Publicidade:

Como proteger a pintura do carro: 5 dicas fenomenais

Existe mesmo uma “fórmula mágica” para saber como proteger a pintura do carro. Partilhamo-la consigo neste artigo.

Como proteger a pintura do carro: 5 dicas fenomenais
Pequenos gestos poderão evitar gastos maiores

Quando compra um automóvel está a fazer um investimento a longo prazo que, ainda assim, acarreta diversas despesas ao longo dos anos. Garantir o bom estado do seu veículo passa, também, por saber como proteger a pintura do carro.

Mais do que por motivos estéticos, a boa manutenção da pintura do seu melhor amigo de quatro rodas é fulcral para garantir bons preços na altura da venda (se for esse o seu desejo). Seja um veículo com 0 km ou em segunda-mão, nunca descure os cuidados com a pintura do seu carro.

Como proteger a pintura do carro: 5 dicas incríveis

como-proteger-a-pintura-do-carro

Reunimos as melhores dicas que vão garantir sempre resultados impecáveis. Se quer saber como proteger a pintura do carro chegou a altura de tomar algumas notas (e sinta-se à vontade para partilhar com os seus amigos – acredite em nós, vão ficar eternamente agradecidos).

1. Lave o carro, mas com o devido cuidado

Os problemas começam, na maior parte dos casos, na altura da lavagem. O erro mais comum é o início deste procedimento por baixo (nas rodas). Comece sempre a lavagem pelo topo do carro e deixe as rodas e as jantes para o final. Dependendo do seu estado, a sujidade acumulada nesses locais (lama, terra, e poeiras) podem ficar acumuladas nos materiais que utiliza para lavar o carro e riscar a pintura.

Tenha atenção aos produtos escolhidos: alguns componentes químicos podem prejudicar a pintura do veículo e promover a corrosão excessiva. Siga as nossas dicas e tenha o carro sempre impecável.

2. Encere o carro

Para muitos pode parecer um processo excessivo e até desnecessário. Desengane-se: encerar o seu carro vai proteger a pintura contra os raios UV. Se o seu carro passa muito tempo ao ar-livre à mercê das condições climatéricas, este é um processo vital para garantir o bom estado da pintura do veículo.

3. Cuidado com as chamadas “lavagem à chuva”

Pode parecer uma boa ideia para poupar tempo e dinheiro, mas é prejudicial para a saúde do seu carro. Se quer saber como proteger a pintura do carro não aproveite os dias de chuva para “lavar” o seu veículo. A água acaba por secar na pintura, formando manchas que, a longo prazo (e se esta for uma prática recorrente), começará a manchar o verniz da pintura.

4. Evite estacionar o carro debaixo de árvores

As árvores libertam seiva que, em contacto com o veículo, fica impregnada na pintura. Na altura da lavagem passará o cabos das tormentas para se ver livre dos resíduos e, em alguns casos, só o polimento vai permitir eliminar todas as gotículas de seiva acumulada. Mas há mais perigos: as fezes dos pássaros. São bastante corrosivas e devem ser retiradas o quanto antes.

5. Capas de proteção? Nem pensar

As capas de proteção podem parecer uma boa ideia, mas na maioria dos casos tornam-se um autêntico pesadelo. As capas devem ser usadas apenas se o veículo ficar parado por longos períodos de tempo, caso contrário o processo de aplicação e remoção da capa pode riscar a pintura.

Agora que já sabe como proteger a pintura do carro não negligencie o bom estado do seu veículo. Boas viagens!

Veja também: