Publicidade:

Como preparar cabrito: tudo o que precisa de saber

É um dos pratos mais tradicionais da Páscoa e reservado a momentos especiais. Saiba como preparar cabrito de forma deliciosa.

Como preparar cabrito: tudo o que precisa de saber
Dicas e truques infalíveis

Se quer saber como preparar cabrito, basta seguir com atenção todas as dicas e passos que lhe vamos apresentar a seguir. Embora pareça complicado conseguir um cabrito assado delicioso e tenro, a verdade é que são precisas apenas alguns passos para conseguir excelentes resultados.

Como preparar cabrito assado: 5 passos para uma preparação infalível


Um dos passos mais importantes para a preparação do cabrito é o momento que antecede a sua confeção. Para isso, é mito importante preparar uma marinada que vai fazer toda a diferença. Assim, siga o passo a passo que lhe deixamos a seguir para conseguir um cabrito que vai deixar todos a chorar por mais.

Como preparar cabrito

Passo 1

Lavar o cabrito – este passo é muito importante. Lave muito bem as peças de cabrito que vai assar. O ideal é partir o cabrito em pedaços, ou se optar por uma perna, tenha a certeza de que cave na assadeira.

Passo 2

Marinada – este passo é fundamental. A marinada é o que vai dar o sabor ao cabrito e deixar a sua carne deliciosa e tenra. Para isso coloque os pedaços de cabrito num recipiente grande e polvilhe com sal, piri-piri e colorau. Adicione também alguns dentes de alho esmagados e 3 folhas de louro. Regue tudo com um copo de vinho branco, tape com um pano e deixe repousar de um dia para o outro. Este tempo de marinada é mesmo muito importante. Por isso, se quer preparar o cabrito para o almoço de domingo, o melhor será preparar a marinada no serão de sábado.

Passo 3

Ante de levar ao forno – no dia seguinte, passe o cabrito para uma assadeira, untando todos os pedaços com um pouco de manteiga ou margarina. De seguida regue-o com toda a marinada e com um fio de azeite. Tape a assadeira com uma folha de alumínio.

Passo 4

A assadura – pré-aqueça o forno a 160 graus e coloque a assadeira, coberta com o alumínio, no forno durante cerca de 1 hora e meia, para que a carne asse muito lentamente. Isto tornará a carne muito mais macia e tenra. Durante essa hora e meia, vá destapando de vez em quando a carne e regue-a com o próprio molho. Ao fim de 1 hora e meia, aumente a temperatura do forno para os 220 graus e retire a folha de alumínio. Quando o cabrito estiver bem dourado, pode retirar do forno.

Passo 5

Servir – o cabrito deve ser servido imediatamente para que todos os sabores estejam no seu ponto máximo. A receita mais tradicional manda que o cabrito se faça acompanhar de batatas e arroz do forno. As batatas podem ser assadas na mesma assadeira que o cabrito se tiver espaço suficiente. Para isso, basta acrescentá-las à assadeira na hora de retirar a folha de alumínio e regá-las com o molho. As melhores batatas para acompanhar o cabrito são as batatas pequenas, que basta descascar e acrescentar ao assado.

Para que não perca pitada do que acabámos de lhe dizer apresentamos de seguida um resumo de todos os ingredientes de que precisa para conseguir preparar um cabrito assado absolutamente fabuloso.

Ingredientes
3 kg cabrito
3 folhas de louro
Sal e pimenta q.b.
Colorau e piri-piri q.b.
6 a 8 dentes de alho
1 copo de vinho branco
Margarina ou manteiga para untar o cabrito
1 copo de azeite
1 kg de batatas pequenas

Esta receita serve 4 pessoas e é normalmente muito apreciada para momentos especiais da família ou em celebrações religiosas – como é o caso da Páscoa. Se nunca tentou fazer esta receita em casa, saiba que seguindo todos estes passos nada poderá correr mal e o resultado é um cabrito macio, tenro e delicioso que vai ficar na memória de todos.

Agora que já sabe como preparar cabrito em casa, é hora de planear o deleite e convidar quem mais gosta.

Veja também: