Como recuperar a senha das Finanças rapidamente

É sempre útil, mas particularmente importante em plena época fiscal, no momento de entregar a declaração de IRS. Saiba como recuperar a senha das Finanças.

Como recuperar a senha das Finanças rapidamente
Para não se atrasar na entrega da declaração de IRS

Desde 2018, a entrega da declaração de IRS tem de ser feita obrigatoriamente por via eletrónica. Se, por um lado, precisa de ter a sua senha do Portal das Finanças durante todo o ano para cumprir as suas obrigações fiscais, por outro, em plena época fiscal isto é ainda mais essencial. Se a perdeu, saiba como recuperar a senha das Finanças.

Note que, a partir do momento em que pede uma nova senha, a anterior perde o efeito, mesmo que a encontre. E não é só para a entrega do IRS que precisa da sua senha. Ter acesso à sua página no Portal das Finanças permite-lhe fazer a validação de faturas no sistema e-Fatura, o pagamento do IUC e do IMI, o envio das declarações de IVA e ainda aceder aos recibos verdes eletrónicos, caso seja trabalhador independente.

Como recuperar a senha das Finanças: 3 opções


portal financas

Portal das Finanças e carta

Pode fazer o seu pedido de recuperação de senha no próprio portal. Para isso, basta indicar o NIF (Número de Identificação Fiscal) nesta página do Portal. Ao fazer este pedido de remissão, vai-lhe ser enviada uma nova senha, pela Autoridade Tributária e Aduaneira, para o domicílio fiscal. Estima-se que o prazo de receção da carta seja de 5 dias úteis, no máximo.

Código SMS

Outra modalidade que responde mais rapidamente à necessidade de recuperar a senha das Finanças é por telemóvel. Contudo, está obrigado a ter o número de telemóvel registado e associado a si no Portal. Quando houve o primeiro registo, a validação do e-mail era obrigatória. Se tiver validado também um número de telemóvel nacional, pode reaver a sua senha muito mais rapidamente, caso a perca.

Ao aceder ao pedido de recuperação de senha na página inicial da Autoridade Tributária e Aduaneira, e preencher os dados pedidos, pode optar pela opção código SMS. Desta forma, recebe no número de telemóvel indicado as instruções para a definição da nova senha, numa questão de instantes. Atenção que tem de responder à questão de segurança e tem apenas 5 minutos para atuar e mudar a senha.

Presencialmente

Ao deslocar-se a um balcão das Finanças, pode pedir ajuda para tratar deste problema pessoalmente, sendo que a solução mais comum é ser-lhe atribuída uma senha temporária. Com esta senha, dispõe de 5 dias úteis para alterar no Portal e pedir uma senha nova.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.