Publicidade:

Como recuperar fotos apagadas no Android: passo a passo

Arrependeu-se de ter apagado as suas fotos ou apagou-as acidentalmente? Não sabe como recuperar fotos apagadas no Android? Não desespere, há várias soluções.

Como recuperar fotos apagadas no Android: passo a passo
Não desespere, há várias formas de recuperar as suas fotos

À procura de soluções para saber como recuperar fotos apagadas no Android? Já pode respirar de alívio, pois está no sítio certo. Reunimos algumas medidas que pode adotar para reaver as suas imagens.

Já apagou fotos do seu Android apenas para libertar espaço de armazenamento e arrependeu-se? Já apagou fotos acidentalmente e perdeu memórias que queria guardar? Não desespere, pois ainda pode recuperá-las. Existem diversas funcionalidades e softwares que permitem recuperar as suas fotos, seja através do próprio Android ou do computador.

Tenha em atenção que o primeiro passo é desligar a sua ligação à Internet, pois os dados perdidos desaparecerão da memória flash quando forem substituídos por novos.

Como recuperar fotos apagadas no Android: 4 soluções


como recuperar fotos

Primeiro passo

Em primeiro lugar, desligue o Wi-Fi e todas as ligações do seu smartphone. Desligá-lo até pode ser a melhor opção, caso seja possível. Porquê? Porque quando apaga as fotografias, ou qualquer outro ficheiro, estas não são verdadeiramente apagadas, pelo menos até o smartphone voltar a “escrever” algo na memória.

Este é um passo essencial para que consiga recuperar fotos apagadas no Android, por isso, recorde-se sempre dele.

Dr. Fone for Android

Temos uma boa sugestão chamada Dr. Fone for Android, uma ferramenta chave para quem pretende recuperar ficheiros apagados. Se aceder à página do programa, irá reparar que pode recuperar imensas coisas. E é fácil, basta seguir estes passos:

1. Ligue o seu smartphone ao computador através de um cabo USB;

2. Depois, é necessário ativar uma opção apenas disponível para os programadores que desenvolvem e trabalham com Android, portanto, fique ciente de que as opções disponibilizadas só devem ser utilizadas em último caso. Aceda às “Definições” e, no final da lista, selecione a opção “Acerca do telefone”. Pressione cerca de 7 vezes o “Número de compilação”. Regresse ao menu das “Definições” e poderá ver listada uma nova opção chamada “Opções do programador”. Pressione esta opção e, depois, em “Depuração USB”;

3. Já está quase! Quando o Dr. Fone conseguir conectar-se com o seu smartphone, basta seguir as opções oferecidas pelo programa. Neste caso, recuperar fotos apagadas no Android;

4. Depois do programa fazer o rastreio das fotografias que apagou, basta selecionar as que pretende recuperar et voilá! Fotografias recuperadas!

Ver app >>

DiskDigger

O DiskDigger é intuitivo e simples de usar sem precisar de fazer um reboot ao sistema.

1. Ao abrir a app, clique no botão “Iniciar varredura básica”;

2. Depois da análise feita, selecione os ficheiros que quer recuperar e clique “Recuperar” na parte superior da app;

3. De seguida, apenas tem de escolher onde quer guardar os ficheiros recuperados, seja numa pasta predefinida ou num serviço de armazenamento em nuvem, como a Dropbox ou o Google Drive.

Ver app >>

Photo Recovery

Esta app também permite recuperar fotos sem necessitar de fazer um reboot ao sistema.

1. Primeiro, precisa de escolher um dos algoritmos para pesquisar os ficheiros que pretende. A primeira opção faz uma busca mais superficial, enquanto a segunda faz uma pesquisa mais completa. Se depois da primeira não encontrar o que quer recuperar, utilize a segunda opção;

2. Depois de feita análise, procure nas pastas do seu Android aquela que diz “ALL_RECOVERED”. Nessa pasta estão os ficheiros recuperados.

Ver app >>

Dig Deep Image Recovery

Mais uma app bastante simples e fácil de usar e sem necessitar de um reboot.

1. Mal abre a aplicação, esta começa a procurar os ficheiros perdidos;

2. Quando acabar a análise, a app apresenta os ficheiros recuperados em diversas pastas, restando depois escolher as que quer recuperar.

Ver app >>

Apesar destas apps o ajudarem a recuperar as fotos que tanto queria e perdeu, existem serviços de cloud que o ajudam a fazer um backup para o caso de perder os ficheiros que tem no seu telemóvel.

Google Photos é um dos serviços dos mais utilizados, tanto pelo backup que permite fazer como pelas funcionalidades que possui. Existem também outras aplicações com diversas ferramentas úteis para além do backup. Fique a conhecer quais são as melhores apps para gerir as suas fotos.

Veja também: