Publicidade:

Como poupar nos sacos do lixo em 4 passos

Ao adquirir sacos de plástico está a gastar dinheiro desnecessariamente. Especialmente se o fim não for a reutilização. Saiba como poupar nos sacos do lixo.

Como poupar nos sacos do lixo em 4 passos
Poupança e sustentabilidade

É certo e sabido que ao comprar em praticamente qualquer superfície comercial, vai ter de pagar pelos sacos de plástico e também pelos de papel. Uma média de 10 cêntimos por saco que, apesar de não parecer muito, acaba por ter um certo impacto no orçamento. Vai gastar 10 cêntimos para depois usar esse saco para lixo? Saiba aqui como poupar nos sacos do lixo.

Ao adquirir estes hábitos estará a poupar dinheiro e a ter comportamentos bastante mais sustentáveis, evitando que cada vez mais plástico seja criado. Infelizmente, a reciclagem de plástico ainda não está nos números que deveria.

Como poupar nos sacos do lixo: 4 dicas

sacos

1. Separe o lixo doméstico do lixo “seco”

Habitue-se mesmo a reciclar, sobretudo a separar o lixo doméstico e embalagens que não podem ser limpas ou secas, daquelas que estão. Enquanto as primeiras podem ir para o saco do lixo normal, as outras, como caixas de cereais vazias, pacotes de massa ou bolachas, podem ser guardados noutro local. É lixo seco e muitas vezes mais volumoso, que não tem de estar no mesmo saco que os resíduos orgânicos. Já está a reduzir no número de sacos de lixo que gasta, sejam eles pequenos ou comprados propositadamente para o efeito.

2. Invista em sacos de pano

É preferível gastar 3 ou 4 euros de uma só vez e comprar sacos de pano ou sacos de plástico mais resistentes e maiores do que estar constantemente a gastar 10 cêntimos de cada vez que vai ao supermercado, para sacos que depois vão servir para o lixo.

Já para não falar do desperdício de plástico. Se costuma ir às compras para casa duas vezes por semana e se compra um saco de cada vez, são 20 cêntimos que gasta. Ao fim do mês são 80 cêntimos, ao fim do ano são quase 10 euros que provavelmente vai acabar por deitar, literalmente, ao lixo.

3. Aproveite as promoções

Como poupar nos sacos do lixo? Compre rolos de sacos pretos em promoções. E. muito importante, compre do tamanho apropriado ao seu recipiente, nunca demasiado grande, para evitar o desperdício. Comprando em promoção e em quantidade, tem sacos para muito tempo e, se fizer as contas, acaba por poupar algum dinheiro.

4. Use bem os sacos

Falamos em termos de espaço. À medida que vai enchendo o saco, pressione o seu interior para se ver livre do espaço ocupado pelo ar no meio do lixo. Da mesma forma que pressiona para não ter ar a ocupar capacidade preciosa, não quer também ar no meio de caixas e embalagens. Sempre que as colocar certifique-se que vão bem esmagadas e compactas.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.