Publicidade:

Como poupar com amostras grátis: 6 truques essenciais

Se lhe oferecem os produtos, porque não? Saiba como poupar com amostras grátis e tirar proveito do que lhe oferecem.

Como poupar com amostras grátis: 6 truques essenciais
As amostras também podem render

As amostras são o ‘santo graal’ dos mestres da poupança e não é por acaso: são produtos oferecidos e de muita qualidade. Mas sabe como poupar com as amostras grátis?

Não basta correr atrás de tudo o que vir. Essa é, sem dúvida, uma estratégia válida, mas também é muito provável que acabe a guardar as amostras numa gaveta, qual colecionador, e nunca as use ou aproveite para nada. Vamos, por isso, trazer-lhe algumas dicas para tirar o máximo proveito dos produtos que lhe oferecem.

Como poupar com amostras grátis


Perfumes

como poupar com amostras grátis

Estes estão quase sempre garantidos. Sempre que compra um perfume, é legítimo que peça à funcionária da loja para colocar na saca uma ou duas amostras do produto – porque assim a pessoa que recebe o presente pode saber se gosta ou não do cheiro antes de abrir o selo da embalagem e inviabilizar uma troca.

Claro que como é mestre na arte de poupar com amostras grátis, vai ficar com os pequenos frascos – e mais alguns de outras marcas que as funcionárias costumam oferecer -, e assim já fica com perfume para umas semanas. Cheiro total, custo zero.

Alimentos

Mais comuns nos supermercados, os alimentos embalados para amostra são uma ótima opção para snacks baratinhos.

Sempre que vir um balcão de promoções no corredor do supermercado, aproxime-se. Se houver produto embalado para oferta, leve para casa e garanta um lanche especial gratuito. Se não estiver embalado, coma na hora e já vai para casa com o lanche na barriga. Além da refeição, tem a vantagem de fazer o resto das compras de barriga vazia – e todos sabem que uma barriga sem fome é a maior amiga da carteira no momento de fazer as compras.

Cremes

como poupar com amostras grátis

Comprar cremes na farmácia é melhor do que comprar cremes no supermercado e nas perfumarias – palavra de quem sabe como poupar com amostras grátis.

Por cada creme que compra na farmácia, o farmacêutico tem dezenas de amostras – do mesmo produto ou de outros – para lhe oferecer. Se não lhe der, peça. As marcas enchem as farmácias com verdadeiros stocks de amostras, e são quase sempre produtos de excelente qualidade. Em vez de pagar dezenas de euros por um creme, compre outro mais barato e leve as amostras do mais caro.

Dica extra: se for bom a negociar sem pudores, mostre-se indeciso entre dois ou mais produtos. Para ganhar a venda, o farmacêutico vai oferecer-lhe amostras de todos para ajudá-lo a escolher qual comprar.

Alimentos para animais

Estes vêm quase sempre parar à nossa caixa do correio, mas, quando tal não acontece, há sempre a possibilidade de procurar uma loja de animais e pedir umas amostras.

Pedir amostras de comida para animais não tem nada de “pedinchice” e até faz muito sentido: há animais esquisitos com a comida e que recusam vários tipos de ração, pelo que os donos preferem levar amostras para casa e confirmar que os bichos gostam da ração antes de investirem em sacos de maior quantidade.

Enquanto testa e não testa, os seus bichos vão-se deliciando com rações especiais – e baratinhas!

Cereais de pequeno almoço

como poupar com amostras grátis

Também existem em forma de amostra e distribuem-se nos supermercados, nas mercearias ou em conjunto com outros cereais da mesma marca. Bem geridos, dão para vários pequenos almoços, por isso vale a pena correr atrás se quiser aprender como poupar com amostras grátis.

Quem diz cereais diz muitos outros produtos semelhantes, como barritas de cereais ou cremes de barrar.

Bebidas

As bebidas são as mais fáceis de conseguir, se tiver a pontaria de acertar com a localização dos distribuidores. Das cervejas às bebidas energéticas, esteja atento aos carros à sua volta e a grandes concentrações: a estratégia mais comum das marcas é enviar uma equipa para distribuir o produto gratuitamente na rua e em quantidades generosas.

Uma das grandes vantagens neste caso é que as marcas de bebidas não costumam fazer tamanhos de embalagem diferentes para as amostras: distribuem a embalagem original, com a quantidade de produto original. É, por isso, praticamente uma oferta, sem o selo de amostra.

amostras gratis

Além de todos estes truques, há ainda um outro muito pouco popular, mas altamente eficaz e rentável: há marcas que oferecem amostras a pedido. Falamos de produtos de beleza, champôs, cereais, papas de bebé… tudo o que imaginar. Procure nos sites das suas marcas favoritas pelo contacto das ofertas: é muito comum poder solicitar amostras pelo correio.

Estes pedidos são, muitas vezes, respondidos com generosidade e vai receber em casa não uma, mas várias amostras de vários produtos da mesma marca, que lhe garantem vários dias de consumo gratuito e uma poupança simpática no final do mês.

Finalmente, o último conselho é que mantenha os olhos bem abertos, sobretudo perto das estações de metro, comboio e autocarro mais frequentadas. De pastilhas elásticas a molhos, distribuem-se todo o tipo de amostras pelas pessoas que saem dos transportes públicos – e, aqui entre nós, os promotores entregam tantas amostras o dia inteiro que não se lembram das caras e por isso é fácil voltar para casa com mais do que uma amostra.

Saber poupar com amostras grátis é uma arte popular e muito apelativa para quem não gosta de gastar em demasia. Se as marcas oferecem, aproveite: não está a ser desonesto e os vendedores agradecem, porque uma boa experiência com a amostra pode traduzir-se num novo e fiel ato de compra regular. Aproveite!

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].