Publicidade:

Como poupar dinheiro diariamente: as melhores dicas

Quer saber como poupar dinheiro diariamente de forma simples, rápida e eficaz? Siga as nossas dicas e sinta a diferença.  

Como poupar dinheiro diariamente: as melhores dicas
Saiba como poupar todos os dias

Para muitos parece impossível, mas na verdade existem estratégias que podem ajudá-lo a descobrir como poupar dinheiro diariamente. “O céu é o limite”, como se costuma dizer. Existem formas diversas e criativas para conseguir atingir os seus objetivos, basta dedicar-se a sério nesta empreitada.

Saiba como poupar dinheiro diariamente


Está na altura de pegar numa caneta e num bloco de papel. Estas dicas valem ouro e podem (devem!) ser aplicadas já a partir deste momento.

Vai perceber que as suas despesas vão começar bem depressa. Não terá de mudar de hábitos de forma radical mas terá de saber adaptar-se a um estilo de vida frugal (sem deixar de lado alguns dos pequenos “luxos” a que esteja habituado).

1. Registe todas as despesas do agregado familiar

como poupar dinheiro diariamente

Se quer poupar de forma eficaz e eficiente deverá começar por registar todos os gastos diários. Só assim conseguirá controlar as “movimentações” bancárias ao sem perder o fio à meada.

Os especialistas em finanças sugerem a aplicação do chamado orçamento mensal. É uma forma eficaz de acompanhar e controlar a sua saúde financeira ao longo de todos os dias de forma tranquila.

Na altura em que estiver a fazer um balanço das suas contas poderá, de forma simples, descobrir quais as áreas que implicam um maior esforço financeiro e quais os gastos desnecessários que podem ser reduzidos.

2. Coloque dinheiro de parte todos os dias

como poupar dinheiro diariamente

Pode não parecer tarefa simples, sobretudo para quem tem o dinheiro contado. Ainda assim, experimente deixar de lado uma nota de cinco euros ou até mesmo uma moeda de 50 cêntimos (ou menos), todos os dias.

O importante é que seja a mesma quantia ao longo de todo o mês.  Feitas as contas, o seu saldo vai terminar mais recheado e pode, ainda, colocar esse valor numa conta-poupança.

3. Use a regra das 48 horas quando compra online

como poupar dinheiro diariamente

Apesar de ainda não ser um hábito da maioria dos portugueses, fazer compras online é bastante prático e rápido. Ainda assim, não se deixe cair na tentação de comprar mais do que precisa.

Faça uma pesquisa de mercado, descubra quais as melhores promoções e tenha atenção aos custos dos portes de envio.  Os especialistas em finanças dizem, ainda, que deverá utilizar a regra das 48 horas quando compra online: espere dois dias até finalizar a compra. Se no final do prazo a vontade de avançar com a compra se mantiver, siga em frente. Caso contrário, anule a operação.

4. Faça as refeições em casa

cozinhar em casa

Comece logo no pequeno-almoço. Evite fazer a primeira refeição do dia na pastelaria perto de casa ou do trabalho. Basta levantar-se 10 minutos mais cedo para conseguir comer em casa e para poupar logo pela manhã.

Ainda no domínio das refeições, leve o almoço para o local de trabalho. Aproveite as sobras do jantar para poupar no almoço do dia seguinte. Se fizer uns cálculos bem rápidos vai perceber que, no final de uma semana, vai poupar um valor considerável.

Se tem por hábito jantar fora, diminua o número de vezes que o faz. A sua carteira agradece. Esta é uma das maneiras mais eficazes de não estrangular a sua bancária todos os meses e de perceber como poupar dinheiro diariamente não é assim tão difícil.

5. Poupe na fatura da água

poupar agua

Se quer saber como poupar dinheiro diariamente, aposte na conta da água: utilize redutores de caudal nas torneiras, troque os banhos de imersão pelo chuveiro, desligue as torneiras enquanto lava os dentes ou faz a barba e vai perceber rapidamente que a sua fatura vai tornar-se muito mais amiga da carteira ao mesmo tempo que ajuda o meio ambiente. Um “2 em 1” que não tem preço.

6. Poupe na fatura da luz

poupar luz

Também pode poupar na conta da luz com pequenos gestos diários. Desligue sempre as luzes das divisões da casa que não está a utilizar, opte pelas lâmpadas económicas e opte por eletrodomésticos eficientes. São apenas algumas dicas para saber como poupar dinheiro diariamente na fatura da luz que não vai querer deixar de aplicar no seu dia-a-dia.

7. Pague em dinheiro

dinheiro

Se, por norma, paga com o cartão de débito, deixe imediatamente de fazê-lo. Habitue-se a fazê-lo com dinheiro: depressa vai perceber quais os gastos diários reais e vai começar, instantaneamente, a fazer escolhas mais acertadas e a gastar muito menos.

Estas são as dicas de iniciante para saber como poupar diariamente de forma simples e rápida. Tem mais sugestões? Partilhe connosco e com os nossos leitores na secção de comentários: ficamos todos a ganhar.

8. Opte pelos transportes públicos

como poupar dinheiro diariamente

Utilizar o carro próprio é bastante cómodo e confortável, mas pode significar uma despesa avultada ao final do mês. Sempre que possível, opte pelos transportes públicos (ou a pé, se o seu local de trabalho for perto de casa e não tomar mais do que uma caminhada de 20 a 25 minutos).

Se não for possível, opte pelo carpooling com os seus colegas de trabalho. A poupança no final do mês será evidente.

9. Optimize as suas compras de supermercado

como poupar dinheiro diariamente

É fácil gastar mais do que realmente precisa quando vai até ao supermercado. Para evitar surpresas desagradáveis quando chega à caixa registadora, não se esqueça de acompanhar as promoções do seu supermercado através do folheto semanal.

Não saia de casa sem uma lista dos produtos que realmente precisa – só assim será capaz de garantir que compra o essencial. Lembre-se de comprar produtos de marca branca: costumam ser de qualidade, por norma igual à das marcas tradicionais, com a vantagem de terem um preço bastante inferior.

Estas são apenas algumas dicas para saber como poupar dinheiro diariamente. Coloque-as já em prática e sinta a diferença na sua carteira ao final do dia.

Veja também:

Pedro Andrade Pedro Andrade

O amor à voz e às palavras levou-o, desde sempre, à rádio. Entrega-se à escrita (mais ou menos) criativa sem nunca esquecer a paixão pelo mar, pela boa comida e pelos serões rodeado da família e amigos.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].