Publicidade:

8 dicas para saber como poupar na compra do carro

Aprenda alguns truques para saber como poupar na compra do carro. Saiba tudo sobre como encontrar um ótimo exemplar pelo melhor preço, e evite ser enganado.

8 dicas para saber como poupar na compra do carro
Como fazer um bom negócio na compra de um carro novo

Comprar um carro e poupar dinheiro podem parecer situações antónimas, mas se conhecer alguns truques pode saber como poupar na compra do carro, sobretudo quando se este for um usado. Se está a pronto para comprar um carro mas não quer pagar um preço “premium”, então um automóvel usado será a melhor solução para si. No entanto, entrar de cabeça na compra de um usado pode levá-lo a gastar bastante mais dinheiro do que se comprasse um carro novo.

Comprar um usado é a melhor forma de escapar à desvalorização inicial de um automóvel. Sabia que o valor comercial de um carro desce cerca de 11% após percorridos apenas 100 quilómetros, e que este valor se reduz ainda mais, para os 52% em apenas 4 anos? Esta lei aplica-se a praticamente todos os carros, mas  no caso dos veículos de alta cilindrada, estas percentagens são ainda maiores pois estes são os carros que mais desvalorizam.

Conheça então as nossas 8 dicas sobre como poupar na compra do carro e não pague nem mais 1 cêntimo do que aquilo que deve pagar. Saiba como fazer um bom negócio e encontre o carro ideal para si e para a sua família.

Como poupar na compra do carro em 8 dicas


comprar carro

1. Defina a viatura que mais lhe convém

Nem sempre aquilo que mais queremos é aquilo que realmente necessitamos. Os carros usados, como em qualquer tipo de negócio, vêm os seus preços ser influenciados pela lei da oferta e da procura. Seguramente comprar um Audi, Mercedes ou BMW com 4 anos por 30 000€ pode parecer tentador, mas sabia que por um preço bastante inferior pode comprar um carro de uma marca mais modesta, mais recente, seguramente com muitos mais extras e que estará ainda abrangido pelo período de garantia do fabricante? Estas marcas têm bastante procura no mercado de segunda mão e têm por isso preços bastante mais altos, por isso deve evitar as “grandes marcas” se quiser realmente poupar.

Posto isto, faça uma seleção do tipo de viatura que melhor preencherá os seus requisitos. Será que precisa de um citadino, de um SUV, de um sedan, ou outro? Analise se precisa de um carro de trabalho, um carro para a família, um carro para passear, ou quiçá um desportivo. Defina aquilo que necessita e parta à procura de vários modelos.

2. Defina um orçamento

A situação financeira de cada pessoa é um elemento decisivo na altura de comprar um carro. Depois de escolhido o tipo de automóvel que necessita, deve definir também um orçamento. Estipule quanto quer gastar e como poderá pagar esse valor. Tenha sempre em mente que comprar um carro não significa apenas despender o valor inicial da compra. Cada carro tem necessidades de manutenção diferentes, e quanto mais potente, mais caras serão essas necessidades e reparações.

Quanto mais recente for um carro, menores serão as necessidades de reparações imediatas, daí o aconselharmos a fugir das “grandes marcas”, deste modo poderá comprar um carro mais recente e conseguir um modelo em que a manutenção esteja a cabo da marca.

3. Estude bem o mercado

Depois de definido o tipo de carro que pretende e o valor que pensa gastar, então deve começar a analisar o mercado e procurar quais as opções quê têm disponíveis para esse binómio tipo/preço. Não se precipite e leve o seu tempo a escolher várias viaturas. Pesquise online e visite vários stands. Vá vendo e não se comprometa com ninguém inicialmente. Comprar um carro deve ser um processo meticuloso e o mais importante é que o negócio seja o mais vantajoso possível para si.

4. Comprar num stand ou particular?

Como poupar na compra do carro? Comprando num stand ou num particular? Esta é uma questão muito particular e não tem uma resposta certa. Um stand oferece maiores garantias de satisfação e de assistência em caso de necessidade. A maioria dos stands apenas coloca à venda viaturas previamente testadas e aprovadas. No entanto esta obrigatoriedade de oferecer uma garantia aos clientes acarreta um preço extra, preço esse que não pagará se comprar um carro a um particular.

O risco envolvido faz com que a maioria das pessoas prefira comprar um carro num stand, comprando apenas a um particular caso conheça bem a pessoa em questão e o tratamento dado por ela no período em que teve o carro em sua posse. No entanto, a compra a particulares, desde que tomadas as devidas precauções, pode efetivamente poupar algum dinheiro na compra do carro.

5. Faça uma lista final de automóveis

Depois de vistas e revistas todas as opções, faça um levantamento dos melhores modelos que encontrou, veja e reveja as fotos, e leia as descrições. Quando tem a certeza que são aqueles em que está interessado, faça o levantamento dos contactos e estabeleça diálogo com o vendedor para saber se o modelo em questão ainda está disponível.

6. Veja a capacidade de negociação do vendedor

Saber como poupar na compra do carro vai exigir de si que dê o seu melhor no campo do jogo emocional.

Depois de estabelecido o primeiro contacto, não se mostre demasiado interessado e não se comprometa logo com nenhum vendedor. Tente perceber o real estado da viatura e qual seria o valor mais baixo que aceitaria pelo carro em questão. Obviamente irá oferecer um valor máximo ainda mais baixo do que este, e as negociações deverão ficar-se por um valor intermédio entre aquilo que ambos disseram. Não tenha “pena” do vendedor, pois os preços estabelecidos para cada carro são feitos com base nesta margem de negociação.

7. Conduza todos os carros

Um carro é um grande investimento, e não quererá passar horas e horas sentado num lugar que não seja confortável ou prazeroso para si, portanto peça sempre ao vendedor para fazer uma test drive ao carro que está a pensar comprar. Enquanto estiver a conduzir, veja se se sente confortável naquele carro, e aproveite a ocasião para testar tudo! Teste os travões, a direção, o ar condicionado… Esteja atento a qualquer barulho que possa surgir. Não vai querer comprar um carro “novo” e depois ter que gastar centenas de euros no mecânico apenas alguns dias após o ter comprado.

8. Tome o seu tempo para decidir

Não decida por impulso. O coração pode falar mais alto, mas quando falamos de um investimento tão grande como um carro, a razão é que deve imperar. Depois de ver e testar todas as opções, tome o seu tempo para decidir qual será aquele que mais satisfará os seus requisitos. Se for preciso, faça novamente uma visita aos stands para ver o carro, e se tiver algum amigo mecânico, peça-lhe para o acompanhar nessa segunda visita. Ele melhor que ninguém saberá identificar atempadamente algum problema que o carro possa vir a ter.

Saber como poupar na compra do carro não é uma tarefa muito complexa, mas exige tempo, dedicação e paciência. Seguramente a recompensa de saber que fez um bom negócio será bastante satisfatória, tanto para si, como para a sua carteira.

Veja também:

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.