polir se tiver acesso à mesma. Seja de que forma for, faça tudo em movimentos circulares;

3. Não efetue estas operações no carro inteiro ao mesmo tempo. Vá por partes, para evitar que a massa seque e deixe manchas enquanto trabalha noutra área;

4. Termine com a cera aplicando com um pano microfibras ou de flanela;

5. Faça o teste: deite água sobre o seu carro. Se as gotas de água deslizam sem entraves, é sinal de um bom trabalho realizado.

Se o que pretende é dar um pouco de brilho, pode passar apenas a cera. No entanto, é sempre importante limpar bem o carro primeiro para não arrastar resíduos durante o polimento.

Veja também: